Olá galera de forum fenomenal!!! Passei muito tmposó lendo os tópicos e já vi que tem umas feras fora de série a quem chamarei de PROFESSORES...
Entaum eu postei esse topico pra saber em relação aos pre-amps e qual a importancia noproduto final a diferença entre mesas de marcas diferentes e se é melhor usá-lo separadamente valvulado ou naum. Bom me ajudem nessa duvida quero tbm comentarios de comparação de quem ja mudou de prés vlw...
PRE-AMPS SUA IMPORTÂNCIA NO PRODUTO FINAL
- Glauber MC Studio
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Re: PRE-AMPS SUA IMPORTÂNCIA NO PRODUTO FINAL
Olá Glauber, seja bem-vindo !
Olha, eu arriscaria dizer que o impacto do pré numa gravação é tão ou mais importante do que o <b>microfone</b>.
As diferenças são normalmente bastante audíveis, considerando que o resto da cadeia de sinal é de qualidade similar (cabos, <b>microfone</b>, monitoração).
Já experimentei valvulados literlalmente horríveis e transistorados excelentes.
Prefiro não generalizar quanto ao tipo de componente ativo, depende muito do projeto e qualidade dos componentes.
De fato, os prés classe A tendem a ser mais transparentes e com melhor qualidade de áudio.
Válvulas tendem a oferecer uma saturação mais agradável, que por outro lado é bastante irritante e audível nos transistores. Mas isso é apenas um dos detalhes e o resultado final varia muito de modelo para modelo.
Os prés se tornam particularmente críticos quando há demanda por transientes rápidos e limpos.
Por isso é interessante testar um kit de bateria para comparar modelos.
No outro extremo da dinâmica, o ruído de fundo (aquele medido/monitorado quando o pré está com o ganho desejado, porém sem sinal na entrada) é igualmente importante.
Ou seja, a faixa dinâmica efetiva do pré é uma das grandes características que devemos estudar, comparar e escutar.
As especificações técnicas dos fabricantes são muitas vezes confusas, para não dizer enganosas. O ruído de fundo, por exemplo, pode ser medido com ponderação ou não, sem ganho, com ganho nominal, ganho máximo etc.
Respondendo sua pergunta central, eu recomendo que o pré seja do mesmo nível de qualidade dos <b>microfones</b>, cabos e conversores. Lembre-se que em áudio o elo mais fraco é que determina o resultado final !
O "casamento" entre pré e <b>microfone</b> é algo bastante considerado no meio e muitas vezes um pré mostra-se excelente com um <b>microfone</b> e apenas razoável com outro.
Por isso é legal pesquisar quais os prés mais populares para o o seu tipo e modelo de <b>microfone</b>, como ponto de partida. Se a mesa/console/interface não possui bons prés, é preferível usar modelos externos e conectar o sinal pré-amplificado nas entradas LINE para então realizar <b>mixagem</b>, gravação ou conversão.
Tenho um par de PRESONUS TubePRE que são bastante acessíveis e com ótima relação custo-benefício. Pode ser interessante para você testar um pré valvulado, variar o drive da válvula de 0 a 100% e ainda comparar com os prés da sua mesa.
Veja tbm este tópico do Omid com uma tabela bastante interessante !
http://audioforum.com.br/viewtopic.php?f=5&t=29
Abs,
Olha, eu arriscaria dizer que o impacto do pré numa gravação é tão ou mais importante do que o <b>microfone</b>.
As diferenças são normalmente bastante audíveis, considerando que o resto da cadeia de sinal é de qualidade similar (cabos, <b>microfone</b>, monitoração).
Já experimentei valvulados literlalmente horríveis e transistorados excelentes.
Prefiro não generalizar quanto ao tipo de componente ativo, depende muito do projeto e qualidade dos componentes.
De fato, os prés classe A tendem a ser mais transparentes e com melhor qualidade de áudio.
