Microfonia é problema de acústica?
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Microfonia é problema de acústica?
Olá pessoal, tenho um estúdio de ensaio e estou adquirindo alguns equipamentos para gravar também. Minha pergunta é sobre microfonia, nos ensaios quando uso <b>microfones</b> dinâmico tenho uma certa restrisção com volume, senão apita tudo (microfonia), usar mics.<b>condensadores</b> então, nem pensar. Isso tem haver com a <strong>acústica</strong> da sala, sendo que nos ensaios é claro que a duas PAs amplificada na sala.
Um abraço a todos, se puderem ajudar ficarei grato.
Serginho
Um abraço a todos, se puderem ajudar ficarei grato.
Serginho
Serginho Charantola
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- Marcelo Monteiro
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Microfonia
Olá Sérgio,
Eu diria que sim e que não, porque a <strong>acústica</strong> pode interferir na caso de salas pequenas.
A microfonia é causada quando um <b>microfone</b> capta som ou ruído do <b>alto-falante</b> cujo o sinal de áudio foi enviado pelo mesmo <b>microfone</b>. Esta realimentação que causa a microfonia, é um looping bem indesejado, porque vai se somando e ficando cada vez mais alto.
A captação do rúido ou som que causa a microfonia, pode ser direta ou através de reflexões, por isso em uma sala pequena as chances de microfonia são grandes!
Para tentar evitar, não deixe o <b>microfone</b> virado para o <b>alto-falante</b> que ele envia o sinal e deixe o <b>microfone</b> afastado o máximo que puder do <b>alto-falante</b>. Verifique se os <b>microfones</b> que você usa são omnidirecionais, porque eles captam sons vindos de todas as direções e se você não tiver como afastá-lo do <b>alto-falante</b>, ou das reflexões, terá microfonia. Um <b>microfone</b> direcional (<b>cardióide</b>), pode ajudar, porque capta sons em um ângulo mais fechado.
Se sua sala é pequena o jeito é atenuar o volume ou a frequência. No caso do <b>condensador</b> acho melhor usar com fones de ouvido, para gravações apenas.
Espero ter ajudado, com certeza os moderadores devem ter algo a acrescentar! Abraço.
Eu diria que sim e que não, porque a <strong>acústica</strong> pode interferir na caso de salas pequenas.
A microfonia é causada quando um <b>microfone</b> capta som ou ruído do <b>alto-falante</b> cujo o sinal de áudio foi enviado pelo mesmo <b>microfone</b>. Esta realimentação que causa a microfonia, é um looping bem indesejado, porque vai se somando e ficando cada vez mais alto.
A captação do rúido ou som que causa a microfonia, pode ser direta ou através de reflexões, por isso em uma sala pequena as chances de microfonia são grandes!
Para tentar evitar, não deixe o <b>microfone</b> virado para o <b>alto-falante</b> que ele envia o sinal e deixe o <b>microfone</b> afastado o máximo que puder do <b>alto-falante</b>. Verifique se os <b>microfones</b> que você usa são omnidirecionais, porque eles captam sons vindos de todas as direções e se você não tiver como afastá-lo do <b>alto-falante</b>, ou das reflexões, terá microfonia. Um <b>microfone</b> direcional (<b>cardióide</b>), pode ajudar, porque capta sons em um ângulo mais fechado.
Se sua sala é pequena o jeito é atenuar o volume ou a frequência. No caso do <b>condensador</b> acho melhor usar com fones de ouvido, para gravações apenas.
Espero ter ajudado, com certeza os moderadores devem ter algo a acrescentar! Abraço.
Marcelo Monteiro
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Re: Microfonia
Marcelo Monteiro escreveu:Olá Sérgio,
Eu diria que sim e que não, porque a <strong><strong>acústica</strong></strong> pode interferir na caso de salas pequenas.
A microfonia é causada quando um <b><b>microfone</b></b> capta som ou ruído do <b>alto-falante</b> cujo o sinal de áudio foi enviado pelo mesmo <b><b>microfone</b></b>. Esta realimentação que causa a microfonia, é um looping bem indesejado, porque vai se somando e ficando cada vez mais alto.
