Mixando a Cozinha

Imagem
Imagem
Imagem
Técnicas de <b>mixagem</b>? Veja algumas dicas para mix de projetos multi pistas, digitais ou analógicos. As etapas da <b>mixagem</b>, cozinha, cobertura, gain structure, melhor utilização de equalizadores (gráficos, paramétricos e de fase linear), <b>compressores</b> multi-banda, limitadores, gates, PAN e efeitos como <b>delay</b>, <b>reverb</b>, phaser, flanger e chorus. Discuta como obter palco sonoro, gravação estéreo ou 5.1, redução de ruído, dithering, gravações Lo-Fi e Hi-Fi e audições críticas.

Moderador: OmidBurgin

Avatar do usuário
OmidBurgin
Bronze
Mensagens: 117
Registrado em: 27 Out 2007, 13:58
Localização: Zürich - New York - São Paulo
Contato:

Mixando a Cozinha

Mensagem por OmidBurgin »

Esta mensagem foi recuperado do Audioforum antes da reformatação:

Mixando a Cozinha ( bass e Drums)

por Ismael Costa - terça, 16 outubro 2007, 10:16

Quais os Padrões de Mix pra deixar o baixo e a batera bem sincados e com peso. estou tendo dificuldades para deixar a batera mais no meio, sem estar muito na cara ou muito escondida no bolo.

Equip. Atlon XP 2600, 1G ram / Nuendo3, plugins Waves, Vsti: Battery, Hipersonic, Sonik, AD Drums, etc
Omid Bürgin ................ www.omidburgin.com
OMiDAcademia de Áudio .. www.academiadeaudio.com.br
Avatar do usuário
OmidBurgin
Bronze
Mensagens: 117
Registrado em: 27 Out 2007, 13:58
Localização: Zürich - New York - São Paulo
Contato:

Mixando a Cozinha ( bass e Drums)

Mensagem por OmidBurgin »

Esta mensagem foi recuperado do AudioForum antes da reformatação:


Mixando a Cozinha ( bass e Drums)
por Martin Guderle - quinta, 18 outubro 2007, 19:47

Cada mix é uma coisa e não ha regras para nada.

Para o sincronismo, se a bateria e o baixo foram criados via MIDI, você poderá mover os ataques mais importantes do bumbo e caixa para ocorrerem extamente nos tempos fortes. Fazer a mesma coisa com o baixo.

Se a a bateria e o baixo estão em audio ja fica mais dificil. Teria que entrar e editar bastante.

Quanto a presença da bateria teria que equalizar o bumbo (ex. tirar graves abaixo de 60HZ, aumentar no 6000Hz para sentir mais a pele), talvez fazer um buraco no baixo (ao redor de 120Hz).

Também pode ser feita uma compressão paralela (= mandar caixa bumbo e toms para um canal auxiliar, comprimir exageradamente e aumentar graves e agudos na EQ) e depois juntar novamente com a bateria original.
Editado pela última vez por OmidBurgin em 02 Nov 2007, 09:59, em um total de 1 vez.
Omid Bürgin ................ www.omidburgin.com
OMiDAcademia de Áudio .. www.academiadeaudio.com.br
Avatar do usuário
OmidBurgin
Bronze
Mensagens: 117
Registrado em: 27 Out 2007, 13:58
Localização: Zürich - New York - São Paulo
Contato:

Mensagem por OmidBurgin »

Esta mensagem foi recuperada do AudioForum antes da reformatação:

Re: Mixando a Cozinha ( bass e Drums)
por Ismael Costa - segunda, 22 outubro 2007, 15:44

Ola Martin. Obrigado pelas dicas viu! muito boas. to lendo os manuais dos plugins pra poder usar melhor os EQs, Comps etc, isso tem me ajudado pq eles ja dão uma dica das frequencias basicas de cada instrum. eu sou musico, compositor e e trabalho com produção tbem, mas nunca mixei, agora tenho que ralar pra pegar os macetes. se vc puder me passar seu email, agradeço. gostaria de manter contato. maelcosta@gmail.com um abração bons grooves e boas mix pra vc!
Omid Bürgin ................ www.omidburgin.com
OMiDAcademia de Áudio .. www.academiadeaudio.com.br
Avatar do usuário
Gabriel Duarte
Mensagens: 32
Registrado em: 05 Nov 2007, 23:45
Localização: são paulo & campinas
Contato:

