Plug-in IR Convolution ?

Imagem
Imagem
Imagem
Como configurar um Home-Studio? Qual placa de áudio usar? Debata aqui sobre otimização do sistema e configurações. Programas de gravação e edição como <b>Pro Tools</b>, Reason, <b>Nuendo</b>, Cubase, Ableton Live, Sonar, FL studio, Logic, Sound Forge, Vegas, etc. Tire dúvidas sobre DSP, MIDI e controladores, resolução de bits, sample rate, latência, plug-ins, ReWire, Bounce, equalização e efeitos.
Rafael Espinoza
Mensagens: 5
Registrado em: 08 Jan 2008, 11:07
Localização: São Leopoldo - RS

Plug-in IR Convolution ?

Mensagem por Rafael Espinoza »

Não estou compreendendo bem como se utiliza softwares como o IR-L da Waves para ambiência; alguém poderia me esclarecer?

Outra coisa: alguém conhece o Tracktion da Mackie? Será que é bom?
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

reverb IR

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Os Reverbs de convolução utilizam um princípio diferente dos reverbs tradicionais de algoritmos.

Basicamente, a convolução é uma operação matemática que, entre outras coisas, pode "mixar" dois sinais, utilizando a resposta ao impulso (IR = Impulse Response). Isso significa que se você tiver a IR de uma sala, por exemplo, a convolução consegue transformar o seu audio DRY em WET, como se ele tivesse sido gravado naquele espaço acústico.

Existem diversas maneiras (variando em nível de complexidade, custo, tempo e processamento) de se obter as IRs de salas e/ou equipamentos.
Felizmente, a maioria dos Reverbs de convolução já trazem algumas IRs ou permitem que pacotes de IRs sejam adquiridos.

Em teoria, a convolução funcionaria perfeitamente, fazendo com que seu áudio realmente soasse como se tivesse sido captado ou como se estivesse sendo reproduzido em outro ambiente. E diversas salas famosas estão disponíveis na forma de IR - estúdios, catedrais, cavernas etc.

Na prática, o resultado vai depender de precisão do cálculo matemático, da qualidade da IR e do sinal DRY (que deveria ser totalmente "seco" e isento de <b>reverberação</b> natural). Os resultados muitas vezes são ótimos e mais naturais do que os reverbs de algoritmo. Mas nada é de graça ! Além de precisar adquirir boas IRs, a convolução demanda bastante processamento e pode deixar seu sistema sobrecarregado.

Sobre o Traktion, já utilizei no passado e ele tem uma característica bastante interessante - é intuitivo e fácil de usar. Pode ser uma boa opção para rápidos projetos que não requerem muitas ferramentas.

Abs!
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Responder