Melhor configuração

Imagem
Imagem
Imagem
Como configurar um Home-Studio? Qual placa de áudio usar? Debata aqui sobre otimização do sistema e configurações. Programas de gravação e edição como <b>Pro Tools</b>, Reason, <b>Nuendo</b>, Cubase, Ableton Live, Sonar, FL studio, Logic, Sound Forge, Vegas, etc. Tire dúvidas sobre DSP, MIDI e controladores, resolução de bits, sample rate, latência, plug-ins, ReWire, Bounce, equalização e efeitos.
Eldglay da Silva Domingos
Mensagens: 1
Registrado em: 01 Nov 2007, 10:06
Localização: Vila Velha - ES
Contato:

Melhor configuração

Mensagem por Eldglay da Silva Domingos »

Hoje em dia qual é a melhor plataforma para se montar um <b>Home Studio</b> para trabalhar com edição de áudio e vídeo, AMD ou INTEL?


Como seria a configuração do PC? (placa mãe, processador, memória, etc.)

Hoje temos os processadores, dual core e dois duo, os programas de áudio e vídeo já estão adaptados a essa tecnologia ou não, quais seriam os que já estão adaptados?

Possuo uma placa PCchips, processador Intel 3ghz, DDR 400 de 1ghz, HD 320gb sata, placa M-Audio 1010LT.
Edson Guedes
Mensagens: 36
Registrado em: 01 Nov 2007, 07:49
Localização: Embú

Mensagem por Edson Guedes »

Aproveitando a pergunta, quais seriam as influências do tipo de cooler e fonte utilizados? Chiado na <b>microfonação </b>, ou algum tipo de interferência eletromagnética?

Quando comprei a delta1010lt tive de trocar de micro tbém pq a minha placa mãe não tinha chipset intel, então adquirí uma que não tinha placa de vídeo onboard, recomendada pela callcenter da M-Audio.

Para gravar poucos canais rolou na boa mas para gravar 8 ao mesmo tempo e (com alguns plugins rs) acho minha máquina não aguentou, tinha 1gb de ram em dois pentes de 500 (dizem que melhora a performance, eu não sei) comprei mais um pente de 1gb e o mano da loja me trocou 2 pentes de 500 por um de 1gb; então fiquei com 2gb em dois pentes de 1gb, que rolo!!!!

Não rolou de novo, a máquina travava, perdia todas as configuraçãos que eu ia fazendo, tinha que salvar toda hora, enfim, não deu.

Tenho um hd de 250gb me disseram que eu precisava de um outro hd, um amigo me deu um de 30gb e eu ia fazer um teste, conversei com algumas outras pessoas e me fizeram mudar de opinião, fiz uma nova partição na máquina para guardar somente os arquivos de áudio... bem ainda não fiz o teste, mas estou esperançoso.

Outra coisa que me disseram foi que o sonar 6 dá uns pau meio loko mesmo, já instalei e reinstalei algumas vezes, tbém não tenho como testar toda hora pq eu não tenho gente suficiente para fazer este tipo de teste a toda hora, testar uma gravação de 8 canais com plugins sozinho é cansativo.

Estou assistindo uma vídeo aula de cubase vamos ver agora....

Abc
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Eu acho que em Áudio devemos nos preocupar com fluxo criativo e qualidade do sinal. Assim, eu procuro utilizar componentes de fabricantes estáveis e reconhecidos, que não tendem a nos deixar na mão quando mais precisamos. Talvez mais importante do que o processador, seja a placa-mãe, fonte ou disco que utiliza, pois tendem a dar muito mais manutenção do que a CPU.
É importante que o processador seja rápido o suficiente para que sua utilização não se aproxime de 100% quando você utilizar todos os canais e plugins que precisa. Hoje em dia eu diria que dual-core é necessário para áudio e as novas tecnologias da Intel, por exemplo, são bastante eficientes, mesmo em frequências baixas. GHz já não pesa tanto como há algum tempo atrás. A eficiência (poder de processamento/consumo) tbm é importante para manter seu sistema frio (estável) e silencioso !!
Memória nunca é demais, principalmente se utiliza samplers, baterias virtuais etc.

