Olá,
Durante nossa aula de Áudio Analógico e Digital na OMiD, alguns alunos tiveram dúvidas em relação ao funcionamento dos Filtros utilizados em EQ, por exemplo.
A dúvida em questão é: Todos os Filtros (tanto os analógicos, quantos os digitais) utilizam Delays para criar defasagem e assim filtrar as frequências?
Abraço,
Filtros Analógicos e Digitais
- Marcelo Monteiro
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Filtros Analógicos e Digitais
Marcelo Monteiro
- Pedro Machado
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Nos filtros analógicos a filtragem é feita pela passagem do sinal de áudio por um circuito de ressonância (circuito RC). Este circuito pode ser comparado a uma cavidade ressonante <strong>acústica</strong>. A defasagem ocorre naturalmente neste circuito elétrico ressonante (causado pelo tempo de carga-descarga do capacitor da rede RC).
O <b>delay</b> de áudio analógico faz uso de outros circuitos para causar o retardo do sinal (por exemplo, o uso de um circuito integrado do tipo "brigada de balde").
Nos filtros digitais a filtragem é feita por um programa (seja em software ou hardware) de DSP (digital signal processing) por meio de um algoritmo de convolução, que por sua natureza, não afeta a fase do sinal. O <b>delay</b> pode ser ou não implementado (outro algoritmo) de acordo com o "gosto do freguês".
O <b>delay</b> de áudio analógico faz uso de outros circuitos para causar o retardo do sinal (por exemplo, o uso de um circuito integrado do tipo "brigada de balde").
Nos filtros digitais a filtragem é feita por um programa (seja em software ou hardware) de DSP (digital signal processing) por meio de um algoritmo de convolução, que por sua natureza, não afeta a fase do sinal. O <b>delay</b> pode ser ou não implementado (outro algoritmo) de acordo com o "gosto do freguês".
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- Bronze
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Outro tipo de filtro digital chama-se FIR (Finite Impulse Response). Através dessa técnica, pode-se conseguir regiões de corte bastante abruptas, difíceis de serem conseguidas através de outros tipos de filtros que normalmente limitam-se em 6 ou 12dB/oitava de corte.
Isso é conseguido através de pequenos DELAYs no projeto do filtro. Assim como o fenômeno de comb-filtering, em determinadas frequências o sinal é cancelado (filtrado) e rapidamente deixa de ser cancelado fora dessas frequências. Pode ser útil para equalizações NOTCH ou passa-altas precisos.
Filtros FIR também usam DELAYs para gerar saídas de fase-linear - ou seja, sinais sem distorção de fase.
Porém nem todos os filtros baseiam-se em delays.
Também é verdade que a maioria dos filtros analógicos gera delays (defasagens) nas saídas.
Isso é conseguido através de pequenos DELAYs no projeto do filtro. Assim como o fenômeno de comb-filtering, em determinadas frequências o sinal é cancelado (filtrado) e rapidamente deixa de ser cancelado fora dessas frequências. Pode ser útil para equalizações NOTCH ou passa-altas precisos.
Filtros FIR também usam DELAYs para gerar saídas de fase-linear - ou seja, sinais sem distorção de fase.
Porém nem todos os filtros baseiam-se em delays.
Também é verdade que a maioria dos filtros analógicos gera delays (defasagens) nas saídas.
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
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Olá pessoal.
Este é meu primeiro post e quero aproveitar para esclarecer uma dúvida antiga.
[]'s
Este é meu primeiro post e quero aproveitar para esclarecer uma dúvida antiga.
Pelo que entendi, então os EQ's digitais não apresentam problemas de atraso de grupos, é isso?Pedro Machado escreveu:Nos filtros digitais a filtragem é feita por um programa (seja em software ou hardware) de DSP (digital signal processing) por meio de um algoritmo de convolução, que por sua natureza, não afeta a fase do sinal.
[]'s
David Fernandes
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- Bronze
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Na verdade, a maioria deles apresenta sim problemas de fase....
Alguns EQs digitais possuem algoritmos de fase-linear e não geram distorções, embora possam apresentar um atraso entrada-saída (latência) que deve ser corrigido para evitar problemas subsequentes na <b>mixagem</b> com outras trilhas.
É seguro afirmar que em alguns anos, conforme o poder de processamento e inteligência dos algoritmos evoluam, os filtros de fase-linear sejam cada vez mais acessíveis e populares.
Mas há também a questão da "assinatura sônica" que muitos modelos de EQ tradicionais imprimem no áudio e que, de certa forma, são desejáveis por muitos engenheiros e produtores. Eles se acostumaram com as "distorções" de fase desses equipamentos e provavelmente seguirão explorando essa característica.
Na verdade, a maioria deles apresenta sim problemas de fase....
Alguns EQs digitais possuem algoritmos de fase-linear e não geram distorções, embora possam apresentar um atraso entrada-saída (latência) que deve ser corrigido para evitar problemas subsequentes na <b>mixagem</b> com outras trilhas.
É seguro afirmar que em alguns anos, conforme o poder de processamento e inteligência dos algoritmos evoluam, os filtros de fase-linear sejam cada vez mais acessíveis e populares.
Mas há também a questão da "assinatura sônica" que muitos modelos de EQ tradicionais imprimem no áudio e que, de certa forma, são desejáveis por muitos engenheiros e produtores. Eles se acostumaram com as "distorções" de fase desses equipamentos e provavelmente seguirão explorando essa característica.
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
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