Página 1 de 1
abertura de selo e distribuição
Enviado: 01 Nov 2007, 10:10
por Lo.correa
Olá meus caros, parabens pela iniciativa.
Gostaria de perguntar como abrir um selo e como exportar cd para fora.
Já pensei em mandar pelo correio mais vi que era inviável.
Enviado: 06 Nov 2007, 22:14
por Tiago Barizon
Olá Lo, vamos ver se eu consigo passar alguns toques.
Para começar, vou partir do princípio que você já tem um modelo de negócio desenvolvido (o famoso "business plan"), já fez uma pesquisa de mercado (para conhecer seu público, concorrentes, possíveis parceiros, fornecedores...), já pensou no modelo comercial, no plano de comunicação e no cronograma de desembolso. Parece tudo muito complicado e realmente é, mas sem isso é pouco indicado começar um novo negócio. Infelizmente, no Brasil, menos de 25% das empresas que abrem sobrevivem por mais de cinco anos. Tomar esses cuidados contribui para uma vida mais longa de seu empreendimento.
Agora o lado prático. O lado burocrático da abertura de uma empresa é chato e envolve diversas instâncias, então recomendo que você procure um contador para que faça todo esse trabalho. Ele vai precisar elaborar um contrato social e nele deve constar que o objeto do contrato é a "produção fonográfica". Se além de fazer os cds você pretende comercializá-los, então também deve ter lá que a empresa se dedica à venda de cds e similares. Seu contador vai saber como redigir isso.
Ele vai precisar de alguns documentos seus e em média, depois de 30 dias, você recebe seu CNPJ. Pronto, você tem seu selo pronto para operar.
Depois disso você vai precisar se filiar a alguma associação de classe como "Produtor Fonográfico". Existem diversas associações como, por exemplo, a ABRAMUS. Uma lista dessas associações está no site do ECAD. Com esta afiliação você já está apta a receber pela venda dos cds que forem produzidos pelo seu selo.
Também com a Sociedade que você se filiar você pode baixar o programa de geração de ISRCs. Esse é o código que cada fonograma recebe e garante o recolhimento de direitos autorais, para o intéprete e para você.
Existem mais alguns pontos que eu acho que não preciso detalhar agora, mas se você quiser abra mais um tópico a respeito. Também é recomendável fazer o registro da marca do selo e se filiar a EAN para gerar seus próprios códigos de barra.
Também não vou entrar no mérito da produção do cd, que tomaria mais um tanto de espaço aqui. Supomos que você já tenha seus lançamentos prontinhos no estoque. Existem algumas formas de dar vazão no mercado internacional. Mas antes tenha bem claro para qual mercado ele se destina. Cada um dos grandes mercados consumidores tem uma forte característica. Os EUA consomem, do exterior, muito rock e em menor escala música popular. O mercado Europeu tem mais fome pela World Music e ritmos regionais. O mercado Asiático dá mais atenção à trabalhos experimentais.
Não é fácil conseguir mercado fora do Brasil. Mas algumas formas:
- Um distribuidor com contatos fora do Brasil, como a Tratore por exemplo;
- Fazer você contato com distribuidores sediados nos mercados que te interessam;
- Participar de feiras de licenciamento (Midem, Womex, Popkomm);
- A BM&A, entidade brasileira, dá suporte também para selos interessados em exportar seus produtos e artistas;
- Use muito as ferramentas de comunicação via web, entre em fóruns, faça contato com produtores externos...
Não existe uma fórmula mágica que funcione para todos os casos, então mais uma vez eu ressalto a importância de fazer um extenso planejamento anterior à montagem do selo.
E pergunte, sempre. Tem muita gente disposta a partilhar experiências próprias.
Espero ter ajudado um pouco.
Abs!
Enviado: 06 Nov 2007, 23:58
por Gabriel Duarte
Na palestra com o Maurício Bussab, fundador da Tratore, ele disse que pra vender pra fora do país ele precisa fazer um trabalho em conjunto com os responsáveis pela divulgação da banda nesse país, q pode ser o selo, uma produtora, a própria banda ou uma assessoria de imprensa, por exemplo.
selo
Enviado: 08 Nov 2007, 09:48
por Lo.correa
Obrigado Thiago e Gabriel Duarte.
Caro Thiago, acredito que estou no meio do processo.
Já Havia feito um plano de negócio(mal acabado, logicamente) que demostrou a inviabilidade da abertura do selo, nas condiçções do mercado que pesquisei.
