PLACA DE SOM

Imagem
Imagem
Imagem
Como capacitores, indutores e resistores se tornam filtros Passa alta, Passa Baixa e Passa Banda? Qual a diferença entre um <b>microfone</b> Dinâmico e um <b>condensador</b>? O que é fluxo de sinal? Discuta para que serve as centenas de botões numa Mesa de som (como o Phantom Power), as diferentes classes de Amplificadores (A, AB,D, etc.), pré-amplificadores, <b>alto-falantes</b>, como isolar as rádios captadas em seus Monitores de Áudio, porque é importante um bom aterramento e diferenças entre cabos e fios.
radioleo1
Mensagens: 17
Registrado em: 25 Jan 2008, 19:59

PLACA DE SOM

Mensagem por radioleo1 »

Olá pessoal, estou montando meu Setup e acabei de comprar uma mesa Behringer Xenyx 2442. Pretendo comprar um Notebook e uma placa de som. Qual placa de som vocês me indicam? Gostaria de uma placa com um bom custo benefício. Com essa mesa da pra gravar em 8 canais ? Quais os cuidados que preciso ter ao comprar o notebook(configuração, marca, etc)?
Quero agradecer a atenção de vocês ... isso tem me ajudado muito.
radioleo1
Mensagens: 17
Registrado em: 25 Jan 2008, 19:59

Re: PLACA DE SOM

Mensagem por radioleo1 »

Bom, só pra detalhar melhor, quero montar um setup para gravação de voz, guitarra, baixo bateria e tenho um Roland XP-80, que também vou utilizar nas gravações e pra sequenciar (midi-usb), utilizando um editor de partitura (se souberem de algum bom, gostaria de saber também)
Pretendo usar no pc: reason, <b>Nuendo</b>, e encore ...se tiverem sugestões de outros programas, seria uma boa ajuda.
OBRIGADO !!
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: PLACA DE SOM

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Você já tem uma lista de equipamentos candidatos?
É muito difícil indicar marcas e modelos.
Para interfaces de vários canais, dê uma olhada nos modelos da PRESONUS e MOTU, são boas referências para custo/benefício.

A Xenyx possui inserts, que podem ser usados para gravação de todos os canais, além das mandadas AUX, Sub-Grupos e USB.
Isso, se você quiser utilizar os prés dela e outra interface/conversor.

Quanto ao SW de gravação (DAW), recomendo você se especializar em um deles e ganhar intimidade, produtividade, rapidez e criatividade.

Abs
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
radioleo1
Mensagens: 17
Registrado em: 25 Jan 2008, 19:59

Re: PLACA DE SOM

Mensagem por radioleo1 »

Dennis, quero agradecer mais uma vez pela força !

Então, na verdade eu não sei muito bem como vou usar meus equipamentos ainda, pois não estou conseguindo ligar eles...
Comprei a Xenyx 2442 porque o vendedor me falou que a mesa tinha 8 direct outs, dessa forma isso iria me ajudar tanto se eu fosse gravar em 4 canais ou em 8, além do preço q me atraiu ... Mais ainda não tenho a placa de som....

Em relação ao PC, eu optei por um MacBook: Intel core 2 duo 2ghz, 2gb de ram, 160 hd (80 p/ mac e 80 p/ windows) e 4mb memória cache.

Agora, pra ligar tudo q está meio complicado aqui rs... de início eu achei que fosse plugar os instrumentos nas entradas de linha da mesa e ligar mesa no notebook pelo cabo USB...(no manual da mesa, diz que pra ligá-la no PC é preciso plugar os cabos RCA’s na entrada input e output do cd/tape da mesa e o outro lado(RAC´s) plugar no U-Control q vem com a mesa e que dele sai um cabo USB e entra no PC. Eu fiz exatamente isso.
Pra conferir se estava entrando sinal na linha eu pluguei o fone na mesa e deu tudo certo, o instrumento estava saindo no fone.... e ainda com o fone na mesa eu peguei um cabo P2/RCA e pluguei o P2 na saída de fone do notebook e o RCA pluguei no Input do cd/tape, o som executado no garage band estava saindo perfeitamente no fone, a mesma coisa com o reason ... mas o problema está sendo quando eu vou gravar uma pista no Garage Band, não entra nenhum sinal de audio no PC ... não estou conseguindo gravar ....o que devo fazer ??