A fonte deve ser de MUITO BOA qualidade, principalmente para minimizar a geração de harmônicos que eventualemente vão se misturar com o seu áudio e serão bastante audíveis (por exemplo 180Hz).

As interfaces de audio externas tendem a ter diversas vantagens em relação aos sistemas integrados, chamados de "onboard". São tantos pontos que seria difícil listar todos.

Separar os arquivos de audio em outro HD, independente do sistema operacional, é com certeza boa prática !
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Edson Guedes
Mensagens: 36
Registrado em: 01 Nov 2007, 07:49
Localização: Embú

Mensagem por Edson Guedes »

Olá Dennis, obrigado pela sua resposta, andar sozinho nesse universo de informações do Áudio é bem complicado, até queria fazer algum curso mesmo aí com vcs, mas investí bastante para os meus padrões no meu estúdio agora, e tenho que esperar a poeira baixar um pouco, caso contrário minha esposa pede o divórcio!!! :D

Assistí 3 palestras muito boas aí com vcs que mudaram completamente o rumo do que eu estava fazendo, ainda bem que eu assisti a tempo de evitar gastar dinheiro de maneira errada;

A elétrica/<strong>acústica</strong>/isolamento do meu estúdio talvez não sejam os ideais, mais estão muito mais próximos do ideal do que eu estava fazendo antes.
Agora que eu comecei a gravar, tô meio perdido ainda, mas chego lá

Se vc puder me ajudar mais um pouquinho, sem querer abusar da sua boa vontade eu fico imensamente agradecido;

Minha máquina:

Pentium dualcore 3ghz
Placa mãe com chipset Intel
Vídeo offboard
Áudio offboard (delta 1010lt)
2gb (2 pentes de 1gb cada kingston)
Hd 250gb Sata (3 partições)

A máquina é nova, limpinha, desfragmentada e eu não consigo gravar vários canais utilizando plugins no auxiliar (Seja o guitar rig, seja o revalver), mesmo que seja multi-sessão.

Preciso aplicar os plugins a cada um dos canais de áudio? (Apply áudio effects no ficheiro Process do Sonar 6)
Gravar com eles insertados e retirá-los depois?

Isso me descarta a opção de timbrar/trocar o efeito na <b>mixagem</b> caso seja necessário. :cry:

Eu sei que existem soluções tais como gravar em dois canais, um deles com o efeito insertado e o outro limpo, ou ainda copiar a faixa aplicar o efeito e guardar a gravina flat para a <b>mixagem</b>, etc....

Eu até tenho um outro HD aqui, esse de 30 gb, só que ele é IDE, mas mesmo que fosse Sata como o que está instalado, não estaria dando mais trabalho ao processador?

É impossível com essa minha configuração gravar oito canais analógicos simultâneamente utilizando alguns plugins?

Mais uma vez obrigado pela atenção
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Edson, legal que pudemos ajudar com as palestras !
Os caminhos do áudio são realmente sinuosos, mas com paciência e dedicação, o retorno é grande.

Em termos de Hardware, não vejo nenhuma limitação imediata que esteja impedindo você de trabalhar com 8 canais, mesmo que estejam com plugins "famintos" de CPU.

Qual seria exatamente o problema que acontece - drop put de audio, clicks, sistema travando, CPU em 100%?

Acho que a primeira coisa que deve verificar é a latência da interface de áudio. Experimente tocar um teclado MIDI ligado a qualquer instrumento VSTi. Há atraso significativo entre tocar uma nota e escutá-la? E quando vc grava através de um <b>microfone</b> e monitora pelo Software ao mesmo tempo?
O ideal é que a latência seja baixa o suficiente para não gerar atrasos perceptíveis e alta o suficiente para não sobrecarregar a CPU. Se estiver muito baixa, experimente mudar os tamanhos dos BUFFERs no painel de controle da Interface.