A captação do rúido ou som que causa a microfonia, pode ser direta ou através de reflexões, por isso em uma sala pequena as chances de microfonia são grandes!
Para tentar evitar, não deixe o <b><b>microfone</b></b> virado para o <b>alto-falante</b> que ele envia o sinal e deixe o <b><b>microfone</b></b> afastado o máximo que puder do <b>alto-falante</b>. Verifique se os <b><b>microfones</b></b> que você usa são omnidirecionais, porque eles captam sons vindos de todas as direções e se você não tiver como afastá-lo do <b>alto-falante</b>, ou das reflexões, terá microfonia. Um <b><b>microfone</b></b> direcional (<b>cardióide</b>), pode ajudar, porque capta sons em um ângulo mais fechado.
Se sua sala é pequena o jeito é atenuar o volume ou a frequência. No caso do <b>condensador</b> acho melhor usar com fones de ouvido, para gravações apenas.
Espero ter ajudado, com certeza os moderadores devem ter algo a acrescentar! Abraço.
Valeu Marcelo, para me tirar mais uma dúvida ainda, estes mics. <b>condensadores</b> então não são muito usados em salas para ensaio? ou são?
Serginho Charantola
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- Marcelo Monteiro
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condensadores
Sérgio,
Eu não utilizaria, não sei a opnião geral. Os <b>microfones</b> <b>condensadores</b>, são bem sensíveis, captam transientes e detalhes que um <b>microfone</b> dinâmico não consegue, por ser "duro''. O preço dessa sensibilidade (além do valor alto) é que eles são frágeis e a membrana rompe com facilidade.
Como num ensaio você não precisa de um <b>microfone</b> que capte todos esses detalhes, eu não vejo vantagem. Um dinâmico é suficiente e tem a vantagem de ser robusto! Se quiser tirar mais dúvidas de <b>microfones</b>, abra um tópico lá na sessão de Elétrica e Equipamento de Áudio! Abraço.
Eu não utilizaria, não sei a opnião geral. Os <b>microfones</b> <b>condensadores</b>, são bem sensíveis, captam transientes e detalhes que um <b>microfone</b> dinâmico não consegue, por ser "duro''. O preço dessa sensibilidade (além do valor alto) é que eles são frágeis e a membrana rompe com facilidade.
Como num ensaio você não precisa de um <b>microfone</b> que capte todos esses detalhes, eu não vejo vantagem. Um dinâmico é suficiente e tem a vantagem de ser robusto! Se quiser tirar mais dúvidas de <b>microfones</b>, abra um tópico lá na sessão de Elétrica e Equipamento de Áudio! Abraço.
Marcelo Monteiro
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Re: <b>condensadores</b>
Marcelo Monteiro escreveu:Sérgio,
Eu não utilizaria, não sei a opnião geral. Os <b><b>microfones</b></b> <b><b>condensadores</b></b>, são bem sensíveis, captam transientes e detalhes que um <b><b>microfone</b></b> dinâmico não consegue, por ser "duro''. O preço dessa sensibilidade (além do valor alto) é que eles são frágeis e a membrana rompe com facilidade.
Como num ensaio você não precisa de um <b><b>microfone</b></b> que capte todos esses detalhes, eu não vejo vantagem. Um dinâmico é suficiente e tem a vantagem de ser robusto! Se quiser tirar mais dúvidas de <b><b>microfones</b></b>, abra um tópico lá na sessão de Elétrica e Equipamento de Áudio! Abraço.
Valeu Marcelo. Obrigado pela colaboração com sua experiência.
Um abraço.
Serginho Charantola.
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Olá pessoal, a explicação do Marcelo está ótima.
Em resumo, para evitar microfonia, tente um ou mais desses itens:
- Afastar monitores
- Afastar <b>microfones</b>
- Diminuir ganho do <b>microfone</b>
- Diminuir ganho dos monitores
- Utilizar <b>microfones</b> direcionais, direcionados contra os monitores
- Atenuar frequências problemáticas (painéis, <b>absorvedores</b>, equalizadores)
Abs
Dennis
Em resumo, para evitar microfonia, tente um ou mais desses itens:
- Afastar monitores
- Afastar <b>microfones</b>
- Diminuir ganho do <b>microfone</b>
- Diminuir ganho dos monitores
- Utilizar <b>microfones</b> direcionais, direcionados contra os monitores
- Atenuar frequências problemáticas (painéis, <b>absorvedores</b>, equalizadores)
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Dennis Zasnicoff
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Dennis Zasnicoff escreveu:Olá pessoal, a explicação do Marcelo está ótima.
