Esotou abrindo aqui uma discussão que ajude a trazer uma definição mais formal e técnica à respeito da pergunta que não quer calar;
O que é faz um Produtor Musical?
É curioso, pois essa questão surge a partir da figura do Produtor. O que ele faz?
Eu sempre procurei entender o que existe de comum nas boas Produções e quê falta nas ruins.
A partir disso pude concluir que Produção é um PROCESSO com começo, meio e fim.
E este processo acontece independentemente de um responsavél por este processo;
O PRODUTOR MUSICAL. Uma vez que não existe esta figura, a Produção não deixa de existir, e fica portanto diluída nas mãos de diferentes "responsavéis".
Como os profissionais da Omid Academy definem formalmente a Produção Musical?
Que elementos técnicos devem ser usados para responsabilizar um Produtor em um contexto formal de uma Gravadora? E esta definiçaõ na questão de Royalties?
Aproveitando o mesmo assunto, como se pode definir portanto o CO-Produtor??
O Produtor é sempre quem "dá a última palavra", considerando a opnião dos CO-Produtores?
Abraço a todos.
Definição: O que é Produção
Moderador: OmidBurgin
-
- Mensagens: 6
- Registrado em: 13 Jan 2009, 16:39
- OmidBurgin
- Bronze
- Mensagens: 117
- Registrado em: 27 Out 2007, 13:58
- Localização: Zürich - New York - São Paulo
- Contato:
Re: Definição: O que é Produção
Ola Leondardo
Que pergunta abrangente! ..., mas pergunta boa!
A reposta pode ter várias facetas, mas vou passar aqui o que eu pratico e o que eu passo para os meus funcionários da OMiDstudios e aos alunos da OMiD Academia de Áudio:
Para delimitarmos o que um produtor musical faz, seria interessante primeiro avaliar o que uma produção musical deve fazer ou o que defini uma boa produção musical.
Uma boa produção é fundado em dois pilares:
1. Ter uma boa performance
2. Ter uma música bem escrito (songwriting)
O papel do produtor então é para garantir que isso aconteça. Sendo, referente a boa música, ele ter terá que diagnosticar o material musical, inclusive as letras e verificar se tudo esta coerente. A música deveria ser clara, com uma idéia genuína, um título que defende esta idéia, um inicio forte e todos os aspectos que ensinamos no curso de Pré Produção.
No outro lado, referente a performance, ele deverá verificar se a banda (ou artista, se for solo) esta bem ensaiado, tem habilidades técnicas suficientes, para eles não atrapalharem a emoção da performance. Porque, quando pensamos em performance, falamos de emoção (até usamos o termo contorno emocional para medir o desempenho emocional em tempo).
A parte musical é sempre mais importante que a parte técnica e a parte emocional sempre mais importante que a parte musical:
CONTORNO EMOÇIONAL
Nada é mais importante que isso! Pode ser chamado de outros nomes.
CONTEÚDO MUSICAL
O conteúdo musical não pode atrapalhar a emoção, sendo ela vem em segundo lugar.
LADO TÉCNICO
O lado técnico não pode atrapalhar a música, nem a emoção. O Produtor tem que fiscalizar bem o técnico e as suas decisões.
Em um momento de uma decisão difícil o produtor sempre se pergunta: 'o que a música pede' e últimamente 'como isso me ajude em desenhar o contorno emocional'? A definição do produtor seria então:
Administrador de Emoção!
Isso que fazemos. Mas, não esquece que é uma pirâmide: a emoção se revela em uma boa performance e precise ser sustentado por uma boa música. O lado técnico terá que ser impecável para criar a fundação de tudo. Sendo, administrar a emoção musical, implique milhares de pequenas decisões e atos. No final: a arte se faz pelos pequenos detalhe!
Espero que isso ajudou de alguma forma....
Abs, Omid Bürgin.
Que pergunta abrangente! ..., mas pergunta boa!
A reposta pode ter várias facetas, mas vou passar aqui o que eu pratico e o que eu passo para os meus funcionários da OMiDstudios e aos alunos da OMiD Academia de Áudio:
Para delimitarmos o que um produtor musical faz, seria interessante primeiro avaliar o que uma produção musical deve fazer ou o que defini uma boa produção musical.
Uma boa produção é fundado em dois pilares:
1. Ter uma boa performance
2. Ter uma música bem escrito (songwriting)
O papel do produtor então é para garantir que isso aconteça. Sendo, referente a boa música, ele ter terá que diagnosticar o material musical, inclusive as letras e verificar se tudo esta coerente. A música deveria ser clara, com uma idéia genuína, um título que defende esta idéia, um inicio forte e todos os aspectos que ensinamos no curso de Pré Produção.
No outro lado, referente a performance, ele deverá verificar se a banda (ou artista, se for solo) esta bem ensaiado, tem habilidades técnicas suficientes, para eles não atrapalharem a emoção da performance. Porque, quando pensamos em performance, falamos de emoção (até usamos o termo contorno emocional para medir o desempenho emocional em tempo).
A parte musical é sempre mais importante que a parte técnica e a parte emocional sempre mais importante que a parte musical:
CONTORNO EMOÇIONAL
Nada é mais importante que isso! Pode ser chamado de outros nomes.
CONTEÚDO MUSICAL
O conteúdo musical não pode atrapalhar a emoção, sendo ela vem em segundo lugar.
LADO TÉCNICO
O lado técnico não pode atrapalhar a música, nem a emoção. O Produtor tem que fiscalizar bem o técnico e as suas decisões.
Em um momento de uma decisão difícil o produtor sempre se pergunta: 'o que a música pede' e últimamente 'como isso me ajude em desenhar o contorno emocional'? A definição do produtor seria então:
Administrador de Emoção!
Isso que fazemos. Mas, não esquece que é uma pirâmide: a emoção se revela em uma boa performance e precise ser sustentado por uma boa música. O lado técnico terá que ser impecável para criar a fundação de tudo. Sendo, administrar a emoção musical, implique milhares de pequenas decisões e atos. No final: a arte se faz pelos pequenos detalhe!
Espero que isso ajudou de alguma forma....
Abs, Omid Bürgin.
Omid Bürgin ................ www.omidburgin.com
OMiDAcademia de Áudio .. www.academiadeaudio.com.br
OMiDAcademia de Áudio .. www.academiadeaudio.com.br