Somente vocal

Imagem
Imagem
Imagem
Como configurar um Home-Studio? Qual placa de áudio usar? Debata aqui sobre otimização do sistema e configurações. Programas de gravação e edição como <b>Pro Tools</b>, Reason, <b>Nuendo</b>, Cubase, Ableton Live, Sonar, FL studio, Logic, Sound Forge, Vegas, etc. Tire dúvidas sobre DSP, MIDI e controladores, resolução de bits, sample rate, latência, plug-ins, ReWire, Bounce, equalização e efeitos.
Giovane RS
Mensagens: 2
Registrado em: 14 Mar 2008, 16:59

Somente vocal

Mensagem por Giovane RS »

Gostaria de fazer um remix utilizando somente a voz do cantor(a).
Existe um programa somente para isso ou um sound forge ou sonar consegue fazer isso?
Me digam se ele conseguem, como talvez fazer.
Obrigado.
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Extraindo o vocal para remix

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Olá Giovane,

Esse é realmente um sonho de muitos produtores !
É claro que sempre existe a possibilidade de contatar o detentor da obra fonográfica e tentar adquirir o áudio e os direitos. Alguns sites para DJs vendem trilhas de vocais para remix.

No caso de um mix (e considerando que você possui os direitos de remixagem ou o faça por questões educacionais), uma possibilidade seria:

- Utilizar a técnica M/S (mid-side) para enfatizar o conteúdo central do mix, atenuando o aúdio que possui algum PAN (mais sobre isso abaixo). Como a grande maioria das músicas possui o vocal bem no centro, ao mesmo tempo que reverbs, base, coberturas, instrumentos percursivos etc. estão mixados fora de centro, você acaba tendo um resultado razoável. O problema é que sempre haverá algum outro instrumento ou parte dele no centro - como bumbo ou baixo. E o resultado depende muito de como o mix foi feito (técnicas de <b>microfonação </b>, <b>mixagem</b>, panning etc.).

- Utilizar EQs e <b>compressores</b> multi-banda para filtrar o resultado, tentando manter o máximo do vocal e atenuando outros instrumentos e harmônicos.

>>> Técnica M/S: Se você não possui um processador M/S (hardware ou software), uma solução simples seria transformar o mix em MONO:
1. Desmebrar o mix L+R em duas trilhas mono (L e R) dentro do Software
2. Atenuar cada trilha mono 6dB
3. Somar L com R através de um bounce

Dependendo do mix, o vocal estará bem mais presente em relação aos outros instrumentos, facilitando a filtragem posterior.

Alguns plugins de processamento M/S e "karaokê" utilizam técnicas mais sofisticadas para separar o MID do SIDE e podem ter um bom resultado.
Repare que para o efeito "karaokê", o conteúdo MID é subtraído do mix original, atenuando os elementos que se encontram no centro da <b>mixagem</b>. Em outras palavras, para karaokê, o objetivo é extrair o SIDE do mix. No seu caso, o objetivo é extrair o MID.

Abs,
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Responder