Cálculo do ITDG....

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Qual a diferença entre um <b>absorvedor de membrana</b> (bass traps) e um <b>absorvedor</b> de banda larga? O que são Room Modes? Para que serve um <b>difusor</b> de resíduo quadrático (também conhecido como Schroeder e RPG) ou um <b>difusor</b> Fractal?
Aqui você pode discutir sobre como projetar Técnicas e Estúdios de Gravação, ondas estacionárias, <b>isolação</b> e materiais isolantes, <b>RT60</b>, PNC, Critério de Bonello, entre as outras centenas de assuntos relacionados à <strong>acústica</strong>.
murari
Mensagens: 5
Registrado em: 05 Jun 2011, 13:21

Cálculo do ITDG....

Mensagem por murari »

Olá pessoal do audio fórum,estou com muita dificuldade para calcular o (ITDG) e gostaria de saber se tem alguma fórmula ou regras que podem me ajudar nesse cáculo...abraço a todos..
fagnertonon
Mensagens: 2
Registrado em: 25 Fev 2011, 12:20

Re: Cálculo do ITDG....

Mensagem por fagnertonon »

ola murari, aqui vou tentar ti dar uma mão no calculo do itdg.

ITDG - INITIAL TIME <b>delay</b> GAP

1° passo - saber qual é o tempo do som direto:

para isso usamos: velocidade do som= a sua distancia da fonte/x (x e o valor em segundos que voce quer achar).
Ex: distancia da fonte sonara 2m
344m/1s = 2m/x
344x = 1*2
x = 2/344
x = 0,006 s ou 6 ms (este é o tempo que o som direto leva para chegar até voce)

2° passo - saber qual a distancia da primeira reflexão (early reflection):

para isso observamos o que seria o segundo caminho mais rapido que a onda leva para chegar ate voce, supondo que esta primeira reflexão venha do teto o calculo a ser usado sera:

x²=(sd/2)²+y²
x_ e a distancia que voce quer descobrir da sua primeira reflexão
(sd/2)²_ e a distancia do som direto dividido por 2 ao quadrado
y_ e a altura de onde voce esta para onde acontece o desvio da reflexão (Ex: sua sala tem 3m de altura, voce esta sentando a uma altura de 1m sua altura ate o teto sera de 2m, este e o valor de y = 2m) então:

x² = (sd/2)² + y² > x² = (2/2)² + 2² > x² = 1² + 2²
x² = 1 + 4 > x² = 5 > x = raiz(5)

x = ~2,24m este é o resutado do primeiro angulo da reflexão (saiu da fonte sonora e bateu no teto) como ele vai fazer dois movimentos bater no teto e chegar ate voce, mutiplicamos este resultado por 2

x = 2,24 *2 > x = 4,48m

3° passo - saber qual é o tempo da sua primeira reflexão (early reflections):

para isso usamos a formula do 1° passo, mas com a distancia que achamos no 2 passo

344m/1s = 4,48/x > 344x = 4,48 > x = 4,48/344

x = 0,013s ou 13ms

4° passo - agora que sabemos qual o tempo do som direto, e da primeira reflexão (early reflection) é so diminuir o valor do tempo da 1° reflexão pelo tempo do som direto.

ITDG_ initial time <b>delay</b> gap
PR_ tempo da primeira reflexão (early reflection)
SD_ tempo do som direto

ITDG = PR - SD
ITDG = 13ms - 6ms

ITDG = 7ms

estes calculos forão pensandos com as explicações das aulas do mario, mas fiz algumas alterações que considero que facilite o calculo é creio que funcione, si alguem achar erros na formula por favor mi avisem, pois a intenção é de obtermos os melhores resultados de maneira mais facil e precisa.
espero ter ajudado...........abraço
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