Gravar no computador usando INSERTs normalmente significa que o audio está sendo gravado DRY (limpo, sem efeitos) e o insert somente está sendo usado para monitoração e <b>mixagem</b>. Assim, vc terá que usar os inserts de qualquer jeito depois da gravação...
Para economizar CPU, vc poderia trabalhar canal por canal (ou poucos canais ao mesmo tempo) e depois da regulagem dos efeitos como deseja, utilize a função FREEZE (ou BOUNCE) para processar o canal. Desse modo, o audio DRY será substituído pelo audio processado (WET) e vc pode então retirar os inserts.

Veja também se o problema não está no sistema de disco. Existem alguns benchmarks que podem testá-lo facilmente. Baixe um trial de http://www.passmark.com (módulo burn-in) e verifique se a performance média do disco está próxima de 20MB/s.

Finalmente, veja qual a utilização de CPU quando vc trabalha com vários canais. Fica próxima de 100%? Utilize o task manager do Windows para acompanhar.
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Avatar do usuário
Gabriel Duarte
Mensagens: 32
Registrado em: 05 Nov 2007, 23:45
Localização: são paulo & campinas
Contato:

Mensagem por Gabriel Duarte »

Dennis, que harmônicos são esses que uma fonte boa reduz? De onde eles vêm?
Gabriel Duarte
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

A fonte não reduz necessariamente os harmônicos, a não ser que tenha um filtro muito bem desenhado, o que desconheço em fontes de computadores.

O que uma boa fonte faz é gerar POUCOS harmônicos.
Muitos dos equipamentos conectados à nossa rede elétrica geram harmônicos (múltiplos) de 60Hz.

Eles estão por aí e são uma praga !
Motores de geladeira, lâmpadas fluorescentes, dimmers, fontes de computadores e vários outros dispositivos contribuem para aumentar os harmônicos que chegam no nosso sistema de áudio.

Por isso a importância de uma boa instalação elétrica, com cabos e aterramentos apropriados, para minimizar os prejuízos causados por eles.

Mas cuidado, muitos "filtros de linhas" baratos e no-breaks acabam por piorar a qualidade da energia elétrica, ao invés de melhorar, como propõe.
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Avatar do usuário
Gabriel Duarte
Mensagens: 32
Registrado em: 05 Nov 2007, 23:45
Localização: são paulo & campinas
Contato:

Mensagem por Gabriel Duarte »

e como saber se os filtros de linha e estabilizadores melhoram ou pioram nossa situação? como medir?
Gabriel Duarte
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Existem equipamentos próprios para se medir harmônicos na rede elétrica.

Mas no final do dia, você deveria escutar as diferenças com bons monitores ou fones de ouvido.
RTAs de boa qualidade, como o software Pinguin, tbm podem revelar harmônicos exagerados no áudio.
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Edson Guedes
Mensagens: 36
Registrado em: 01 Nov 2007, 07:49
Localização: Embú

Mensagem por Edson Guedes »

"...Qual seria exatamente o problema que acontece - drop put de audio, clicks, sistema travando, CPU em 100%? ..."


Em gravações multi-sessão a partir da 3ª ou 4ª faixa, se eu estiver utilizando plugins no auxiliar o sinal mesmo muito baixo clipa muito facilmente, e quando clipa corta a monitoração ou fica "engasgando"; qdo gravo 8/7/5 pistas simultâneamente, acontece a mesma coisa...

No sonar indica a utilização da cpu em 15% 20% no máximo.


"...Acho que a primeira coisa que deve verificar é a latência da interface de áudio..."
DMA Buffer size: utilizo 64 samples, como quero gravar comercialmente em breve, creio que as latencias maiores comprometeriam a performance técnica/artística de quem vier gravar aqui, não?


"...Gravar no computador usando INSERTs normalmente significa que o audio está sendo gravado DRY (limpo, sem efeitos) e o insert somente está sendo usado para monitoração e <b>mixagem</b>. Assim, vc terá que usar os inserts de qualquer jeito depois da gravação... "
aHHH :D


"...Veja também se o problema não está no sistema de disco. Existem alguns benchmarks que podem testá-lo facilmente. Baixe um trial de http://www.passmark.com (módulo burn-in) e verifique se a performance média do disco está próxima de 20MB/s..."
Dennis me desculpe a ignorância mas eu não achei a velocidade média nos resultados do software, mas ele me mostrou um erro na memória do vídeo, atualizei o driver da Geforce e e não deu mais o erro no teste.

