Mascaramento
Moderador: OmidBurgin
Mascaramento
Olá, mais uma vez venho lhes pedir ajuda caros amigos. estou com uma duvida apesar de ja saber a solução que é nda mais que EQUALIZAR DIREITO. É o segunite, estou usando um sampler de batera O BFD, gostaria de saber se é necessario equalizar os audios das peças que provém dele. Estou dizendo isso pois o chimbal esta competindo com um violão nessa mix que estou fazendo, sei que a melhor e mais indicada maneira de arrumar isso é EQ, mais pergunto em relação as outras peças, elas ja vem equalizadas quando se trata de Samplers como BFD por exemplo?
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- Bronze
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Samples de Bateria
Marcelo,
Com exceção de alguns casos (p.ex: hip hop) de samples estilísticos, eu diria que a grande maioria dos pacotes de samples (não só de bateria) tentam reproduzir o instrumento fielmente. Isso significa que os produtores dificilmente vão equalizar ou modificar as amostras significativamente. Talvez retirem alguns extremos ou corrijam alguma deficiência na <b>microfonação </b>, mas a idéia é que o usuário tenha acesso a um sample completo e possa então adequá-lo ao seu projeto.
É sempre recomendado processar (EQ, <b>reverb</b>, <b>compressor</b> etc.) o retorno do seu sampler de maneira que funcione no seu mix.
Abs
Com exceção de alguns casos (p.ex: hip hop) de samples estilísticos, eu diria que a grande maioria dos pacotes de samples (não só de bateria) tentam reproduzir o instrumento fielmente. Isso significa que os produtores dificilmente vão equalizar ou modificar as amostras significativamente. Talvez retirem alguns extremos ou corrijam alguma deficiência na <b>microfonação </b>, mas a idéia é que o usuário tenha acesso a um sample completo e possa então adequá-lo ao seu projeto.
É sempre recomendado processar (EQ, <b>reverb</b>, <b>compressor</b> etc.) o retorno do seu sampler de maneira que funcione no seu mix.
Abs
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Produtor Musical
Antes de equalizar alguma coisa a gente tem que responder uma pergunta: preciso equalizar? O que estou ouvindo me agrada ou tem algo que preciso alterar.
Não existem regras. Posso gravar um disco todo acustico e jamais usar uma equalização.
Posso fazer uma trilha somente com timbres sampleados e equalizar e comprimir tudo.
Depende do como está soando (principalmente no contexto da música, e não isoladamente) e como eu quero que soe.
Não existem regras. Posso gravar um disco todo acustico e jamais usar uma equalização.
Posso fazer uma trilha somente com timbres sampleados e equalizar e comprimir tudo.
Depende do como está soando (principalmente no contexto da música, e não isoladamente) e como eu quero que soe.
- OmidBurgin
- Bronze
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Re: Mascaramento
Caro Marcelo
Tem três tipos de equalização, duas referente as suas fontes músicais e uma terceira referente a <b>mixagem</b>:
1. a corretiva
2. a criativa
Referente a Equalização Corretiva, concordo com o Dennis acima. E a Equalização Criativa é interessante para vc modificar a sonoridade dos seus samples! Isso pode ser interessante, no caso de fazer um trabalho mais original ou se o estilo requer.
3. Depois tem uma Equalização referente ao seu mix, que pode ser corretiva ou criativa, mas com outros parâmetros:
Vc deveria primeiro ter uma noção clara o que vc quer atingir na <b>mixagem</b> da música, referente ao palco sonoro, espectro sonoro, etc. Uma vez que vc tem os seus elementos bem definidos, vc pode usar a equalização para atingir a sua meta. Nesta caso é irrelevante de onde o som veio. Pode ser chimbao captado, pode ser de um BDF library, etc. Não importa neste momento. O que importa é que a sua <b>mixagem</b> tem que ser clara e comunicar bem a emoção da música.
A sua dúvida acima se encaixa mais nesta terceira categoria e a resposta do Domene tem a ver.
Espero ter ajudado.
Abs
Tem três tipos de equalização, duas referente as suas fontes músicais e uma terceira referente a <b>mixagem</b>:
1. a corretiva
2. a criativa
Referente a Equalização Corretiva, concordo com o Dennis acima. E a Equalização Criativa é interessante para vc modificar a sonoridade dos seus samples! Isso pode ser interessante, no caso de fazer um trabalho mais original ou se o estilo requer.
3. Depois tem uma Equalização referente ao seu mix, que pode ser corretiva ou criativa, mas com outros parâmetros:
Vc deveria primeiro ter uma noção clara o que vc quer atingir na <b>mixagem</b> da música, referente ao palco sonoro, espectro sonoro, etc. Uma vez que vc tem os seus elementos bem definidos, vc pode usar a equalização para atingir a sua meta. Nesta caso é irrelevante de onde o som veio. Pode ser chimbao captado, pode ser de um BDF library, etc. Não importa neste momento. O que importa é que a sua <b>mixagem</b> tem que ser clara e comunicar bem a emoção da música.
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Espero ter ajudado.
Abs
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OMiDAcademia de Áudio .. www.academiadeaudio.com.br
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