Organizando Plug Ins na exibição dos Inserts em Softwares

Imagem
Imagem
Imagem
Como configurar um Home-Studio? Qual placa de áudio usar? Debata aqui sobre otimização do sistema e configurações. Programas de gravação e edição como <b>Pro Tools</b>, Reason, <b>Nuendo</b>, Cubase, Ableton Live, Sonar, FL studio, Logic, Sound Forge, Vegas, etc. Tire dúvidas sobre DSP, MIDI e controladores, resolução de bits, sample rate, latência, plug-ins, ReWire, Bounce, equalização e efeitos.
Avatar do usuário
Humberto Santilli
Mensagens: 6
Registrado em: 01 Nov 2007, 00:55
Localização: São Paulo

Organizando Plug Ins na exibição dos Inserts em Softwares

Mensagem por Humberto Santilli »

Tenho uma dúvida muito antiga sobre a exibição/organização dos plug-ins quando a gente vai abrir um insert em softwares de áudio. Todos eles organizam os plug-ins de forma arbitrária e bagunçada ou simplesmente não organizam nada, criando uma visualização bem desorganizada.

Eu gostaria de customizar a visualização dos plug-ins de acordo com a minha preferência pessoal em sub-pastas que eu organizaria de uma forma que agilizasse o trabalho, mas parece ser impossível fazer isso em todos os softwares em que eu tentei achar uma forma de fazer esta customização.

O <b>Nuendo</b> tem uma janela que fica em "Devices -> Plug In Information" que mostra onde os plug-ins estão instalados, as categorias , etc., mas não deixa você alterar estas categorias a seu gosto (ou pelo menos eu não consegui alterar).

O <b>Pro Tools</b> tem uma função de organização automática que organiza por fabricante, por função ou os dois juntos, mas tanto de um jeito como de outro essa organização fica errada, por exemplo, na subpasta "dynamics" aparece um <b>reverb</b> e um monte de plug-ins de delays ou coisa do tipo, o que acontece nos outros programas também.

No Logic (antiga versão pra PC) não parece ter opção nenhuma de organização dos plug-ins e eu tentei ir direto na pasta "VST Plug Ins" e criei novas subpastas dentro dela e alterei os .dll de lugar para as novas subpastas, mas isso fez a maioria dos plug ins travar.


Se alguém souber alguma maneira de fazer essa customização da visualização dos plug-ins em qualquer uma destas DAWs eu desde já agradeço! :D


Abração e parabéns pelo fórum
Humberto Santilli
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Organizacao de plugins

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Grande Humberto !!!

EU tive bons resultados com o <b>Nuendo</b>/Cubase colocando os plugins em subpastas dentro da pasta VSTplugins.

O importante é mover não só a dll, mas todos os arquivos e subpastas que a instalação do plugin colocou dentro de VSTplugins.

As demais pastas (em Program Files por exemplo), não devem ser alteradas de lugar.
Toda vez que o <b>Nuendo</b> inicia, ele faz ma varredura dos plugins e os organiza de acordo com as subpastas que você criou. Não tive problemas ao movê-las ou colocar os arquivos em outras pastas, desde que sempre estivessem dentro de VSTplugins.
Experimente,

Abraços
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Avatar do usuário
Humberto Santilli
Mensagens: 6
Registrado em: 01 Nov 2007, 00:55
Localização: São Paulo

Mensagem por Humberto Santilli »

E aí Dennis!!

Valeu a dica, deve funcionar em qualquer VST host fazendo desse jeito então... acho que basicamente são os .dll e os .cfg que tem que mover juntos, eu vou tentar.

Mas acho que seria bacana mesmo eu já criar as subpastas do jeito que eu quero na hora da instalação, que aí é garantido que eu estou alocando todos os arquivos necessários pro funcionamento do plug in com certeza absoluta. Eu sempre tive medo de fazer isso, mas agora que você falou eu confio que as sub-pastas vão funcionar dentro da VST PlugIns!!

Obrigadão pela dica Dennis, abração!!!

Humberto Santilli
Avatar do usuário
Adriano Ferreira
Mensagens: 11
Registrado em: 31 Out 2007, 10:52
Contato:

Mensagem por Adriano Ferreira »

Humberto, eu utilizo o <b>Nuendo</b> também; no inicio tive esse mesmo incomodo que você. A dica que o Denis passou realmente foi a unica a unica alternativa que encontrei.
A melhor coisa é você criar subpastas dentro da pasta VSTPlungis...e dela você se organiza da melhor forma de trabalho.
Avatar do usuário
Gabriel Duarte
Mensagens: 32
Registrado em: 05 Nov 2007, 23:45
Localização: são paulo & campinas
Contato:

Re: Organizando Plug Ins na exibição dos Inserts em Softwares

Mensagem por Gabriel Duarte »

Grande tópico! Valeu!
Gabriel Duarte
Responder