Página 1 de 1

Pci, Usb ou Firewire?

Enviado: 07 Nov 2008, 13:48
por Fabricio ogrodoviski
Olá Galera, Gostaria de saber em qual destes sistemas eu terei uma taxa de transferencia (Kbps) mais veloz.Será que alguém pode me ajudar? Desde já agradeço a atenção de todos. abraço

Re: Pci, Usb ou Firewire?

Enviado: 11 Nov 2008, 14:58
por Dennis Zasnicoff
Olá Fabrício,

Em teoria, é possível medir a taxa de transferência máxima de cada um destes barramentos, calculada a partir do clock, número de bits etc.

Na prática, a implementação dos protocolos de comunicação são muito mais complexas e é difícil estimar a taxa real, pois há muito "overhead" - bytes de controle, sincronismo, interrupções do sistema. O driver do dispositivo acaba tendo uma grande influência na performance.

Para maior flexibilidade e mobilidade, eu não utilizaria PCI.
Firewire é definitivamente mais rápido, podendo suportar maior quantidade de canais simultâneos e taxas de amostragem maiores. Mas se a interface não possui muitos canais, USB pode dar conta do recado sem nenhum problema.

A CPU do sistema deve ser suficientemente rápida para não se tornar um gargalo. Aí vc pode abaixar o tamanho do buffer da interface até o ponto onde o áudio começa a falhar e aumentar gradativamente o buffer (tempo de latência) para uma boa relação entre latência e desempenho.

Re: Pci, Usb ou Firewire?

Enviado: 22 Nov 2008, 19:36
por Fabricio ogrodoviski
Dennis mto obrigado por ter compartilhado seu conhecimento, valeu um abraço.