Em resumo, para evitar microfonia, tente um ou mais desses itens:
- Afastar monitores
- Afastar <b><b>microfones</b></b>
- Diminuir ganho do <b><b>microfone</b></b>
- Diminuir ganho dos monitores
- Utilizar <b><b>microfones</b></b> direcionais, direcionados contra os monitores
- Atenuar frequências problemáticas (painéis, <b><b>absorvedores</b></b>, equalizadores)
Abs
Dennis
Professores, mais uma dúvida por gentileza, a microfonia acontece em todas frequências ou só nas agudas? ou quais mais frequentes?
Obrigado e um abraço a todos.
Serginho.
Serginho Charantola
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Feedback - Microfonia
O feedback pode acontecer em várias frequências, dependendo muito das condições da sala e da resposta do <b>microfone</b>/monitor.
No entanto há regiões do espectro mais comuns de sofrerem microfonia. Você pode ter uma idéia da frequência pelo tipo de ruído da microfonia:
- Som de vaia/uivo: 250-500Hz
- Som cantado/lírico: em torno de 1KHz
- Som de assovio/cabo de aço: acima de 2KHz
- Raramente acontece abaixo de 80Hz e acima de 8KHz
Esqeuci de mencionar outras ações que podem ajudar no aumento do ganho sem causar microfonia:
- Aproximar a fonte sonora (cantor/instrumento) do <b>microfone</b>
- Diminuir o número de <b>microfones</b> abertos ao mesmo tempo (gate/mute/fader)
Se o seu setup é fixo e costuma trabalhar na mesma sala, com os mesmos mirofones e monitores, é interessante utilizar um analisador de espectro na saída da mesa para visualmente identificar a frequência problemática que inicia o feedback e então utilizar um EQ paramétrico para atenuar.
Abs
Dennis
No entanto há regiões do espectro mais comuns de sofrerem microfonia. Você pode ter uma idéia da frequência pelo tipo de ruído da microfonia:
- Som de vaia/uivo: 250-500Hz
- Som cantado/lírico: em torno de 1KHz
- Som de assovio/cabo de aço: acima de 2KHz
- Raramente acontece abaixo de 80Hz e acima de 8KHz
Esqeuci de mencionar outras ações que podem ajudar no aumento do ganho sem causar microfonia:
- Aproximar a fonte sonora (cantor/instrumento) do <b>microfone</b>
- Diminuir o número de <b>microfones</b> abertos ao mesmo tempo (gate/mute/fader)
Se o seu setup é fixo e costuma trabalhar na mesma sala, com os mesmos mirofones e monitores, é interessante utilizar um analisador de espectro na saída da mesa para visualmente identificar a frequência problemática que inicia o feedback e então utilizar um EQ paramétrico para atenuar.
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Dennis Zasnicoff
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Re: Feedback - Microfonia
Dennis Zasnicoff escreveu:O feedback pode acontecer em várias frequências, dependendo muito das condições da sala e da resposta do <b><b>microfone</b></b>/monitor.
No entanto há regiões do espectro mais comuns de sofrerem microfonia. Você pode ter uma idéia da frequência pelo tipo de ruído da microfonia:
- Som de vaia/uivo: 250-500Hz
- Som cantado/lírico: em torno de 1KHz
- Som de assovio/cabo de aço: acima de 2KHz
- Raramente acontece abaixo de 80Hz e acima de 8KHz
Esqeuci de mencionar outras ações que podem ajudar no aumento do ganho sem causar microfonia:
- Aproximar a fonte sonora (cantor/instrumento) do <b><b>microfone</b></b>
- Diminuir o número de <b><b>microfones</b></b> abertos ao mesmo tempo (gate/mute/fader)
Se o seu setup é fixo e costuma trabalhar na mesma sala, com os mesmos mirofones e monitores, é interessante utilizar um analisador de espectro na saída da mesa para visualmente identificar a frequência problemática que inicia o feedback e então utilizar um EQ paramétrico para atenuar.
