Perda de sincronia em gravação.

Imagem
Imagem
Imagem
Como configurar um Home-Studio? Qual placa de áudio usar? Debata aqui sobre otimização do sistema e configurações. Programas de gravação e edição como <b>Pro Tools</b>, Reason, <b>Nuendo</b>, Cubase, Ableton Live, Sonar, FL studio, Logic, Sound Forge, Vegas, etc. Tire dúvidas sobre DSP, MIDI e controladores, resolução de bits, sample rate, latência, plug-ins, ReWire, Bounce, equalização e efeitos.
Diego
Mensagens: 4
Registrado em: 16 Mai 2008, 01:08

Perda de sincronia em gravação.

Mensagem por Diego »

Olá, eu estou com um problema que possivelmente alguem aqui possa ajudar.
Instalei ontem uma placa SB Audigy 7.1 para dar continuação as produções de algumas músicas. E na hora que fui passar uma gravação pronta em fita multipista, aconteceu o mesmo problema que ja havia experimentado com minha on-board, as pistas gravadas separadamente ficam com tempos diferentes.
Ou seja, no início, esta cada som sincronizado, mas no decorrer da gravação as pistas vão se distanciando uma da outra, virando uma bagunça só.
Eu tenho o Asio4All instalado, e ja testei os buffers de varias formas possiveis, até ficar com a latência em 1.5 millisegundos.
Sendo q não parece ser latência o problema.
Achei q poderia ser memória RAM, mas ví em forums q muita gente ja gravava com essa mesma placa a tempo, com bem menos memória que eu.
Tenho certeza q mais gente ja passou ou passa por ísso tambem.
Se poderem me ajudar mesmo apontando qual o problema, agradeço muito.

Minha configuração é:
Pentium III
760 RAM
80GB
SB Audigy 7.1

Utilizo o Sonar 6.3 para mixagens.
Domene
Mensagens: 8
Registrado em: 14 Fev 2008, 13:56
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Perda de sincronia em gravação.

Mensagem por Domene »

A única forma de fazer isso decentemente é sincando o gravador de fita com o pc, via SMPTE.

Do contrario a coisa vai desandar mesmo, principalmente se o gravador de fita estiver mal regulado.
Diego
Mensagens: 4
Registrado em: 16 Mai 2008, 01:08

Re: Perda de sincronia em gravação.

Mensagem por Diego »

Domene escreveu:A única forma de fazer isso decentemente é sincando o gravador de fita com o pc, via SMPTE.

Do contrario a coisa vai desandar mesmo, principalmente se o gravador de fita estiver mal regulado.
Valeu pela dica.
Mas pra poder conectar via SMPTE, deveria ser um aparelho digital certo?
Com fitas ADAT..
Mas no meu caso eu preciso passar TRACKS de uma PORTASTUDIO da TASCAM.
E ela utiliza fitas K7, mesmo, pra gravação multipista em 4 pistas.
Então a gravação é por uma entrada de linha normal.

Não tinha pensado nessa possibilidade de ser o próprio cabeçote que roda em tempos diferentes cada vez.
Mas acho difícil ser essa razão da sincronia, se for acho que estou sem solução, certo?
Acredito que se não for da mesa o problema de sincronia, tambem vai acontecer quando eu for gravar as outras musicas direto no PC e precisar estar sincronizado tb.

Ja instalei o <b>Nuendo</b> hoje, mas nao houve diferença alguma.
Será que colocar mais memória RAM pode ajudar?
Avatar do usuário
Martin Guderle
Mensagens: 34
Registrado em: 27 Out 2007, 13:38
Localização: São Paulo, Brasil

Re: Perda de sincronia em gravação.

Mensagem por Martin Guderle »

Olá Diego.

Com certeza a única forma seria tendo algum tipo de sincronismo digital o que com estes gravadores de fitas não seria possível.
Se não teria que ter uma placa com varias entradas para passar todas as pistas simultáneamente. Pelo que parece tem alguma variação de velocidade no multipista em cada vez que você toca e grava cada pista.
Agora se tudo for gravado ao mesmo tempo a variação de velocidade seria a mesma para todas as pistas.
Uma certeza é que isto não tem nada a ver com a placa de áudio, opções de buffer size ou memoria RAM.
Uma outra possibilidade é resincronizar tudo no próprio software com uso de timestretch.
Ficaria mais facil se você gravou tudo com metrônomo mas tambem é possível com gravações sem metrônomo mas fica bem trabalhoso.

Abs.
Martin Guderle
Professor da
<b>OMiD international audio academy</b>
http://www.omid.com.br
Diego
Mensagens: 4
Registrado em: 16 Mai 2008, 01:08

Re: Perda de sincronia em gravação.

Mensagem por Diego »

Martin Guderle escreveu:Olá Diego.

