Upgrade de Memória e HD para Home Studio

Imagem
Imagem
Imagem
Como configurar um Home-Studio? Qual placa de áudio usar? Debata aqui sobre otimização do sistema e configurações. Programas de gravação e edição como <b>Pro Tools</b>, Reason, <b>Nuendo</b>, Cubase, Ableton Live, Sonar, FL studio, Logic, Sound Forge, Vegas, etc. Tire dúvidas sobre DSP, MIDI e controladores, resolução de bits, sample rate, latência, plug-ins, ReWire, Bounce, equalização e efeitos.
frodr
Mensagens: 3
Registrado em: 29 Mai 2008, 18:32

Upgrade de Memória e HD para Home Studio

Mensagem por frodr »

olá,

Tenho um DeskNote ECS com a seguinte configuração :
Pentium 4
2.4 Ghz - socket 478 400Mhz FSB
12 MB memória - DIMM - aceita memórias DDR333/PC2700 (upgrade até 1GB)
30 GB de HD - interface IDE - 2.5 polegadas - 4200 rpm
uma porta FireWire
quatro portas USB 2.0
usando : windows xp / software Tracktion 2 da Mackie

Vou fazer upgrade de memória para 1GB e de HD, para iniciar gravações com placa Onyx da Mackie de interface fireware.

Atualmente, mesmo diminuindo o sample rate para 44,1 kHz e aumentando o buffer size/latência, as gravações ficam com "pops/clicks". Para ouvir as demos do software também não fica perfeito. O manual da Mackie recomenda HD de 7200 rpm.

Dúvidas :
Ref. Memória
Tenho indicações para usar : 1. Corsair ; ou 2. Kingston do Brasil

a) por conta de latência e/ou outros motivos : há alguma marca/modelo mais recomendado ?

Ref. HD
Tenho indicações para usar : 1.Seagate, 2. Hitachi ou 3. Maxtor se for DiamondMax - 7200 rpm ou mais
A princípio, penso em trocar o HD para pelo menos 80 GB e futuramente ter um HD externo de 200 GB ou mais para back-up de arquivos de audio.

b) pela durabilidade, pela vantagem de não esquentar muito e ser silencioso : há alguma marca/modelo mais recomendado ?

c) em termos de resultado, faria muita diferença investir num HD de 10.000 rpm ?

d) Poderia partir direto para um HD externo com conexão USB 2.0, ou a performance ficaria degradada em gravações multi-pista usando HD externo via USB ?

grato,
Fabio
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Upgrade de Memória e HD para <b>Home Studio</b>

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Olá Frodr,

A memória deve ser a principal causa dos seus problemas.
Ambas as marcas são confiáveis.

HD mais rápido é recomendável, e um USB para gravações não deve funcionar muito bem.
Sobe 10.000 rpm, pode ser que o notebook não suporte, principalmente por questões térmicas.
Tenha em mente que esta sua plataforma de hardware não é muito atual, há um limite no que se pode ganhar de performance para áudio.

Com 80GB internos (e todas essas marcas são boas), vc deve ter bom espaço para gravações, SWs e plugins, mas recomendo um externo de maior capacidade para transferir as gravações/mixagens e colocar os eventuais bancos de samples e bibliotecas dos plugins/samplers.

Abs
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
frodr
Mensagens: 3
Registrado em: 29 Mai 2008, 18:32

Re: Upgrade de Memória e HD para <b>Home Studio</b>

Mensagem por frodr »

Olá Dennis,

Valeu as dicas! na configuração atual que escrevi faltou um "5" : 512 MB de memória e posso ir até 1024 MB.
E creio que é mesmo a memória o meu maior limitador para uma excelente performance em audio(com esta plataforma de 2003+-), certo ? O ideal mesmo seriam 2 Gb de memória ?

grato,
Fabio
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Upgrade de Memória e HD para <b>Home Studio</b>

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

1GB deve ser um grande ganho, 2GB, um ganho um pouco menor, mas vale a pena!

Abs
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Responder