Um abraço a todos, se puderem ajudar ficarei grato.
Serginho

Marcelo Monteiro escreveu:Olá Sérgio,
Eu diria que sim e que não, porque a <strong><strong>acústica</strong></strong> pode interferir na caso de salas pequenas.
A microfonia é causada quando um <b><b>microfone</b></b> capta som ou ruído do <b>alto-falante</b> cujo o sinal de áudio foi enviado pelo mesmo <b><b>microfone</b></b>. Esta realimentação que causa a microfonia, é um looping bem indesejado, porque vai se somando e ficando cada vez mais alto.
A captação do rúido ou som que causa a microfonia, pode ser direta ou através de reflexões, por isso em uma sala pequena as chances de microfonia são grandes!
Para tentar evitar, não deixe o <b><b>microfone</b></b> virado para o <b>alto-falante</b> que ele envia o sinal e deixe o <b><b>microfone</b></b> afastado o máximo que puder do <b>alto-falante</b>. Verifique se os <b><b>microfones</b></b> que você usa são omnidirecionais, porque eles captam sons vindos de todas as direções e se você não tiver como afastá-lo do <b>alto-falante</b>, ou das reflexões, terá microfonia. Um <b><b>microfone</b></b> direcional (<b>cardióide</b>), pode ajudar, porque capta sons em um ângulo mais fechado.
Se sua sala é pequena o jeito é atenuar o volume ou a frequência. No caso do <b>condensador</b> acho melhor usar com fones de ouvido, para gravações apenas.
Espero ter ajudado, com certeza os moderadores devem ter algo a acrescentar! Abraço.
Marcelo Monteiro escreveu:Sérgio,
Eu não utilizaria, não sei a opnião geral. Os <b><b>microfones</b></b> <b><b>condensadores</b></b>, são bem sensíveis, captam transientes e detalhes que um <b><b>microfone</b></b> dinâmico não consegue, por ser "duro''. O preço dessa sensibilidade (além do valor alto) é que eles são frágeis e a membrana rompe com facilidade.
Como num ensaio você não precisa de um <b><b>microfone</b></b> que capte todos esses detalhes, eu não vejo vantagem. Um dinâmico é suficiente e tem a vantagem de ser robusto! Se quiser tirar mais dúvidas de <b><b>microfones</b></b>, abra um tópico lá na sessão de Elétrica e Equipamento de Áudio! Abraço.
Dennis Zasnicoff escreveu:Olá pessoal, a explicação do Marcelo está ótima.
Em resumo, para evitar microfonia, tente um ou mais desses itens:
- Afastar monitores
- Afastar <b><b>microfones</b></b>
- Diminuir ganho do <b><b>microfone</b></b>
- Diminuir ganho dos monitores
- Utilizar <b><b>microfones</b></b> direcionais, direcionados contra os monitores
- Atenuar frequências problemáticas (painéis, <b><b>absorvedores</b></b>, equalizadores)
Abs
Dennis
Dennis Zasnicoff escreveu:O feedback pode acontecer em várias frequências, dependendo muito das condições da sala e da resposta do <b><b>microfone</b></b>/monitor.
No entanto há regiões do espectro mais comuns de sofrerem microfonia. Você pode ter uma idéia da frequência pelo tipo de ruído da microfonia:
- Som de vaia/uivo: 250-500Hz
- Som cantado/lírico: em torno de 1KHz
- Som de assovio/cabo de aço: acima de 2KHz
- Raramente acontece abaixo de 80Hz e acima de 8KHz
Esqeuci de mencionar outras ações que podem ajudar no aumento do ganho sem causar microfonia:
- Aproximar a fonte sonora (cantor/instrumento) do <b><b>microfone</b></b>
- Diminuir o número de <b><b>microfones</b></b> abertos ao mesmo tempo (gate/mute/fader)
Se o seu setup é fixo e costuma trabalhar na mesma sala, com os mesmos mirofones e monitores, é interessante utilizar um analisador de espectro na saída da mesa para visualmente identificar a frequência problemática que inicia o feedback e então utilizar um EQ paramétrico para atenuar.
Abs
Dennis
Valeu Dennis, matei todas minhas dúvidas sobre microfonia.Dennis Zasnicoff escreveu:Serginho,
Sim, faz sentido, mas não é tão simples assim.
Eu costumo dizer que <strong><strong>acústica</strong></strong>, condições do tempo e trânsito estão entre os fenômenos mais complexos e imprevisíveis !
Fazer um <b><b>tratamento acústico</b></b> é sem dúvida um dos melhores investimentos que alguém pode fazer em um estúdio.
Além de ajudar nos problemas de microfonia, você terá uma sala mais confiável, versátil e flat para realizar trabalhos melhores.
Mas repare que um bom projeto acústico requer medições, cálculos e profissionais especializados.
<b><b>tratamento acústico</b></b> anti-microfonia pode ajudar em uma situação, mas não necessariamente em outra - <b><b>microfones</b></b> em posições diferentes, outros modelos de <b><b>microfones</b></b> ou monitores, outra fonte sonora etc.
Além disso, sua sala não ficará necessariamente flat. Você atenuará algumas frequências problemáticas mas ainda poderá ter uma resposta irregular na sala.
Se um <b><b>tratamento acústico</b></b> não está nos seus planos hoje, eu tentaria evitar a microfonia utilizando as técnicas descritas neste tópico, como mudar padrão polar, reposicionar <b><b>microfones</b></b> e fontes, utilizar painéis refletores etc. Se ela persistir, você poderia tentar algum tipo de absorção banda-larga. Se a microfonia ocorre nos agudos, a absorção será mais fácil de ser projetada e implementada.
Seu método para identificar as frequências problemáticas pode funcionar com calma e tempo, mas não deve ser muito fácil. Para evitar riscos de danificar algum equipamento (incluindo seus ouvidos), eu recomendaria usar um analisador. É relativamente fácil usar o computador como analisador e um equalizador paramétrico (na mesa ou fora dela) para atenuar as frequências problemáticas em cada situação de ensaio.
Abs
Valeu Marcelo, aprendi outra, obrigado.Marcelo Monteiro escreveu:Faltou escrevermos de um detalhe mais simples, porém importante. Você tem que avisar o vocalista (normalmente eles que fazem isso), para não segurar o <b><b>microfone</b></b> perto da cápsula! Quando fazem isso, o padrão de captação muda (fica omnidirecional), porque eles cobrem as ranhuras ou furos que o tornam direcional e a chance de causar microfonia aumenta muito! Li em algum lugar que a chance aumenta exponencialmente, quando fazem isso. Abraços!