Qual PC comprar

Imagem
Imagem
Imagem
Como configurar um Home-Studio? Qual placa de áudio usar? Debata aqui sobre otimização do sistema e configurações. Programas de gravação e edição como <b>Pro Tools</b>, Reason, <b>Nuendo</b>, Cubase, Ableton Live, Sonar, FL studio, Logic, Sound Forge, Vegas, etc. Tire dúvidas sobre DSP, MIDI e controladores, resolução de bits, sample rate, latência, plug-ins, ReWire, Bounce, equalização e efeitos.
radioleo1
Mensagens: 17
Registrado em: 25 Jan 2008, 19:59

Qual PC comprar

Mensagem por radioleo1 »

Oi pessoal, sou novo aqui no fórum e assisti uma palestra na Omid esse ano. Gostei muito e pretendo fazer o curso de trilha sonora e composição o ano que vem.
Bom, sou novato na área de áudio e minha dúvida é a seguinte: tenho um estúdio em casa (improvisado na garagem) e um computador com uma placa de som: SoundBlaster 24 live! off-board e um teclado da roland XP-80, o qual eu uso muito para minhas gravações .. queria trocar meu pc por um notebook, pela facilidade de transporte(pois viajo bastante e não tem como fazer música enquanto viajo) e praticidade, sem contar que meu PC é muito ruim, não tem nem 1 GB de memória ram. Andei conversando com uns amigos, e eles me falaram do MacBook. Eu fiquei muito na dúvida porque parece que o MacBook já vem com programas da Mac instalados, sendo impossível instalar qualquer outro programa que não seja da Mac. É mesmo vantagem eu ter o MacBook? Para gravação eu estava usando o Adobe Audition, mas mudei para o <b>Nuendo</b>, pois achei prático os Plugins deles, já que pra guitarra não tenho muitos pedais nem amplificadores(gostei dos simuladores de Ampl e Pedais que ele tem). Gostei muito. O mac tem esses plugins ? Gostaria de um pc que tivesse programas tipo o Reason, que vc possa fazr música com o mouse e tb gravações com instrumentos. Ou seria eu comprar um notebook de outra marca e fazer as minhas configurações. Só mais uma dúvida. Caso o mac não seja mesmo o ideal pra mim, qual seria uma boa configuração de pc pra trabalhar com áudio, tipo, HD, memória RAM, placa d som e outros fatores qyue fazem a diferença ... queria trabalhar com um orçamento em torne de 5 mil reais .....
obrigado pela atenção !!
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Qual PC comprar

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Radioleo,

Eu não decidiria enre PC ou MAC pelos Softwares.
No áudio, existem pacotes, funcionalidades, plugins, variedade, qualidade etc. para ambas as plataformas.
No fnal, acaba sendo uma preferência pessoal.
MACs tendem as ser mais estáveis, pois trata-se de um bom fabricante e não existem tantos vírus e programas mal escritos.
Porém, contanto que o PC ficará londe da Internet e que você use SW de fabricantes confiáveis e um hardware tbm de uma marca respeitada, não há porque se preocupar com a estabilidade.
Sem dúvida ainda exitem mais opções de plugins e DAWs para PC, mas lembre-se de que não precisamos de muitas opções, recomendo escolher alguns poucos e bons programas e plugins e se aprofundar neles.

Procure ter no mínimo 1GB de RAM (ou 2GB se for utilizar muitos samplers e samples), núcleo duplo de processamento (Intel Core 2 Duo), HD externo de grande capacidade para armazenar backups de áudio, bibliotecas de sons etc. A interface de áudio deve ser externa, USB ou Firewire, com drivers ASIO e gravação em 24 bits.
O resto é gosto pessoal, como tamanho de tela e teclado, peso, tipo de mouse, gravador de DVD etc.

Com esse orçamento você consegue um belo sistema para áudio, incluindo alguns pacotes de SW originais.

