Olá Glauber,
Sobre os livros, dê uma olhada nesse link:
http://audioforum.com.br/viewtopic.php?f=2&t=108é uma das discussões desse fórum sobre
acústica. Porém, já lhe adianto que literatura especifica sobre estúdios é mais variada em inglês, no Brasil os livros tratam a
acústica de forma genérica (o que não é de forma alguma menos interessante), o único especializado em estúdios é o do Sólon do Valle.
O Dennis passou por ótimos pontos que devem ser observados como diagnóstico e como objetivo na sua sala, é o que chamamos de "conceito". Você analisa a sala que possui e traça um objetivo final para ela baseado no que precisa corrigir para essa sala funcionar conforme o que pretende.
Partindo para a parte prática, é importante traçar o perfil da sua sala com relação às ondas estacionárias e ao
tempo de reverberação atual dela, que pode ser sem
tratamento acústico ou com algum tratamento que você usa hoje e que ainda não te satisfez plenamente.
Esse diagnostico é feito mais precisamente com uma medição, mas mesmo com ela é fundamental ter esses dados matematicamente numa planilha para compará-los depois, pois é no cálculo que você estabelecerá quais peças acústicas utilizar, a quantidade e os materiais envolvidos.
As ondas estacionárias sempre dependerão das proporções da sua sala, é sempre a parte mais crítica a resolver, pois a análise pode indicar que você tenha que aumentar alguma medida da sala (muito complicado na maioria dos casos) ou diminuir alguma medida (mais simples).
O
tempo de reverberação deverá ser equilibrado em altas, médias e baixas frequencias, por isso não existe uma "receita pronta" para todos os estúdios, cada caso é um caso e depende fundamentalmente do volume interno da sua sala e as áreas de superfície de paredes, piso, teto, janelas e portas que você tem nela.
Isso pode parecer complicado, mas no fundo só torna cada sala algo personalizado que deve ser tratado individualmente dentro de suas características e de acordo com o seu uso final. O que é interessante para destacar seu trabalho da concorrência, uma
mixagem feita numa sala com boa reprodução com certeza carregará essa qualidade depois de pronta.
É por isso que sempre insistimos que a infraestrutura do seu estúdio (
isolação,
tratamento acústico e elétrica) e seu conhecimento é sempre seu melhor investimento. Isso ficará pra sempre lá e define de antemão a qualidade do seu trabalho.
Equipamento é muito importante também, mas se a sua sala tiver uma péssima reprodução, é assim que escutará seu trabalho, mesmo com o melhor equipamento. Além disso, a cada ano seu equipamento ou software pode se tornar obsoleto, mas sua sala continuará com a mesma qualidade.
Se tiver dúvida com relação a algum termo que eu usei, consulte nossa audiopédia.
Como para o termo "onda estacionária"
http://audiopedia.com.br/index.php?title=Onda_Estacion%C3%A1riaAbraço,