Por outro lado, já havia procurado um contador que me apresentou a lista de impostos que deveria pagar.
Realmente desisti quando vi que não compensava mandar pelo correio, mas gostaria de saber mais a respeito da BM&A.
Também acho importante este contato lá fora. Nosso projeto previa uma assessoria de imprensa lá fora e contatos com outros distrbuidores, mediadores do processo.
No entanto, como nosso selo estaria bem no início, também consideramos inviável um atravessador que iria nos custar alguns dólares e prejudicaria nossa política de preços.
No que diz respeito à segmentação do mercado, consideramos o mercado Europeu como uma opção mais viável, pelo perfil do público consumidor e pelo perfil do casting do nosso selo que iria se concentrar nos novos valores da música mineira.
BM&A
Enviado: 08 Nov 2007, 14:58
por Tiago Barizon
Olá Lo.
Veja mais sobre a BM&A no site oficial:
http://www.bma.org.br/
manter sua empresa em ordem
Enviado: 01 Dez 2007, 17:20
por wallace.jc
Olá amigos, tudo bem?
A última vez que pesquisei como abrir um selo uma coisa que me deixou realmente preocupado é a quantidade de impostos que precisam estar em dia. Não apenas no caso de um selo, mas de qualquer espécie de empresa.
Se vc perde a data de pagamento de um imposto já começam as multas e juros traiçoeiros. Sabemos que nesse país manter uma empresa custa muito caro, pois a carga tributária é pesada.
Então minha pergunta é a seguinte:
- Como lidar com a questão dos tributos, levando em consideração os regimes do "simples", "micro-empresa", etc.?
empresa
Enviado: 02 Dez 2007, 15:09
por OmidBurgin
Ola Juan
Como vcs ja sabem, eu não estou muito a favor de abrir uma empresa aqui no Brasil (baseado na minha própria experiência). Isso, pq não é somente o dinheiro que vc gasta com tributos, mas o fato que o Brasil era e continua sendo um dos paises no qual vc mais gasta TEMPO e ENERGIA para resolver questões tributarias (le uma das ultimas pesquisas:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinh ... 8063.shtml). Vc precisa fazer um calculo, tomando em consideração todos os impostos, direitos e indiretos (impostos como o CPMF, INSS dos funcionarios, IPTU etc etc etc).
E não da para evitar a pensar: o que os nossos políticos fazem com todo este dinheiro? Sera que esta bem administrado e aplicado?
Uma possibilidade seria abrir uma empresa nos EUA, uma opção muito interessante, e centralizar as suas operações la. Esta opção tb pode ser interessante, pq poderia gerar um visto de trabalho la.... A grande vantagem, que é simples e facil para administrar.
Abs,
Tipos de empresa
Enviado: 03 Dez 2007, 09:00
por Tiago Barizon
Eu acho a possibilidade levantada pelo Omid muito interessante, se o empreendedor tiver como colocá-la em prática. O fato é que os impostos no Brasil acabam com o sono de qualquer dono de empresa.
Um contador pode explicar direito todas as diferenças, mas a qualificação de micro, pequena e média empresa se dá levando em conta número de funcionários e faturamento anual.
Sobre a forma de tributação (Simples, lucro presumido ou lucro real) isso vai variar de acordo com o objeto da empresa em seu contrato social. Antes da mudança para o Simples Nacional, se um novo negócio pudesse ser enquadrado no simples seria uma vantagem pois o imposto pago seria de aproximadamente 5%. Era o meu caso, mas depois da mudança, apesar de continuar sendo uma micro-empresa, pago hoje em dia 15,5%.
Um outro dado relevante do cenário nacional, de acordo com pesquisas do SEBRAE, é que 71% das micro-empresas fecham as portas antes de completar cinco anos.
Ou seja, se está pensando em abrir um negócio, vale a pena gastar um tempo montando o seu plano de negócios, analise as possibilidades, os cenários existentes, veja o potencial do mercado em que você vai entrar. Não economize tempo falando com pessoas que podem dar dicas, contadores, amigos que já atuem no mercado, fornecedores, clientes.
Muita gente opta por permanecer na informalidade para captalizar e só então investir na abertura de uma empresa, para poder obter outras facilidades e oportunidades.
Abs e boa sorte para nós empreendedores!
empresa nos EUA
Enviado: 04 Dez 2007, 13:32
por wallace.jc
Fala Omid!
Vc poderia falar mais sobre como abrir uma empresa nos EUA?
Abs,
Juan