Pessoal, é o seguinte.
sou novo aqui no forum, estou com um problema e gostaria de uma possível ajuda.
Sempre gravei usando uma simples Criative Audigy EX 2. E tudo que eu gravava usando um <b>microfone</b> dinamico ou um violao, era sempre gravado em Stereo. Sendo assim, com o Sonar, eu conseguia posicionar um deternimado instrumento gravado no PAN.
Semana passada, comprei uma Fast Track Ultra 8R. Instalei, e na hora de gravar, surgiram alguns "problemas".
1) Toda gravação que eu faço, é sempre gravado em MONO. sendo assim, no SONAR 7, nao estou conseguindo posicionar o instrumento gravado no PAN, ja q foi gravado em MONO.
2) A placa possui 8 canais. Porem , quando abro uma Track no Sonar, no In dessa track, aparece da seguinte forma:
1 Left M-AUDIO ASIO
1 Rigth M-AUDIO ASIO
1 Stereo M-AUDIO ASIO
3 Left M-AUDIO ASIO
3 Rigth M-AUDIO ASIO
3 Stereo M-AUDIO ASIO
5 Left M-AUDIO ASIO
5 Rigth M-AUDIO ASIO
5 Stereo M-AUDIO ASIO
7 Left M-AUDIO ASIO
7 Rigth M-AUDIO ASIO
7 Stereo M-AUDIO ASIO
sendo que se eu coloco um instrumento e seleciono o "1 Left" na track, o som é gravado em MONO.
se seleciono o "1 Rigth" , não é gravado nada.
se seleciono o Stereo, o som é gravado em Stereo, mas apenas um canal é gravado e o outro fica em branco.
o que está acontecendo?
Agradeço desde ja a ajuda de todos.
Dúvida (problema) interface Fast Track Ultra 8R + Sonar 7
-
- Bronze
- Contato:
Re: Dúvida (problema) interface Fast Track Ultra 8R + Sonar 7
Olá Hudson, seja bem-vindo !
Na verdade o que está acontecendo é normal !
É comum gravarmos instrumentos e vocais em MONO, já que muitas vezes se tratam de instrumentos de apenas um canal.
Dentro do Software (ou Mixer), você deve criar um barramento MASTER estéreo, na saída da interface.
Assim, cada track pode ser posicionada no PAN.
Se o track for estéreo, o controle de PAN normalmente atua como BALANCE, distribuindo o equilíbrio entre os canais ESQ e DIR no master.
Se o canal é mono, o controle de PAN irá posicionar o áudio nos canais estéreo. Por exemplo, se o PAN estiver no CENTRO, o áudio será identicamente colocado nos canais ESQ e DIR, gerando a impressão de uma imagem central.
Repare que cada entrada física da sua interface corresponde a apenas um canal, portanto MONO. Dentro do SW, utilize o PAN para criar o palco sonoro.
Mas certifique-se de que existe um barramento ESTÉREO vinculado às saídas ESQ e DIR da sua interface.
Abs
Na verdade o que está acontecendo é normal !
É comum gravarmos instrumentos e vocais em MONO, já que muitas vezes se tratam de instrumentos de apenas um canal.
Dentro do Software (ou Mixer), você deve criar um barramento MASTER estéreo, na saída da interface.
Assim, cada track pode ser posicionada no PAN.
Se o track for estéreo, o controle de PAN normalmente atua como BALANCE, distribuindo o equilíbrio entre os canais ESQ e DIR no master.
Se o canal é mono, o controle de PAN irá posicionar o áudio nos canais estéreo. Por exemplo, se o PAN estiver no CENTRO, o áudio será identicamente colocado nos canais ESQ e DIR, gerando a impressão de uma imagem central.
Repare que cada entrada física da sua interface corresponde a apenas um canal, portanto MONO. Dentro do SW, utilize o PAN para criar o palco sonoro.
Mas certifique-se de que existe um barramento ESTÉREO vinculado às saídas ESQ e DIR da sua interface.
Abs
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Produtor Musical
-
Olá! Eu também tenho a mesma dúvida. Comprei minha fast track ultra 8r há 2 dias e tb utilizo o sonar 7. Sou bastante cru, estou começando a aprender agora. Eu entendi a sua explicação. Só não sei o que é esse barramento master estéreo e como eu faço ele no Sonar.
Obrigado.
Obrigado.
-
- Bronze
- Contato:
Olá,
nunca trabalhei com o Sonar, talvez o Martin possa ajudá-lo com mais detalhes.
Vc precisa encontrar dentro do Sonar onde são criados os barramentos de saída.
Provavelmente o mixer dele já abre com uma saída master, estéreo, mapeada nos dois canais principais da sua interface.
Cada trilha (ou canal) do mixer deve ser roteada para o barramento master. Em cada trilha, vc pode escolher para onde o áudio será direcionado.
Como as trilhas serão normalmente MONO, vc deve escolher o panorama de cada uma delas, no controle de PAN, e o mixer distribuirá esse canal proporcionalmente entre o esquero e o direito do Master, criando a posição virtual no estéreo.
Abs!
nunca trabalhei com o Sonar, talvez o Martin possa ajudá-lo com mais detalhes.
Vc precisa encontrar dentro do Sonar onde são criados os barramentos de saída.
Provavelmente o mixer dele já abre com uma saída master, estéreo, mapeada nos dois canais principais da sua interface.
Cada trilha (ou canal) do mixer deve ser roteada para o barramento master. Em cada trilha, vc pode escolher para onde o áudio será direcionado.
Como as trilhas serão normalmente MONO, vc deve escolher o panorama de cada uma delas, no controle de PAN, e o mixer distribuirá esse canal proporcionalmente entre o esquero e o direito do Master, criando a posição virtual no estéreo.
Abs!
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Produtor Musical
-
Rapaz, consegui! Valeu! Dei uma fuçada meio à força, mesmo, e deu certo.
Agora, um problema sério que estou tendo é qto à latência. Veja bem, eu uso um notebook hp, processador 1.6 Ghz, 1Gb de ram, 100gb de hd mais 120 gb de memória externa.
Quando tento captar som, ele fica todo atrasado!! O driver é Asio, eu já otimizei meu cpu ao máximo e mesmo assim ainda to tendo este problema!! Sendo que qdo acompanho o desempenho do processador, ele é baixíssimo, não chega nem a 15% (lógico que no momento estou usando no máximo 2 pistas só para o teste).
Alguma sugestão?
Abraço.
Agora, um problema sério que estou tendo é qto à latência. Veja bem, eu uso um notebook hp, processador 1.6 Ghz, 1Gb de ram, 100gb de hd mais 120 gb de memória externa.
Quando tento captar som, ele fica todo atrasado!! O driver é Asio, eu já otimizei meu cpu ao máximo e mesmo assim ainda to tendo este problema!! Sendo que qdo acompanho o desempenho do processador, ele é baixíssimo, não chega nem a 15% (lógico que no momento estou usando no máximo 2 pistas só para o teste).
Alguma sugestão?
Abraço.