Página 1 de 1

Mixagens com mais Volume

Enviado: 16 Jul 2008, 21:25
por marcelera
Olá pessoal ... na monitoração antes de dar o mixdown pelo Cubase, o nível de saida chega até 0dB, parece estar com um volume bem legal... mais quando vou escutar no carro;...PUtzzzzz...... Minha placa é uma 1010lt delta by M-audio ... Será que pode ser configuração da delta??? Valeu A todos do forum..

Re: Mixagens com mais Volume

Enviado: 18 Jul 2008, 16:23
por Dennis Zasnicoff
Marcelera,

Isso é muito comum e muitas vezes nos perguntamos: como conseguem aquele som alto e claro (nem sempre...) nos CDs ?

Seu áudio precisa comprimido para que o volume médio seja aumentado.
Atingir 0dB na escala do Software significa apenas que os picos estão chegando ao volume máximo, e não a música. Nossa percepção de volume está associada a várias fatores (potência RMS, equilíbrio tonal, duração dos transientes etc.), e não ao valor dos picos.

A compressão é uma das etapas da <b>masterização</b>, que deverá deixar o seu áudio compatível em volume com os CDs comerciais. Se a <b>masterização</b> não for feita por um profissional especializado, você tem que tomar cuidado com o excesso de compressão - que pode acabar com a naturalidade, dinâmica, impacto da música.

Não participe da guerra dos volumes !
Deixe que o ouvinte decida em que volume quer ouvir !

Se o valor RMS do seu áudio digital está acima de -10dBFS, provavelmente você cruzou a linha da qualidade e está gerando volume excessivo ao custo de distorções.
Abaixo de -20dBFS normalmente indica que ele pode ser aumentado.

Abs

Re: Mixagens com mais Volume

Enviado: 19 Jul 2008, 00:40
por marcelera
Olá Dennis , mais uma vez vc me dando uma luz valeu mesmo... Bom nas minhas suspeitas, pensava que teria alguma coisa a ver com compresão. Mais graças a vc estou vendo que como vc disse .. não é simplismente se basear pelo 0dB que pode ter sido atingido por algum pico de sinal qualquer dentre todos os intrumentos, mais sim varios outros fatores além desse... vou começar a estudar isso aqui .. não tanto para tentar uma master mais sim para melhorar minhas mixagens... o que também me deixou grilado foi a questão da bateria estar soando com pouca definição e estar muito atraz de todos os outros instrumentos... vc teria uma dica.. desculpe por naum postar isso na parte de mixagens e master .. foi falta de atenção minha.. e desde já muito obrigado.

Re: Mixagens com mais Volume

Enviado: 19 Jul 2008, 19:11
por Dennis Zasnicoff
Coloquei o tópico na sessão correta.

Como você gravou a bateria? Samples?
Instrumentos com pouca definição e atrá do mix sugerem que precisam de mais compressão.
Experimente também modificar o tipo de <b>reverb</b> e diminuir a porcentagem de <b>reverb</b> no mix.

Não é muito fácil conseguir um bom som de batera. Normalmente é onde gasto mais tempo durante o mix. Como diz o Omid, a fundação da música está no tripé Caixa-Bumbo-Baixo.

Abs

Re: Mixagens com mais Volume

Enviado: 20 Jul 2008, 12:59
por marcelera
Olá dennis, respondendo a sua pergunta , gravamos a bateria real, com o batera tocando.
Não temos espaço ainda para gravar bateria, estamos trabalhando com um <b>Home Studio</b> montado com muito esforço hehehe, a gravação foi feita em um studio completo com a sala preparada acusticamente, e a <b>microfonação </b> e seu devido posicionamento correto. Na questão da ambiencia da sala foram usados dois mics que agora não me lembro o modelo, mas seu posicionamento é similar aos overheads. A questão é que nosso baterista comeu dois quilos de costela antes da gravação e gravaou fora do tempo. Não tinhamos mais dinheiro e tivemos que ficar com ela do jeito que ficou. Em casa no <b>Home Studio</b> tivemos que colocar ela no tempo, num duro e longo trabalho, consertando os graficos de bumbo, caixa, chimbal, etc. Ficou certinho no tempo, felizmente deu certo mas os canais dos mics de ambiencia tiveram de ser excluidos pois atrapalharam o resultado final para os timbres. Mais ainda assim temos um pouco de <b>reverberação</b> da sala provavelmente captada pelos overs. Presumo eu que não utilizando esses canais de ambiencia fica mais facil de colocar um <b>reverb</b> desado não??.. Bom isso Valeu cara.

Re: Mixagens com mais Volume

Enviado: 20 Jul 2008, 14:56
por Dennis Zasnicoff
Sim, mas você precisará do som dos pratos de qualquer maneira.
Então você poderia editar os Overheads, com gate ou edição de volumes manualmente.

Tente trabalhar os transientes e punch com <b>compressores</b> e plugins de transientes.

Abs

Re: Mixagens com mais Volume

Enviado: 20 Jul 2008, 16:26
por marcelera
Estou utilizando equalizadores nos inserts de cada track da bateria para facilitar a edição da colocação dela no tempo. Assim ficou mais facil pois com os vazamentos era muito dificil localizar o começo da batida. O chimbal por exemplo, é que mais tem vazamento, e ele estava critico na questão tempo. Logico que em alguns casos os vazamentos são importantes.. mais nesse foram irrelevantes ao nosso julgamento. Por isso te pergunto, não entendi bem a questão dos transientes. E o punch seria o ataque do bumbo??

Re: Mixagens com mais Volume

Enviado: 20 Jul 2008, 16:33
por marcelera
Esqueci de outra coisa... Se eu editar os volumes dos Oversheads, sendo com gate ou com volume manual, isso não poderia interferir nos timbres de caixa e bumbo por exemplo?? em um teste que eu estava fazendo aqui aconteceu isso.. mais nesse caso eu tinha praticamente mutado os overs na hora em que não se tocava prato, e o som da caixa e bumbo ficaram horriveis.. Muito obrigado pela ajuda mais uma vez..

Re: Mixagens com mais Volume

Enviado: 21 Jul 2008, 00:36
por Dennis Zasnicoff
Se os overs contribuem para o som dos tambores então é melhor não mutá-los.
Você precisa encontrar um equilíbrio entre vazamentos-timbres-<b>reverberação</b>, mixando cada canal.

Os transientes são os impactos, picos de volume rápidos, típicos de caixa, por exemplo.
O punch significa "pressão", peso, força do instrumento. Alguns plugins podem realçá-los se não houver dinâmica suficiente na <b>mixagem</b>.
Compressão está diretamente relacionada ao punch, embora o excesso traga perdas na sonoridade. Aqui tbm o segredo é encontrar equiíbrio entre punch-distorção-timbre-presença-naturalidade-dinâmica.

Abs e boas mixagens !

Re: Mixagens com mais Volume

Enviado: 21 Jul 2008, 11:55
por marcelera
valeu dennis, com essa explicação fica mais facil de caminha por aqui aeuhuahuae abraço..