Pro Tools

Imagem
Imagem
Imagem
Como configurar um Home-Studio? Qual placa de áudio usar? Debata aqui sobre otimização do sistema e configurações. Programas de gravação e edição como <b>Pro Tools</b>, Reason, <b>Nuendo</b>, Cubase, Ableton Live, Sonar, FL studio, Logic, Sound Forge, Vegas, etc. Tire dúvidas sobre DSP, MIDI e controladores, resolução de bits, sample rate, latência, plug-ins, ReWire, Bounce, equalização e efeitos.
Wagner Tomas
Mensagens: 2
Registrado em: 31 Out 2007, 11:45
Localização: Recife, Brasil

Pro Tools

Mensagem por Wagner Tomas »

Tem alguma vantagem de gravar ou mixar em <b>Pro Tools</b>? Eu vi que nos Estados Unidos as pessoas estao usando muito o Cubase.

Aproveitando, tem alguma vantagem de gravar em 48kHz em vez de 44.1kHz? Eu vejo muitas pessoas trabalhando em 44.1kHz...

Grato, Tomas. :lol:
Júlio Graef
Mensagens: 1
Registrado em: 01 Nov 2007, 09:19
Contato:

Pro Tools

Mensagem por Júlio Graef »

Júlio Graef
http://www.unisc.br
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

É seguro afirmar que hoje em dia a escolha de um pacote de software (DAW) para seu estúdio depende muito mais do gosto pessoal (interface, rapidez) e dos clientes/fornecedores do que da qualidade de áudio.

<b>Pro Tools</b> por muitos anos tornou-se uma espécie de padrão da indústria e por isso pode ser interessante conhecê-lo e experimentar. No final do dia, acho importante escolher aquele que te deixe mais criativo e rápido.

Sobre a taxa de amostragem, se o projeto será eventualmente masterizado em CD, não vejo vantagens em se trabalhar com 48KHz. Nesse caso, prefira gravar e mixar em 44.1KHz, para evitar uma conversão no final do processo. O CD trabalha com 44.1KHz e a conversão sempre ocasionará uma pequena distorção no áudio, que não justifica os "possíveis" ganhos de qualidade dos 48KHz.

48KHz tradicionalmente é usado para filmes, video e trilhas sonoras, sendo o padrão para DVDs.
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Responder