Abs
Dennis
Dennis, veja se meu raciocínio esta certo.
Quando eu descobrir pelo analizador de espectro quais frequências estão a mais na sala, eu construo <b>absorvedores</b> para aquelas freqs., ai não precisarei de equalizador. Correto?
Se estiver correto, então nem preciso de analisador também, pois basta colocar um mic na frente da caixa, aumentar bem o volume e ir atenuando as frequências na própria mesa, até parar os apitos, depois vejo quais são as freqs. no fender e construo os <b>absorvedores</b> para a sala ficar flat.
É isso mesmo ou não?
Um abraço e obrigado.
Serginho Charantola.
Serginho Charantola
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Microfonia e absorvedores
Serginho,
Sim, faz sentido, mas não é tão simples assim.
Eu costumo dizer que <strong>acústica</strong>, condições do tempo e trânsito estão entre os fenômenos mais complexos e imprevisíveis !
Fazer um <b>tratamento acústico</b> é sem dúvida um dos melhores investimentos que alguém pode fazer em um estúdio.
Além de ajudar nos problemas de microfonia, você terá uma sala mais confiável, versátil e flat para realizar trabalhos melhores.
Mas repare que um bom projeto acústico requer medições, cálculos e profissionais especializados.
<b>tratamento acústico</b> anti-microfonia pode ajudar em uma situação, mas não necessariamente em outra - <b>microfones</b> em posições diferentes, outros modelos de <b>microfones</b> ou monitores, outra fonte sonora etc.
Além disso, sua sala não ficará necessariamente flat. Você atenuará algumas frequências problemáticas mas ainda poderá ter uma resposta irregular na sala.
Se um <b>tratamento acústico</b> não está nos seus planos hoje, eu tentaria evitar a microfonia utilizando as técnicas descritas neste tópico, como mudar padrão polar, reposicionar <b>microfones</b> e fontes, utilizar painéis refletores etc. Se ela persistir, você poderia tentar algum tipo de absorção banda-larga. Se a microfonia ocorre nos agudos, a absorção será mais fácil de ser projetada e implementada.
Seu método para identificar as frequências problemáticas pode funcionar com calma e tempo, mas não deve ser muito fácil. Para evitar riscos de danificar algum equipamento (incluindo seus ouvidos), eu recomendaria usar um analisador. É relativamente fácil usar o computador como analisador e um equalizador paramétrico (na mesa ou fora dela) para atenuar as frequências problemáticas em cada situação de ensaio.
Abs
Sim, faz sentido, mas não é tão simples assim.
Eu costumo dizer que <strong>acústica</strong>, condições do tempo e trânsito estão entre os fenômenos mais complexos e imprevisíveis !
Fazer um <b>tratamento acústico</b> é sem dúvida um dos melhores investimentos que alguém pode fazer em um estúdio.
Além de ajudar nos problemas de microfonia, você terá uma sala mais confiável, versátil e flat para realizar trabalhos melhores.
Mas repare que um bom projeto acústico requer medições, cálculos e profissionais especializados.
<b>tratamento acústico</b> anti-microfonia pode ajudar em uma situação, mas não necessariamente em outra - <b>microfones</b> em posições diferentes, outros modelos de <b>microfones</b> ou monitores, outra fonte sonora etc.
Além disso, sua sala não ficará necessariamente flat. Você atenuará algumas frequências problemáticas mas ainda poderá ter uma resposta irregular na sala.
Se um <b>tratamento acústico</b> não está nos seus planos hoje, eu tentaria evitar a microfonia utilizando as técnicas descritas neste tópico, como mudar padrão polar, reposicionar <b>microfones</b> e fontes, utilizar painéis refletores etc. Se ela persistir, você poderia tentar algum tipo de absorção banda-larga. Se a microfonia ocorre nos agudos, a absorção será mais fácil de ser projetada e implementada.