Mensagem por Gabriel Duarte »

Eu li sobre um tal de NY style q fala exatamente sobre como combinar o baixo e a bateria (o bumbo, pra ser mais específico). O livro é "The Mixing Engineers Handbook (1999), Bobby Owsinsky" e é bem divertido de ler.

Esse método é bem simples na verdade e intuitivo na verdade: crie um send com um <b>compressor</b> bem apertado (tem um capítulo q ajuda a configurar o <b>compressor</b> da maneira q vc procura); mande o bumbo e o baixo em -0.6dB pra esse <b>compressor</b> e ajuste o volume até q as duas fontes (a direta e a de efeito) estejam aparecendo.

Eu usei algumas vezes e dá pra sentir uma diferença, mas não é super fantástico. Tente aí!
Gabriel Duarte
Avatar do usuário
OmidBurgin
Bronze
Mensagens: 117
Registrado em: 27 Out 2007, 13:58
Localização: Zürich - New York - São Paulo
Contato:

New York Compression

Mensagem por OmidBurgin »

Ola Gabriel

Eu recomendo o livro do Owinsky para todos os nossos alunos e executamos varios exemplos dele, entre outros, em aula. Uma outra referencia fantastica é do nosso parceiro de trabalho Friedemann Tischmeyer, que tem um livro e DVDs chamados Internal Mixing. O livro é somente em alemão, mas os DVDs estão em ingles e espanhol, etc.

A New York Compression, como nos chamamos aqui é um dos estilos essencial de um Técnico ou Produtor Musical saber como fazer. Os outros são Sonic Layering (London style) e produções naturais, aonde entra tb o mundo audiofilo (LA style).

Tem variações de como fazer o New York compression, mas em geral vc mande partes da bateria e o baixo para o <b>compressor</b> e EQ. Na bateria vc mandaria com certeza o Bumbo e muitas vezes os outros peças de membrana (caixa, toms, etc.). Normalmente vc não mande os pratos e chimbau. O baixo tb é opcional.

Você manda o sinal de cada instrumento com volumes diferentes, sendo não é um generico -0.6dB. Sugiro de vc fazer isso de ouvido. Mas, vc pode fazer um pequeno mix nos Sends do que vc mande para o <b>compressor</b>.

É entendido que a compressão é bastante exagerada! Ratio de 10:1 e um relativamente slow attack (depende muito do seu Kick), para os transientes passarem (Owinsky esqueceu de mencionar isso no seu livro).

Uma parte essencial, que vc não mencionou, é a equalização que vem depois do <b>compressor</b>. Ela é essencial para criar este som e é bem exagerada. Chamamos este tipo de EQ de 'smiley', pq tem high-shelf nos graves e nos agudos, parecendo um sorriso. A EQ é de 6-10dB em torno de 100Hz e 10kHz. A 'center-frequency' dos graves vc ajuste, referente ao seu Baixo e Bumbo. E a fc dos agudos, vc ajuste baseado nos transientes dos instrumentos. Em geral vc somente quer criar aquele 'ar' na ultima oitava (10-20kHz), sem afeitar os timbres logo abaixo disso (uns 8kHz).

Um outro detalhe importante: para o baixo, no sinal original, vc deveria deixar bastante espaço na primeira oitava e meia (20-63Hz), seguido logo pelo bumbo, na faixa dos 80-100Hz (depende do instrumento).

Última coisa: no final vc conta com o 'masking', sendo vc mixa o seu retorno do <b>compressor</b>-EQ abaixo do seu som original. Assim, vc mantenha os PEAKS, que vc tanta quer, mas consegue elevar o RMS em geral desta seção ritmica! Mas, nao esquece de deixar o attack do <b>compressor</b> bastante lento... Ai, vc esta bem no estilo do Ed Stasium.

