Página 1 de 1

Criação/Criatividade/Criatura

Enviado: 27 Abr 2009, 04:37
por Leonardo S Grimaldi
Olá Omid

Ao ler as questões à respeito de Fundamentos de composição, não consegui restir em abrir uma discussão a respeito de elementos de bloqueio criativo. Considerando que a música é muito democrática e até certo ponto qualquer pessoa pode tocar se muito insistir e estudar.

Mas com certeza estudar e aprender não é suficiente na hora de compor. Teoria musical é uma ferramenta poderosa, mas não supera a pura criatividade.
Que tipos de mecanismos psíquicos são estudados na Omid Academy que contribuem para diminuir bloqueios e deixar fluir torrentes criativas?

E no mesmo texto; que tipos de ferramentas de composição são abordadas que não envolvem a teoria musical em si? Coisas como Audiopartitura e Contorno Emocional. À grosso modo, do que se tratam estes assuntos?

Abraço a todos.

Re: Criação/Criatividade/Criatura

Enviado: 09 Jun 2009, 06:46
por César Pires de Aquino
Olá Leonardo!
Interessante sua questão.
Claro que a criatividade é um fator muito importante para a composição, assim como a teoria musical, porém temos que analisar muitos aspectos até descobrir qual o mais importante na hora de compor.
Thomas Edison uma vez disse: "A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração." Esta frase se aplica também aos grandes gênios da música. Bach, que era religioso ao extremo, não sustentava sua criatividade no poder divino e sim em matemática aplicada. Beethoven, a partir de um simples motivo temático desenvolvia sinfonias inteiras (mesmo surdo). Muitos grandes compositores do século XX seguiram uma vertente onde a música passava a ser extremamente calculada, onde o que importava era a estrutura da música.
Todos estes compositores seguiam uma lógica ao compor e nada em suas obras acontece ao acaso. Claro que inicialmente, eles tiveram uma inspiração que mostrou-lhes o caminho para começar suas composições.
Porém, vale lembrar que ferramentas composicionais muito úteis como um mapa de contorno emocional, uma audiopartitura e principalmente um plano pré-composicional muitas vezes, mesmo sendo ferramentas lógicas, vem antes mesmo do processo de "pura criatividade".
A partir disso podemos concluir que uma estrutura lógica é fundamental para a composição, porém não se sustenta sem uma boa idéia criativa (e vice-versa). Para desenvolver a criatividade, existem alguns exercícios que estimulam o seu lado direito do cérebro.
Portanto, se você tiver uma idéia composicional, registre-a e trabalhe nela utilizando as ferramentas e toda teoria musical que você tiver acesso. Ao terminar você irá ver que sua idéia se transformou em uma obra de arte.
Espero ter esclarecido um pouco.
Abraços,
César.