Com certeza a única forma seria tendo algum tipo de sincronismo digital o que com estes gravadores de fitas não seria possível.
Se não teria que ter uma placa com varias entradas para passar todas as pistas simultáneamente. Pelo que parece tem alguma variação de velocidade no multipista em cada vez que você toca e grava cada pista.
Agora se tudo for gravado ao mesmo tempo a variação de velocidade seria a mesma para todas as pistas.
Uma certeza é que isto não tem nada a ver com a placa de áudio, opções de buffer size ou memoria RAM.
Uma outra possibilidade é resincronizar tudo no próprio software com uso de timestretch.
Ficaria mais facil se você gravou tudo com metrônomo mas tambem é possível com gravações sem metrônomo mas fica bem trabalhoso.

Abs.
Pois é, Martin.
Eu pensei bastante que as coisas poderiam ter sído bem mais simples se eu tivesse pego uma placa com 4 entradas.
Mas se o problema for apenas em questão da rotação do cabeçote que alterna a velocidade, tudo bem.
Vou explorar essa alternativa do uso do Timestretch.
As gravações foram feitas sim com metrônomo.
Mas só espero q ísso nao altere o pitch de forma significativa, se não terei de buscar outra opção.
Em questão do trabalho que vou ter com ísso, acho que o conteúdo vale o esforço sim.

Obrigadão,
e se der tudo certo, eu posto aqui para outros usuários consultarem.
Domene
Mensagens: 8
Registrado em: 14 Fev 2008, 13:56
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Perda de sincronia em gravação.

Mensagem por Domene »

A principio achei que a idéia do time streaching poderia funcionar, mas pensando melhor... acho que nem adianta tentar, porque a flutuação que você está encontrando não é somente de sincronismo, mas de flutuação do pitch também, que é causado ao mesmo tempo pela inconsistência da rotação do porta studio.

O time streaching vai resolver o problema de falta de sincronismo, mas ai vai ficar evidente a flutuação do pitch.

Arrume emprestado uma placa de 4 entradas, ou um amigo que tenha uma, vá até lá e faça a transcrição de todas as músicas. A não ser que você tenha uma quantidade absurda de fitas, em uma tarde deve resolver. E com perfeição, sem ter que apelar para timescreaching.

Se for fazer via time straching, um conselho seria gravar um click no inicio e no final de cada música, em todos os canais para poder alinhar. Dessa forma vai poder saber quanto de time streaching vai ter que aplicar para ficar perfeitamente sincronizado.
Diego
Mensagens: 4
Registrado em: 16 Mai 2008, 01:08

Re: Perda de sincronia em gravação.

Mensagem por Diego »

Domene escreveu:A principio achei que a idéia do time streaching poderia funcionar, mas pensando melhor... acho que nem adianta tentar, porque a flutuação que você está encontrando não é somente de sincronismo, mas de flutuação do pitch também, que é causado ao mesmo tempo pela inconsistência da rotação do porta studio.

O time streaching vai resolver o problema de falta de sincronismo, mas ai vai ficar evidente a flutuação do pitch.

Arrume emprestado uma placa de 4 entradas, ou um amigo que tenha uma, vá até lá e faça a transcrição de todas as músicas. A não ser que você tenha uma quantidade absurda de fitas, em uma tarde deve resolver. E com perfeição, sem ter que apelar para timescreaching.

Se for fazer via time straching, um conselho seria gravar um click no inicio e no final de cada música, em todos os canais para poder alinhar. Dessa forma vai poder saber quanto de time streaching vai ter que aplicar para ficar perfeitamente sincronizado.

Sim, foi exatamente ísso q eu fiz.
Eu percebi q acontecia uma certa variação no comprimento das ondas, primeiro estava testando a mesma pista em duas passadas, p aperfeiçoar o uso do Timestretch.
Então pela variação do comprimento, davp notar q acontecia uma variação no pitch sim.
Mas usando o Timestretch do <b>Nuendo</b>, dava p controlar paramentros suficientes p ter uma variação no pitch junto, pelo q pude notar.
Então, fiz dessa maneira mesmo, com um CLICK, no início p poder sincoronizar e acertando um ponto específico no fim de uma onda no final p controlar o tempo exato em q "esticar" a faxa.
Mas mesmo assim, levei 4 horas p conseguir sincronizar duas faixas e mesmo assim, nao seria um resultado tão perfeito como se passasse todas ao mesmo tempo.
Então ja fui atrás de um outro ser q possuísse 4 entradas p usar emprestado.
São apenas umas 4 musicas mesmo q tenho em fita p passar.
E consegui passar por um estúdio em q faço aulas e ja se resolveu tudo.
Na próxima pegarei uma plaquinha com mais entradas, mesmo!
Se bem q gravar em fita ja virou história.

Obrigadão aí pelas respostas e dicas a todos.

Abraço
Responder