Frequencias exatas!

Imagem
Imagem
Imagem
Como configurar um Home-Studio? Qual placa de áudio usar? Debata aqui sobre otimização do sistema e configurações. Programas de gravação e edição como <b>Pro Tools</b>, Reason, <b>Nuendo</b>, Cubase, Ableton Live, Sonar, FL studio, Logic, Sound Forge, Vegas, etc. Tire dúvidas sobre DSP, MIDI e controladores, resolução de bits, sample rate, latência, plug-ins, ReWire, Bounce, equalização e efeitos.
Avatar do usuário
Luigi Zampieri Amaral
Mensagens: 10
Registrado em: 17 Nov 2007, 15:21

Frequencias exatas!

Mensagem por Luigi Zampieri Amaral »

Galera, to fazendo uma gravação aqui em casa, da minha banda, mas to sentindo que as guitarras estão um pouco emboladas.
E sei que é pq eu ainda naum ajustei as frequencias exatas de cada um, nem profundidade e tals.
Eu gostaria de saber as frequencias exatas pra:
Guitarra Base, Guitarra solo, Violão, Vocal e Back Vocal.
FOI MAL MARTIN, eu sei que eu aprendi isso nas aulas, mas num lembro de ter anotado algumas frequencias, então queria só me certificar disso.
Valeu
Abraço

Luigi

Programas usados: Nuendo3, guitar Rig, EZ-Drummer.
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Luigi, eu gostaria de dar uma resposta fácil, mas acho que vai ser difícil....
A maioria desses instrumentos (senão todos!) ocupam uma banda bastante grande de frequência...
E as fundamentais podem variar muito, dependendo dos acordes ou do timbre das vozes.

Eu faria o seguinte: procure identificar quais a frequências mais importantes de cada faixa. Utilizando os ouvidos e um EQ paramétrico, experimente retirar cerca de 6dBs numa largura de uma oitava, varrendo o espectro de cada faixa.

Com isso, você deverá identificar quais as regiões que não fazem muita falta no mix e outras que são essenciais para o objetivo que está buscando.
Não se assuste se o timbre variar muito. O que importa é como o mix soará no final. O mais importante é manter as frequências essenciais e os harmônicos que mais caracterizam o timbre. Na sua situação, o indicado é se livrar das frequências menos importantes, principalmente os extremos graves. Um filtro high-pass é bem-vindo na maioria dos casos.
Normalmente é melhor tirar do que colocar ganho com o EQ.

Fique atento na região entre 200 e 400Hz, onde há muita competição no espectro e que muitas vezes é responsável pela sensação de "embolado".

Em seguida, ajuste a atenuação e a banda do EQ de cada faixa de maneira que elas soem melhor quando tocadas juntas.

Regule o pan de cada faixa, principalmente das guitarras, para que não haja competição no espaço.
Os backings poderia ficar mais abertos no estéreo e o lead vocal no centro. Ao mesmo tempo, regule os volumes de cada instrumento.

Nesse momento, o mix já deveria estar soando bem, com cada instrumento bem identificado e ocupando uma posição clara no pan.

Como próximo passo, você poderia tentar reverbs e/ou delays para afastar alguns instrumentos - como guitarras e backing vocals.

Se possível, coloque seu mix no fórum para que os usuários possam ouvir e dar suas sugestões.

Abs
Dennis
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Responder