Olá Glauber, seja bem-vindo !
Olha, eu arriscaria dizer que o impacto do pré numa gravação é tão ou mais importante do que o <b>microfone</b>.
As diferenças são normalmente bastante audíveis, considerando que o resto da cadeia de sinal é de qualidade similar (cabos, <b>microfone</b>, monitoração).
Já experimentei valvulados literlalmente horríveis e transistorados excelentes.
Prefiro não generalizar quanto ao tipo de componente ativo, depende muito do projeto e qualidade dos componentes.
De fato, os prés classe A tendem a ser mais transparentes e com melhor qualidade de áudio.
Válvulas tendem a oferecer uma saturação mais agradável, que por outro lado é bastante irritante e audível nos transistores. Mas isso é apenas um dos detalhes e o resultado final varia muito de modelo para modelo.
Os prés se tornam particularmente críticos quando há demanda por transientes rápidos e limpos.
Por isso é interessante testar um kit de bateria para comparar modelos.
No outro extremo da dinâmica, o ruído de fundo (aquele medido/monitorado quando o pré está com o ganho desejado, porém sem sinal na entrada) é igualmente importante.
Ou seja, a faixa dinâmica efetiva do pré é uma das grandes características que devemos estudar, comparar e escutar.
As especificações técnicas dos fabricantes são muitas vezes confusas, para não dizer enganosas. O ruído de fundo, por exemplo, pode ser medido com ponderação ou não, sem ganho, com ganho nominal, ganho máximo etc.
Respondendo sua pergunta central, eu recomendo que o pré seja do mesmo nível de qualidade dos <b>microfones</b>, cabos e conversores. Lembre-se que em áudio o elo mais fraco é que determina o resultado final !
O "casamento" entre pré e <b>microfone</b> é algo bastante considerado no meio e muitas vezes um pré mostra-se excelente com um <b>microfone</b> e apenas razoável com outro.
Por isso é legal pesquisar quais os prés mais populares para o o seu tipo e modelo de <b>microfone</b>, como ponto de partida. Se a mesa/console/interface não possui bons prés, é preferível usar modelos externos e conectar o sinal pré-amplificado nas entradas LINE para então realizar <b>mixagem</b>, gravação ou conversão.
Tenho um par de PRESONUS TubePRE que são bastante acessíveis e com ótima relação custo-benefício. Pode ser interessante para você testar um pré valvulado, variar o drive da válvula de 0 a 100% e ainda comparar com os prés da sua mesa.
Veja tbm este tópico do Omid com uma tabela bastante interessante !
http://audioforum.com.br/viewtopic.php?f=5&t=29
Abs,