DÚVIDAS SOBRE MESA DE SOM!!! URGENTE!!!

Imagem
Imagem
Imagem
Como capacitores, indutores e resistores se tornam filtros Passa alta, Passa Baixa e Passa Banda? Qual a diferença entre um <b>microfone</b> Dinâmico e um <b>condensador</b>? O que é fluxo de sinal? Discuta para que serve as centenas de botões numa Mesa de som (como o Phantom Power), as diferentes classes de Amplificadores (A, AB,D, etc.), pré-amplificadores, <b>alto-falantes</b>, como isolar as rádios captadas em seus Monitores de Áudio, porque é importante um bom aterramento e diferenças entre cabos e fios.
renato_bettini
Mensagens: 4
Registrado em: 30 Jun 2010, 16:09

DÚVIDAS SOBRE MESA DE SOM!!! URGENTE!!!

Mensagem por renato_bettini »

Pessoal,

Sou leigo neste assunto e estou buscando meios de entender como funcionam as mesas de som, etc...

Estou com uma "missão" de organizar e re-estruturar o estúdio musical da igreja onde frequento.

Temos uma interface de gravação Digi001 e uma mesa de som Behringer UB2222FX-Pro.

A Digi001 tem 8 canais, sendo 2 com pré-amps nativos da Digi e 6 sem pré.

A questão é....!!! Essa mesa de som não tem nenhum Direct Out, porém tem 6 canais "Aux" e alguns inserts...

Para que serve os Inserts e para que serve os Auxiliares????

Preciso usar o pré-amp em 6 canais da Digi... Eu consigo com esta mesa/opções???

Outra questão....

Somente consigo enviar um canal amplificado para as interfaces de gravação através do Direct Out?? As mesas que consultei tem somente 8 Direct Outs....

Enfim, estou confuso!!!! rsrs...

Por favor, me ajudem!!

Obrigado!!!

Abraços!!!!!
Maurício Costa
Mensagens: 4
Registrado em: 22 Abr 2010, 18:39

Re: DÚVIDAS SOBRE MESA DE SOM!!! URGENTE!!!

Mensagem por Maurício Costa »

Olá, Renato!

Vamos por partes, me corrijam, se estiver errado:

Direct out:

Serve para pegar o sinal direto do canal da mesa, ou seja, o sinal
entra no pré, passa pelo equalizador e sai no direct out.

Inserts:

O sinal vem direto do pré, portanto sem passar por mais nada na mesa.
Se a sua mesa tiver inserts, é a melhor opção pra você gravar, você pega
o sinal que vem só do pré e seta pra entrada de linha da tua placa.
Os inserts servem pra isso, podendo colocar um efeito naquele canal vindo
do pré, passando pelo processador de efeitos e voltando pro insert ( é stereo, tem
in e out).
Uma coisa importante a se observar dos inserts é que se você só tira o sinal por ele
sem voltar, não dá pra usar o canal na mesa, o sinal foi embora… usando direct out, não.

Auxiliares:

Como o nome diz, são saídas auxiliares. Além da saída principal, "Main Mix", cujo volume
do canal é controlado pelo knob ou fader principal, na parte inferior da mesa, pode-se
usar saídas auxiliares, cujos volumes são controlados pelos respectivos knobs mostrados
na mesa.
Essas saídas podem ser usadas, e normalmente são, para colocar efeitos como <b>reverb</b>, <b>delay</b>…
Então, se você coloca o canal 1, por exemplo, com volume em 10 gain (no volume do canal, que vai pro main mix) e em 0 pro aux 1, vai sair no main e não no aux1. Assim como pode colocar volume pro aux e não querer que saia no main mix.

Um exemplo de aplicação é ter uma mesa onde os 8 primeiros canais são com bateria, vc regula o volume de cada canal desses no aux 1, percussão em outros x canais no aux 2, etc…
Coloca voz em outro canal e da volume no gain pra ela. Vc pode ensaiar com a mesa amplificando só a voz e gravando bateria, percussão e voz pela mesa!
Assim, na mesma mesa vc conseguiu mix de muitos canais separadas sem nem mesmo sair no main mix.


Ufa, resumindo:

No teu caso, use os inserts da mesa com cabos P-10 comuns ( como de guitarra ) e ligue
cada canal nas entradas da placa. Dessa forma você usa os prés da mesa para gravar, sem
problemas.

Caso queira usar efeito, use um cabo p-10 stereo em uma ponta, que entra no insert, e que
se divide em dois mono na outra ponta, para colocar um na entrada do processador e outro na saída. Assim, o sinal vem do pré, é processado e volta pra mesa.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida, fala.

Abraço!
renato_bettini
Mensagens: 4
Registrado em: 30 Jun 2010, 16:09

Re: DÚVIDAS SOBRE MESA DE SOM!!! URGENTE!!!

Mensagem por renato_bettini »

Poxa Maurício!!!!

Show de bola cara..... Entendi perfeitamente!!! Eu tinha uma breve noção de cada ítem deste que mencionei, porém, não sabia o que cada um fazia e para que servia...

Agora ficou claro... tranquilo...

Muito obrigado por responder!!!! Assim continuamos a compartilhar o conhecimento e ajuda a todos os que precisam!!!

Abraço!
Maurício Costa
Mensagens: 4
Registrado em: 22 Abr 2010, 18:39

Re: DÚVIDAS SOBRE MESA DE SOM!!! URGENTE!!!

Mensagem por Maurício Costa »

Uma ressalva!!

Quando vc usa os AUX, o volume que vai pras saídas AUX depende do volume geral do canal! Esqueci disso… Então, no exemplo que dei, vc precisaria pegar o sinal da voz não pela saída main mix, mas por outro aux, pelo direct out ou pelo insert dela.

Abraço!
Responder