Abs
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Avatar do usuário
Marcelinho
Mensagens: 4
Registrado em: 15 Mar 2008, 18:00
Contato:

Re: Qual PC comprar

Mensagem por Marcelinho »

Olá Radioleo,

Estou 100% com os comentários do Dennis.
Aqui em casa utilizo tanto Mac quanto PC. No meu caso, estou decidido cada vez mais utilizar a plataforma Mac.
Acho o sistema operacional muito estável e a máquina roda sem problemas.
Tive muita dor de cabeça rodando <b>Pro Tools</b> no PC junto com controladores externos. Quando passei a utilizar o Mac tudo ficou muito estável.
Se vc instalar um Windows no Mac vai se surpreender também. Eu fiz este teste e achei o desempenho muito bom!
Quanto ao hardware, não recomendo mais que 2GB de memória na máquina.
Monitoro sempre a utilização de recursos nos dois tipos de equipamentos e 2GB dá pra fazer muita coisa e vc não precisa gastar muita grana.
Recomendo que tente comprar um Macbook PRO. É mais caro que o Mackbook normal mas possui mais recursos.
Vc gasta um pouco mais, mas vai ter um melhor retorno no seu investimento.
A Apple deve atualizar a linha de notebooks deles entre Junho e Agosto 2008, incluindo sistemas com barramento e memória mais rápidos. Se vc aguentar um pouco, pode fazer um investimento melhor ainda e ter um sistema mais atual.

Abraços.
radioleo1
Mensagens: 17
Registrado em: 25 Jan 2008, 19:59

Re: Qual PC comprar

Mensagem por radioleo1 »

Ae Dennis, brigadão pelas dicas ... concerteza você me ajudou bastante! E também aumentou minha dúvida rs ... isso é bom, porque como tenho pouca experiência com equipas.. assim eu pesquiso mais e me informo sobre o que vai ser melhor pra mim, o que realmente eu não sei ...se num for pedir de mais, gostaria de saber se você já teve problemas(e quais) com pc nessa configuração que vc me passou:
.No mínimo 1GB de RAM (ou 2GB se for utilizar muitos samplers e samples)
.Núcleo duplo de processamento (Intel Core 2 Duo)
.HD externo de grande capacidade para armazenar backups de áudio, bibliotecas de sons etc.
.A interface de áudio deve ser externa, USB ou Firewire, com drivers ASIO e gravação em 24 bits.

E, o que é um driver ASIO ? Porque gravação 24 bits ? E porque uma interface externa USB ou Firewire ?

Valeu pela atenção Dennis ...
abraçoooo ...
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Qual PC comprar

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

radioleo1 escreveu:E, o que é um driver ASIO ? Porque gravação 24 bits ? E porque uma interface externa USB ou Firewire ?
Radioleo,

Os drivers ASIO são os mais recomendados para a plataforma PC. A maioria dos SWs profissionais de áudio utilizam ou até exigem drivers ASIO. Eles aceleram a comunicação entre software e hardware, oferecendo baixas latências e outras características interessantes de sincronismo, comunicação entre aplicações, monitoração sem latência etc. Se a interface é séria, o driver é ASIO.

A gravação em 24bits irá permitir uma grande faixa dinâmica. Isso significa na prática maior controle sobre os volumes de gravação, melhor tolerância às variações da performance, menores ruídos de quantização (pesquise sovre esse tópico!), entre outras vantagens. Embora a maioria dos DAWs rabalhem com resolução interna de 32bits em ponto flutuante ou mais, é importante se começar com uma gravação em 24 bits. Gravações em 16 bits tendem a ter qualidade de áudio notavelmente inferior e exigem maior controle do engenheiro de gravação.

Sobre as interfaces, não necessariamente precisam ser externas. Mas permitem flexibilidade para a utilização de notebooks e outros PC, além de existir uma quantidade muito maior de modelos e funcionalidades nas externas, como via de regra. Existem excelentes interfaces internas, como por exemplo modelos PCI e PCI-express.

Abs
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Responder