Seu método para identificar as frequências problemáticas pode funcionar com calma e tempo, mas não deve ser muito fácil. Para evitar riscos de danificar algum equipamento (incluindo seus ouvidos), eu recomendaria usar um analisador. É relativamente fácil usar o computador como analisador e um equalizador paramétrico (na mesa ou fora dela) para atenuar as frequências problemáticas em cada situação de ensaio.
Abs
Dennis Zasnicoff
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Re: Microfonia e <b>absorvedores</b>
Valeu Dennis, matei todas minhas dúvidas sobre microfonia.Dennis Zasnicoff escreveu:Serginho,
Sim, faz sentido, mas não é tão simples assim.
Eu costumo dizer que <strong><strong>acústica</strong></strong>, condições do tempo e trânsito estão entre os fenômenos mais complexos e imprevisíveis !
Fazer um <b><b>tratamento acústico</b></b> é sem dúvida um dos melhores investimentos que alguém pode fazer em um estúdio.
Além de ajudar nos problemas de microfonia, você terá uma sala mais confiável, versátil e flat para realizar trabalhos melhores.
Mas repare que um bom projeto acústico requer medições, cálculos e profissionais especializados.
<b><b>tratamento acústico</b></b> anti-microfonia pode ajudar em uma situação, mas não necessariamente em outra - <b><b>microfones</b></b> em posições diferentes, outros modelos de <b><b>microfones</b></b> ou monitores, outra fonte sonora etc.
Além disso, sua sala não ficará necessariamente flat. Você atenuará algumas frequências problemáticas mas ainda poderá ter uma resposta irregular na sala.
Se um <b><b>tratamento acústico</b></b> não está nos seus planos hoje, eu tentaria evitar a microfonia utilizando as técnicas descritas neste tópico, como mudar padrão polar, reposicionar <b><b>microfones</b></b> e fontes, utilizar painéis refletores etc. Se ela persistir, você poderia tentar algum tipo de absorção banda-larga. Se a microfonia ocorre nos agudos, a absorção será mais fácil de ser projetada e implementada.
Seu método para identificar as frequências problemáticas pode funcionar com calma e tempo, mas não deve ser muito fácil. Para evitar riscos de danificar algum equipamento (incluindo seus ouvidos), eu recomendaria usar um analisador. É relativamente fácil usar o computador como analisador e um equalizador paramétrico (na mesa ou fora dela) para atenuar as frequências problemáticas em cada situação de ensaio.
Abs
Um abraço e obrigado.
Serginho Charantola
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- Marcelo Monteiro
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Microfonia
Faltou escrevermos de um detalhe mais simples, porém importante. Você tem que avisar o vocalista (normalmente eles que fazem isso), para não segurar o <b>microfone</b> perto da cápsula! Quando fazem isso, o padrão de captação muda (fica omnidirecional), porque eles cobrem as ranhuras ou furos que o tornam direcional e a chance de causar microfonia aumenta muito! Li em algum lugar que a chance aumenta exponencialmente, quando fazem isso. Abraços!
Marcelo Monteiro
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Re: Microfonia
Valeu Marcelo, aprendi outra, obrigado.Marcelo Monteiro escreveu:Faltou escrevermos de um detalhe mais simples, porém importante. Você tem que avisar o vocalista (normalmente eles que fazem isso), para não segurar o <b><b>microfone</b></b> perto da cápsula! Quando fazem isso, o padrão de captação muda (fica omnidirecional), porque eles cobrem as ranhuras ou furos que o tornam direcional e a chance de causar microfonia aumenta muito! Li em algum lugar que a chance aumenta exponencialmente, quando fazem isso. Abraços!
Serginho
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Estou escrevendo só pra agradecer o Marcelo pela informação do porquê diabos o <b>microfone</b> apita quando o cidadão vocalista tapa a cápsula com a mão ou segura o <b>microfone</b> muito perto da cápsula.
Eu esperava descobrir o porquê deste fenômeno a 1 milhão de anos, brigadão Marcelo!!
Abração
Humberto Santilli
Eu esperava descobrir o porquê deste fenômeno a 1 milhão de anos, brigadão Marcelo!!
Abração
Humberto Santilli
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