Como identificar o que há de errado com um arquivo WAV ?

Imagem
Imagem
Imagem
Como configurar um Home-Studio? Qual placa de áudio usar? Debata aqui sobre otimização do sistema e configurações. Programas de gravação e edição como <b>Pro Tools</b>, Reason, <b>Nuendo</b>, Cubase, Ableton Live, Sonar, FL studio, Logic, Sound Forge, Vegas, etc. Tire dúvidas sobre DSP, MIDI e controladores, resolução de bits, sample rate, latência, plug-ins, ReWire, Bounce, equalização e efeitos.
RMendes
Mensagens: 1
Registrado em: 13 Jun 2008, 16:53

Como identificar o que há de errado com um arquivo WAV ?

Mensagem por RMendes »

Estou com o seguinte problema:
Tenho um arquivo .wav gerado automáticamente por um sistema de terceiros. Esse arquivo é audível, e posso abri-lo com qualquer programa que toca .wav. Mas eu preciso enviar esse arquivo como anexo por e-mail, e encapsula-lo no formato de e-mails do Windows, ou seja, winmail.dat (que é como o Exchange Server manipula seus arquivos de áudio e vídeo). O winmail.dat nada mais é que uma "casca", cujo .wav está dentro.

Pois bem. Se mando esse arquivo gerado .wav, não consigo encapsulá-lo. Mas se crio um arquivo no meu gravador de voz do Windows, e anexo esse arquivo criado por mim, o e-mail consegue encapsular o anexo sem problemas.

Baixei um software para análise de wav files (Spectrum Lab), mas o arquivo gerado não é nem aberto. Dá erro na abertura. E se eu abro o arquivo criado por mim, ele é aberto sem problemas.

Ou seja, o arquivo gerado tem alguma diferença sim. Como posso descobrir o que está causando esses problemas ? Como identificar as características de um arquivo wav, e que ferramenta free posso usar ?

Obrigado,
Rodrigo
Avatar do usuário
Martin Guderle
Mensagens: 34
Registrado em: 27 Out 2007, 13:38
Localização: São Paulo, Brasil

Re: Como identificar o que há de errado com um arquivo WAV ?

Mensagem por Martin Guderle »

Não saberia te informar exatamente qual é o problema e porque o arquivo não consegue ser encaplsulado corretamente.
Teria que ver o que esta causando este problema. Existem muitos fomratos de wav.
O comun seria um Wav da microsoft em 16 bits 44.1kHz Stereo ou Mono com codificação PCM.
O problema pode ser que o wav esta em outro formato wav. (ex. Scott Studios Wav, Broadcast wav, Nist Sphere) ou pode ser que o conversor tenha problemas encapsulando wav em 24 bits, 32 bits ou com sample rate acima de 44.1 kHz (ex 48, 96, 192kHz).
Ou pode ter sido criado com outro tipo de codificação (ADPCM, U-Law, etc)

De uma forma que você consegue enviar o arquivo de qualquer forma seria colocando ele em um zip. Desta maneira ele não seria encapsulado.
Martin Guderle
Professor da
<b>OMiD international audio academy</b>
http://www.omid.com.br
Responder