Página 1 de 1
Pro Tools
Enviado: 31 Out 2007, 12:01
por Wagner Tomas
Tem alguma vantagem de gravar ou mixar em <b>Pro Tools</b>? Eu vi que nos Estados Unidos as pessoas estao usando muito o Cubase.
Aproveitando, tem alguma vantagem de gravar em 48kHz em vez de 44.1kHz? Eu vejo muitas pessoas trabalhando em 44.1kHz...
Grato, Tomas.

Pro Tools
Enviado: 01 Nov 2007, 16:26
por Júlio Graef
Enviado: 04 Nov 2007, 19:04
por Dennis Zasnicoff
É seguro afirmar que hoje em dia a escolha de um pacote de software (DAW) para seu estúdio depende muito mais do gosto pessoal (interface, rapidez) e dos clientes/fornecedores do que da qualidade de áudio.
<b>Pro Tools</b> por muitos anos tornou-se uma espécie de padrão da indústria e por isso pode ser interessante conhecê-lo e experimentar. No final do dia, acho importante escolher aquele que te deixe mais criativo e rápido.
Sobre a taxa de amostragem, se o projeto será eventualmente masterizado em CD, não vejo vantagens em se trabalhar com 48KHz. Nesse caso, prefira gravar e mixar em 44.1KHz, para evitar uma conversão no final do processo. O CD trabalha com 44.1KHz e a conversão sempre ocasionará uma pequena distorção no áudio, que não justifica os "possíveis" ganhos de qualidade dos 48KHz.
48KHz tradicionalmente é usado para filmes, video e trilhas sonoras, sendo o padrão para DVDs.