Hardware e Software para gravação de voz

Imagem
Imagem
Imagem
Como configurar um Home-Studio? Qual placa de áudio usar? Debata aqui sobre otimização do sistema e configurações. Programas de gravação e edição como <b>Pro Tools</b>, Reason, <b>Nuendo</b>, Cubase, Ableton Live, Sonar, FL studio, Logic, Sound Forge, Vegas, etc. Tire dúvidas sobre DSP, MIDI e controladores, resolução de bits, sample rate, latência, plug-ins, ReWire, Bounce, equalização e efeitos.
andremilani
Mensagens: 2
Registrado em: 06 Out 2008, 23:07

Hardware e Software para gravação de voz

Mensagem por andremilani »

Olá a todos,

Em primeiro lugar, este fórum é excelente, parabéns pela iniciativa de seus fundadores e colaboradores!

Tenho uma banda e nós temos um home estúdio. Estamos com dificuldades para gravação de voz, não está ficando legal (o cantor também não ajuda muito heheheheh - sim, sou eu).

Atualmente estou tentando gravar com um Shure KSM 44 que me parece um excelente <b>microfone</b>. Estou utilizando um pré-amp da Behringer VX 2496, que parece que não é dos melhores, e gravando no COOL EDIT, um software que para os instrumentos atendeu nossas espectativas.

A voz gravada, mesmo utilizando alguns plugins básicos do Cool Edit como <b>compressor</b> e <b>reverb</b>, parece que deixa a desejar. Estou com dificuldades em dizer o que é, então resolvi disponibilizar para download uma faixa que gravamos, assim vocês mesmos podem ouvir e avaliar (é a música Iris, do Goo Goo Dolls, cover tocada por nós):
http://www.softblue.com.br/temp/iris_mixed.mp3

O que me deixa na dúvida sobre nossa gravação de voz é:
- Seria o cantor muito ruim mesmo, e a gravação está boa?
- Seria a gravação que está boa, mas está faltando processar algum plugin legal em cima para melhorar e ficar bem suave? (Se sim, quais vocês utilizam?)
- Seria a gravação ruim pois o pré-amp é mediano e deixa a desejar? Configuração do pré-amp (já tentei várias, essa foi a melhor até o momento)?
- Utilizar hardware e software como o mBox e o <b>Pro Tools</b> resolveria, ou melhoraria pouca coisa?

Desde já agradeço a todos que acompanharem este tópico, um grande abraço!
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Hardware e Software para gravação de voz

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Olá Andre,

Eu baixei o seu audio e acho um pouco difícil analisar somente os vocais no contexto do mix.
De repente o grande problema estaria no mix, e não extamente na voz... Se puder, passe somente a trilha dos vocais.

De imediato, parece que há excesso de sibilância e pouco corpo. A falta de "presença" pode ser devida à captação, uso incorreto de <b>reverb</b> ou equalização. Como regra geral, os vocais deveriam soar bem mesmo sem o uso excessivo de efeitos. Se vc precisou usar muita equalização ou processamento, provavelmente deveria trabalhar mais a captação - <b>microfone</b>, pré, posicionamento, <strong>acústica</strong>, distância do cantor etc.

Talvez o mais difícil seja julgar o desempenho do pré... Seriam necessárias trilhas idênticas (ou muito parecidas), captadas nas mesmas condições, somente modificando-se o pré.

Outas interfaces e/ou softwares, a princípio, não fariam diferenças tão audíveis. Eu me preocuparia menos com isso e mais com a identificação do problema. Os vocais soam bem nos heaphones durante a gravação? E nos monitores da sala? Tentou gravar em outras posições dentro da sala? Como eles soam sem nenhum processamento?

Abs
Dennis
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
andremilani
Mensagens: 2
Registrado em: 06 Out 2008, 23:07

Re: Hardware e Software para gravação de voz

Mensagem por andremilani »

Oi Dennis, obrigado por responder!

Para ajudar (a mim, a você e a todos que precisarem deste tópico) eu estou disponibilizando para download duas versões somente da trilha do vocal, para análise:

Versão 1 (sala 1):
http://www.softblue.com.br/temp/iris_Vocal1.mp3

Versão 2 (sala 2):
http://www.softblue.com.br/temp/iris_Vocal2.mp3

Obs: Tá bem desafinado, porque o objetivo do projeto da nossa banda é primeiro descobrir até que ponto conseguimos de qualidade na gravação, para depois sim, muito treino e quem sabe melhorar a afinação hehehehe. Tá ruim mesmo!

Cada versão foi gravada em uma sala diferente. Nos headphones o resultado é um pouco mais encorpado (utilizo o fone AGK-K100), mas pouca coisa.

Baseado nessas informações (que são poucas ainda), o que você acha? Devo tentar rever a captação / sala / posição / distância do cantor, ou tá mais para software?

A nossa maior dúvida é se o problema é a falta de equipamento (como uma placa digi-design, por exemplo, pois estamos utilizando a entrada analógica). Equipamento faria uma grande diferença, ou o melhor é tentarmos novas captações? Nosso objetivo não é a perfeição também, mas ter algo mais apresentável.

Um abraço!
Responder