Se não for pedir de mais, gostaria de expor uma outra dúvida ... Também não estou conseguindo conectar meu Sintetizador no PC pelo cabo USB midi. Pluguei as entradas midi no teclado e a usb n computador .... instalei os drivers que veio junto com o cabo midi-usb ... tentei no Reason e no Garage Band .... nada tb!! Quando eu toco o sintetizador não acontece nada no programa !! ....
.
.. Bom, agradeço a paciência e a força e obrigado pelas dicas de placa de som !! vou dar uma olhada nessas marcas ..
Abraço!
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: PLACA DE SOM

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Parece que é um problema de configuração de entradas/saídas.

Como você disse, a mesa está funcionando.
(embora seja melhor ligar seus instrumentos de cordas - violão, guitarra, baixo - em entradas do tipo INSTR, e não LINE. Mais sobre isso nesse Fórum).

Eu imagino que o Software não está encontrando a interface de áudio (U-Control).
Ela foi instalada? Dentro do Software, verifique as configurações de interface - a U-Control aparece na lista? Algum nome com "ASIO"? Você deve selecioná-la para que o SW possa entender que o sinal está vindo por ela e gravar. Muitas vezes você precisa tbm CRIAR entradas e saídas, mapeadas na interface.

O mesmo vale para teclado MIDI. O SW precisa saber que existe uma entrada MIDI e que há um teclado nela. Para isso, verifique as configurações de MIDI dentro do SW e não se esqueça de DIRECIONAR os dados para um canal MIDI que contenha um instrumento. Ou seja, o teclado deve ser configurado para enviar os sinais MIDI em um canal (p.ex. 01), o SW deve ser configurado para receber dados neste canal (01) e o instrumento virtual deve ser acionado por dados vindos do mesmo canal (01).

Conte como foi,
Abs
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
radioleo1
Mensagens: 17
Registrado em: 25 Jan 2008, 19:59

Re: PLACA DE SOM

Mensagem por radioleo1 »

Então Dennis, dei uma olhada na configuração dos programas, não tem nenhum driver Asio instalado .... esse driver funciona na plataforma mac ??
abs
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: PLACA DE SOM

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Não, assumi que não era Mac.

O equivalente de ASIO para Mac chama-se CoreAudio.
Porcure pelas configuração de tamanho de buffer ou tempo de latência.
Valores abaixo de 20ms devem soar bem.
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
radioleo1
Mensagens: 17
Registrado em: 25 Jan 2008, 19:59

Re: PLACA DE SOM

Mensagem por radioleo1 »

Fala Dennis blz ? bom, consegui ligar a mesa no pc. Realmente, o software nao estava reconhecendo...configurei as formas de entrada(input) e saida(output) do garage band e do sistema e ta tudo certo .. tomara que sim ! rs ...entaum, eu acabei ligando de uma forma diferente do que esta no manual da mesa.... fiz da seguinte forma:

Entrada de som: RCA (output da mesa) e P2(entrada de linha do PC)
Saida de som: RCA(input da mesa) e RCA no U-Control q converte pra USB e vai pro pc ....
Tentei fazer com que a entrada e saida de som fosse por usb, como esta no manual da mesa... mas dessa forma nao consegui gravar uma faixa de audio, ouvindo a outra que eu ja tinha gravado .... tipo, ou ouve ou grava ...... porque acontece isso ??
Outra coisa, o sinal de entrada ficou bem melhor entrando P2 do que usb (ficou um pouco chiado), porque ??

Entao, em relacao ao cabo midi-usb, eu achei as configuracoes(ainda estou me adaptando com a plataforma mac), o problema e que por falta de experiencia eu estava usado um cabo que so e compativel com windows ....rs .....bom, vo atras de um que seja compativel com mac .... eu vi um da m-audio, mas achei um pouco caro em torne de 200 reais... encontrei um por 79 reais ... mas nao e da m-audio, apesar de ser compativel com mac, e ja vem com o driver instalado ..... sera que nesse caso o barato sai caro ???

Obrigado pela ajuda ...
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: PLACA DE SOM

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Radioleo,

A U-control possui um par de entrada e outro de saída na interface USB?
Se sim, dentro do Software devem aparecer uma entrada e uma saída, você deve configurá-las para serem usadas pelo Software.
Que software vc está usando?

Está me parecendo que você está usando a U-Control e a interface de som on-board ao mesmo tempo, o que não é uma boa idéia...

O áudio não deveria conter chiados pela U-Control. Veja se o nível de saída da mesa não está muito alto.

Não me preocuparia muito com o cabo MIDI. Se ele tiver uma boa construção, deverá funcionar bem. Mas como no seu caso ele contém a interface MIDI, vale testar antes para ver se hardware e software são estáveis.