Muito Obrigado !!!
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Edson Guedes escreveu:Em gravações multi-sessão a partir da 3ª ou 4ª faixa, se eu estiver utilizando plugins no auxiliar o sinal mesmo muito baixo clipa muito facilmente, e quando clipa corta a monitoração ou fica "engasgando"; qdo gravo 8/7/5 pistas simultâneamente, acontece a mesma coisa...

No sonar indica a utilização da cpu em 15% 20% no máximo.

DMA Buffer size: utilizo 64 samples, como quero gravar comercialmente em breve, creio que as latencias maiores comprometeriam a performance técnica/artística de quem vier gravar aqui, não?

Dennis me desculpe a ignorância mas eu não achei a velocidade média nos resultados do software, mas ele me mostrou um erro na memória do vídeo, atualizei o driver da Geforce e e não deu mais o erro no teste.
Está me parecendo um problema de interface ou fluxo interno de áudio no software. Quais os canais que clipam? Somente o master?
Certifique-se que as configurações de BITs na interface e no Software estão corretas (iguais). Um bom teste seria experimentar outra interface (talvez o próprio áudio on-board, se vc tiver, usando o driver ASIO4ALL). Ou ainda, tente reinstalar a sua interface ou fazer upgrade de driver. Se tiver outro SW para testar, tbm ajuda a identificar a raíz do problema.

Pelos seus dados, utilização de CPU não deve ser o problema. Em todo caso, experimente aumentar um pouco o tamanho do buffer, para 128 ou 256 samples. Buggers desse tamanho não costumam gerar problemas audíveis de latência.

No SW de teste do disco, acompanhe a taxa de MB/s DURANTE o teste, na janela que se abre.
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Edson Guedes
Mensagens: 36
Registrado em: 01 Nov 2007, 07:49
Localização: Embú

Mensagem por Edson Guedes »

É Dennis, pelo visto tenho problema no HD, a velocidade durante o teste raramente ultrapassa 2Mb/sec; :?
Outro problema que apareceu no teste é um problema na placa de vídeo, dá a mensagem de memória de vídeo corrrompida.
Atualizei todos os drivers, da Geforce e da Delta, mas vou trocar o HD mesmo assim.

Estou imensamente grato Dennis; :D
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Edson, esqueci de te passar um detalhe importante do SW de BurnIn.
Configure para somente testar o HD (clicando no símbolo que parece um velocímetro) e coloque a carga em 100.
Desse jeito vc vai realmente medir a capacidade total do HD.
Chega perto de 20MB/s ? Em caso positivo, o problema não está no disco.
Então teste as outras sugestões que passei.
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Edson Guedes
Mensagens: 36
Registrado em: 01 Nov 2007, 07:49
Localização: Embú

Mensagem por Edson Guedes »

No começo do teste eu achei até que não estava tão ruim , estava dando 12Mb/s em média, mas do meio p/ frente deu 3, 4 e até chegou em 1Mb/s...
Esse problema é necessariamente físico?
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Disco rígido lento

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Pode não ser físicamente um problema do disco.
Já vi casos onde mudar o disco para outra interface da placa-mãe resolveu.
Em outro caso, o cache de escrita do HD estava desligado nas configurações.

Dentro do PAINEL DE CONTROLE>SISTEMA>GERENCIADOR DE DISPOSITIVOS>PROPRIEDADES DO DISCO vc pode encontrar essa configuração, veja se está habilitada.

Você conseguiu testar outra interface ou SW? Fiquei pensando se não pode ser algum plugin que esteja clipando o áudio... Se o SW e os plugins trabalharem em 32 bits ponto-flutuante, é virtualmente impossível o áudio clipar, com exceção do barramento master out, onde o audio em 32 bits é convertido de volta para 16 ou 24 bits da Interface.
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Responder