Válvulas tendem a oferecer uma saturação mais agradável, que por outro lado é bastante irritante e audível nos transistores. Mas isso é apenas um dos detalhes e o resultado final varia muito de modelo para modelo.
Os prés se tornam particularmente críticos quando há demanda por transientes rápidos e limpos.
Por isso é interessante testar um kit de bateria para comparar modelos.
No outro extremo da dinâmica, o ruído de fundo (aquele medido/monitorado quando o pré está com o ganho desejado, porém sem sinal na entrada) é igualmente importante.
Ou seja, a faixa dinâmica efetiva do pré é uma das grandes características que devemos estudar, comparar e escutar.
As especificações técnicas dos fabricantes são muitas vezes confusas, para não dizer enganosas. O ruído de fundo, por exemplo, pode ser medido com ponderação ou não, sem ganho, com ganho nominal, ganho máximo etc.
Respondendo sua pergunta central, eu recomendo que o pré seja do mesmo nível de qualidade dos <b>microfones</b>, cabos e conversores. Lembre-se que em áudio o elo mais fraco é que determina o resultado final !
O "casamento" entre pré e <b>microfone</b> é algo bastante considerado no meio e muitas vezes um pré mostra-se excelente com um <b>microfone</b> e apenas razoável com outro.
Por isso é legal pesquisar quais os prés mais populares para o o seu tipo e modelo de <b>microfone</b>, como ponto de partida. Se a mesa/console/interface não possui bons prés, é preferível usar modelos externos e conectar o sinal pré-amplificado nas entradas LINE para então realizar <b>mixagem</b>, gravação ou conversão.
Tenho um par de PRESONUS TubePRE que são bastante acessíveis e com ótima relação custo-benefício. Pode ser interessante para você testar um pré valvulado, variar o drive da válvula de 0 a 100% e ainda comparar com os prés da sua mesa.
Veja tbm este tópico do Omid com uma tabela bastante interessante !
http://audioforum.com.br/viewtopic.php?f=5&t=29
Abs,
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Produtor Musical
- Glauber MC Studio
- Mensagens: 11
- Registrado em: 16 Jun 2008, 14:20
Re: PRE-AMPS SUA IMPORTÂNCIA NO PRODUTO FINAL
Vlw Dennis muito obrigado, naum sei o que é mais admirável: A sua sabedoria , ou sua humildade em reparti-la.
Fanlando do tópico realmente o Tube Pre da presonus é bem barato ele atenderia bem a minha aplicção Dennis Por enquanto estarei usando o mic B2 da Behringer mas penso em comprar futuramente um tão falado neuman(por enquanto ainda naum sei bem a série pois tenho muito a pesquisar em relação custo-benefício afinal sou apenas um home...) ou um AKG c-4000 o que vc acha??? E opinem tbm galera...ehehehe. Muito obrigado a todos
Fanlando do tópico realmente o Tube Pre da presonus é bem barato ele atenderia bem a minha aplicção Dennis Por enquanto estarei usando o mic B2 da Behringer mas penso em comprar futuramente um tão falado neuman(por enquanto ainda naum sei bem a série pois tenho muito a pesquisar em relação custo-benefício afinal sou apenas um home...) ou um AKG c-4000 o que vc acha??? E opinem tbm galera...ehehehe. Muito obrigado a todos
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Re: PRE-AMPS SUA IMPORTÂNCIA NO PRODUTO FINAL
Glauber, obrigado pela mensagem, estamos aqui para aprender e ajudar.
Nossa filosofia é compartilhar os conhecimentos, só assim o mercado cresce e todos ganham, do consumidor ao artista.
Nós costumamos dizer que os EQUIPAMENTOS representam uma pequena porcentagem no resultado final de uma produção musical. Algo como 10 ou 20 % apenas !!!
É muito mais importante e decisivo você aprofundar seus conhecimentos de <b>microfonação </b>, estrutura de ganho, <strong>acústica</strong>, arranjos, conceitos básicos de áudio, entre outros, do que começar a investir em equipamentos que muitas vezes não poderão mostrar todo o seu valor.
