Página 1 de 1
Somente vocal
Enviado: 25 Mar 2008, 23:16
por Giovane RS
Gostaria de fazer um remix utilizando somente a voz do cantor(a).
Existe um programa somente para isso ou um sound forge ou sonar consegue fazer isso?
Me digam se ele conseguem, como talvez fazer.
Obrigado.
Extraindo o vocal para remix
Enviado: 31 Mar 2008, 13:42
por Dennis Zasnicoff
Olá Giovane,
Esse é realmente um sonho de muitos produtores !
É claro que sempre existe a possibilidade de contatar o detentor da obra fonográfica e tentar adquirir o áudio e os direitos. Alguns sites para DJs vendem trilhas de vocais para remix.
No caso de um mix (e considerando que você possui os direitos de remixagem ou o faça por questões educacionais), uma possibilidade seria:
- Utilizar a técnica M/S (mid-side) para enfatizar o conteúdo central do mix, atenuando o aúdio que possui algum PAN (mais sobre isso abaixo). Como a grande maioria das músicas possui o vocal bem no centro, ao mesmo tempo que reverbs, base, coberturas, instrumentos percursivos etc. estão mixados fora de centro, você acaba tendo um resultado razoável. O problema é que sempre haverá algum outro instrumento ou parte dele no centro - como bumbo ou baixo. E o resultado depende muito de como o mix foi feito (técnicas de <b>microfonação </b>, <b>mixagem</b>, panning etc.).
- Utilizar EQs e <b>compressores</b> multi-banda para filtrar o resultado, tentando manter o máximo do vocal e atenuando outros instrumentos e harmônicos.
>>> Técnica M/S: Se você não possui um processador M/S (hardware ou software), uma solução simples seria transformar o mix em MONO:
1. Desmebrar o mix L+R em duas trilhas mono (L e R) dentro do Software
2. Atenuar cada trilha mono 6dB
3. Somar L com R através de um bounce
Dependendo do mix, o vocal estará bem mais presente em relação aos outros instrumentos, facilitando a filtragem posterior.
Alguns plugins de processamento M/S e "karaokê" utilizam técnicas mais sofisticadas para separar o MID do SIDE e podem ter um bom resultado.
Repare que para o efeito "karaokê", o conteúdo MID é subtraído do mix original, atenuando os elementos que se encontram no centro da <b>mixagem</b>. Em outras palavras, para karaokê, o objetivo é extrair o SIDE do mix. No seu caso, o objetivo é extrair o MID.
Abs,