Abs!
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
radioleo1
Mensagens: 17
Registrado em: 25 Jan 2008, 19:59

Re: PLACA DE SOM

Mensagem por radioleo1 »

Olá Dennis Blz? Isso, a U-Control possui um par de entradas e um de saídas.
Da uma olhada nesse esquema:

Vermelho = V
Branco = B

Mesa ------------------- U-Control ---------------------- McBook
USB
Rca Input (V,B)--------------Rca Output(V,B)
Rca Output (V,B)------------Rca Input(V,B)

Essa foi minha tentativa, mas como eu te falei, ligando a entrada e a saída no U-Control, a gravação estava com chiado, mesmo deixando o MAIN da mesa e o canal em 0 Db. Outra coisa também, é que não da pra gravar ouvindo uma pista guia. Ou seja, ou eu gravava ou eu ouvia.
(Estou usando o Garage Band).

Então, a solução que eu encontrei foi usar como entrada um RCA--- P2 direto no mic do macbook, que não parece ser uma boa solução ehehe ... se puder, gostaria de saber pq ....
E de saída continua sendo USB, pelo U-Control.

Em relação ao cabo MIDI-USB, um vendedor me falou que se eu não tiver uma placa de som eu não vou conseguir usar o cabo MIDI-USB, porque ele vai ter latência e vai diminuir a qualidade. É papo de vendedor querendo me vender uma placa de som ?? Eu não entendi direito ... o que tem haver a placa de som sendo que eu vou ligar o cabo no teclado e no pc ....

Dennis, obrigado mais uma vez
abraço !!
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: PLACA DE SOM

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Olá radioleo,

É justamente isso que não estou entendendo... Se a U-control de entrada e saídas, ela deveria fazer a conversão digital tanto do par de entradas quanto do par de saídas, comunicando-se com o computador através da USB.

Você verificou a configuração de Audio dentro do GarageBand? O roteamento de entradas e saídas deve ser feito para a U-control.

A entrada de som do notebook não deve ter boa qualidade, tanto analógica como dos conversores A/D, tendo a pensar que a U-Control seria melhor opção. Além disso, não estou certo se ela trabalha com nível de linha também, ou somente MIC - o que pode gerar uma resposta de frequência incorreta ou distorções. No mais, a latência deve ser maior do que o driver da U-Control.

Que saída da mesa você está usando para jogar o audio no computador?
Se a saída da mesa contiver o áudio da entrada (que vem do computador), então pode estar acontecendo feedback. Ou seja, o audio que sai do computador acaba retornando para o Software e, novamente, volta à mesa num loop constante. Isso gera distorções. A solução seria configurar o Software para não monitorar as entradas, ou procurar na mesa uma entrada alternativa, para que o audio que retorna do SW não seja re-mixado e enviado de volta ao computador. Às vezes, a mesa tem uma entrada TAPE ou 2-Track que pode ser escolhida para monitoração - ou ela, ou o MIX. Assim, vc pode escolher entre escutar o que está entrando no SW OU o que está saindo, em tempo real ou gravado, sem que haja feedback.

Não conheço detalhes da arquitetura de audio e MIDI no Mac, mas me parece que o cabo USB-MIDI não tem nada a ver com interface de áudio. Na verdade, a U-Control É sua placa de som, então não deveria existir problema de latência, uma vez que os drivers dela rapidamente vão converter os sinais MIDI recebidos em sons que serão enviados pela saída dela.

Uau, espero não ter confundido ainda mais,

Abs !
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
radioleo1
Mensagens: 17
Registrado em: 25 Jan 2008, 19:59

Re: PLACA DE SOM

Mensagem por radioleo1 »

Ae Dennis !! ó eu aqui mas uma vez rs ....
Então, não estou tendo problema com latência ... essa semana eu tentei de novo entrada e saída pela U-control ... rolou as duas ... realmente como você falou era configuração.... mas o áudio continuou entrando chiado, estourado ... mesmo eu abaixando o volume e o ganho da canal na mesa.... principalmente quando eu pluguei a guitarra no line in da mesa ...ao contrário do teclado, que entrou de boa ....
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: PLACA DE SOM

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Repare que a entrda da mesa é do tipo LINE, não é própria para sinais de guitarras (tipo INSTRUMENTO). O ideal seria usar uma D.I. para converter o sinal do instrumento para o tipo MIC ou LINE. Veja tbm se não há loops de terra, deixando apenas um dos equipamentos aterrados (terceiro pino).

Abs!
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Responder