Quando as técnicas se mostrarem sólidas, naturalmente você vai perceber que um equipamento está se tornando um gargalo e aí é hora de investir em upgrades. Nesse ponto, você terá controle sobre os 10 ou 20% que fazem a diferença !
Enquanto você puder progredir e ter melhores resultados com os seus equipamentos atuais, não há necessidade de se pensar em novos "brinquedos"
Infelizmente a cultura brasileira é MUITO focada em equipamentos - na verdade tratam-se apenas de ferramentas na mão de um artista/técnico.
Abs
Nossa filosofia é compartilhar os conhecimentos, só assim o mercado cresce e todos ganham, do consumidor ao artista.
Nós costumamos dizer que os EQUIPAMENTOS representam uma pequena porcentagem no resultado final de uma produção musical. Algo como 10 ou 20 % apenas !!!
É muito mais importante e decisivo você aprofundar seus conhecimentos de <b>microfonação </b>, estrutura de ganho, <strong>acústica</strong>, arranjos, conceitos básicos de áudio, entre outros, do que começar a investir em equipamentos que muitas vezes não poderão mostrar todo o seu valor.
Quando as técnicas se mostrarem sólidas, naturalmente você vai perceber que um equipamento está se tornando um gargalo e aí é hora de investir em upgrades. Nesse ponto, você terá controle sobre os 10 ou 20% que fazem a diferença !
Enquanto você puder progredir e ter melhores resultados com os seus equipamentos atuais, não há necessidade de se pensar em novos "brinquedos"

Infelizmente a cultura brasileira é MUITO focada em equipamentos - na verdade tratam-se apenas de ferramentas na mão de um artista/técnico.
Abs
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Produtor Musical
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- Registrado em: 27 Out 2007, 13:58
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Re: PRE-AMPS SUA IMPORTÂNCIA NO PRODUTO FINAL
Caro Glauber
Eu vi que as fotos dos gráficos comparativos de <b>microfones</b> e mic pres nao estavam mais abrindo.
Corrigindo o error, ja aproveite de te mandar a nova pesquisa de micpres do nosso amigo Dan:
http://audioforum.com.br/viewtopic.php?f=23&t=256
Este se encontra no sub-forum Captação e <b>microfonação </b>. Na analise do gráfico você pode perceber que eles se dividem em coloridos e transparentes. Esta avaliação é um pouco subjetiva, mas em geral a maioria dos profissionais iriam concordar.
No início deste ano estava trabalhando em New York, é estavamos comparando uns <b>microfones</b> Neuman, usando o MicPre da Millenia gravando Trompete e Flügel! A avaliação dos músicos, técnicos e produtores foi bem parecida e seguindo os gráficos.
Os gráficos não refletem as nuanças espectrais entre os resultados, mas derem uma ótima visão geral.
Abs,
Eu vi que as fotos dos gráficos comparativos de <b>microfones</b> e mic pres nao estavam mais abrindo.
Corrigindo o error, ja aproveite de te mandar a nova pesquisa de micpres do nosso amigo Dan:
http://audioforum.com.br/viewtopic.php?f=23&t=256
Este se encontra no sub-forum Captação e <b>microfonação </b>. Na analise do gráfico você pode perceber que eles se dividem em coloridos e transparentes. Esta avaliação é um pouco subjetiva, mas em geral a maioria dos profissionais iriam concordar.
No início deste ano estava trabalhando em New York, é estavamos comparando uns <b>microfones</b> Neuman, usando o MicPre da Millenia gravando Trompete e Flügel! A avaliação dos músicos, técnicos e produtores foi bem parecida e seguindo os gráficos.
Os gráficos não refletem as nuanças espectrais entre os resultados, mas derem uma ótima visão geral.
Abs,
Omid Bürgin ................ www.omidburgin.com
OMiDAcademia de Áudio .. www.academiadeaudio.com.br
OMiDAcademia de Áudio .. www.academiadeaudio.com.br