Espero que tenho acrescentado inforamção suficiente para tudo mundo poder fazer em casa e espero que os meus alunos de Produção Musical estão acompanhando esta discussão, pq estamos fazendo exatamente isso desta última semana.

Abs.
Omid Bürgin ................ www.omidburgin.com
OMiDAcademia de Áudio .. www.academiadeaudio.com.br
Avatar do usuário
Gabriel Duarte
Mensagens: 32
Registrado em: 05 Nov 2007, 23:45
Localização: são paulo & campinas
Contato:

Mensagem por Gabriel Duarte »

Ah! Agora sim eu entendi o tal do estilo de NY. Hahahe Faz mais sentido! Vou usar aqui num álbum que estou mixando e já coloco os meus resultados.
Gabriel Duarte
Avatar do usuário
Adriano Ferreira
Mensagens: 11
Registrado em: 31 Out 2007, 10:52
Contato:

Muito boa as informações

Mensagem por Adriano Ferreira »

Omid, as informações foram muito bem captadas; na aula de <b>Pro Tools</b> com o Martin ele explicou um pouco sobre o NY Compression, e até fez um exemplo. Agora com essa explicação consegui desenvolver essa <b>mixagem</b> utilizando outro software.

Parabéns ao forum, esta muito bom.
Avatar do usuário
OmidBurgin
Bronze
Mensagens: 117
Registrado em: 27 Out 2007, 13:58
Localização: Zürich - New York - São Paulo
Contato:

New York Compression

Mensagem por OmidBurgin »

Oba! Fiquei feliz de poder ajudar.

Me lembrei agora, que os nossos alunos do curso de Produção descobriram um video bem simples, sobre como fazer a NY compression, usando FLstudios.

Eu nao assisti, mas poderia ser interessante para os alunos que não estão fazendo o curso de Produção Musical conosco.

Como não lembro do link, peço alguem do curso que esta lendo o forum de colocar nesta discussão. Exemplos sempre ajudem!

Abs
Omid Bürgin ................ www.omidburgin.com
OMiDAcademia de Áudio .. www.academiadeaudio.com.br
Avatar do usuário
Gabriel Duarte
Mensagens: 32
Registrado em: 05 Nov 2007, 23:45
Localização: são paulo & campinas
Contato:

Mensagem por Gabriel Duarte »

Achei http://www.youtube.com/watch?v=iAT1P0UBF58
É bem didático! Bem legal!
Tem algumas diferenças com o que o Omid falou, mas funciona também.
Gabriel Duarte
Avatar do usuário
Gabriel Duarte
Mensagens: 32
Registrado em: 05 Nov 2007, 23:45
Localização: são paulo & campinas
Contato:

Mensagem por Gabriel Duarte »

Aqui na minha mix não tá dando um resultado mto bom... É esquisito, parece q anula a fase!

Acho q não estou configurando muito bem meu <b>compressor</b>. Como solucionar isso?
Gabriel Duarte
Avatar do usuário
Martin Guderle
Mensagens: 34
Registrado em: 27 Out 2007, 13:38
Localização: São Paulo, Brasil

Mensagem por Martin Guderle »

Olá Gabriel. Qual é o programa que você está usando para fazer a compressão? E qual é o <b>compressor</b> ou EQ que você está usando?
Plug-ins podem ter pequenos atrazos, o que pode causar defasagem. A maiora dos softwares tem uma maneira de compensar pelo <b>delay</b> ou até tem compensação automática de <b>delay</b>.

abs
Martin Guderle
Professor da
OMiD international audio academy
http://www.omid.com.br
Avatar do usuário
Gabriel Duarte
Mensagens: 32
Registrado em: 05 Nov 2007, 23:45
Localização: são paulo & campinas
Contato:

Mensagem por Gabriel Duarte »

Eu tentei usar vários plugins diferentes e cada um teve uma resposta completamente diferente, mesmo com configurações parecidas.

Tiveram alguns q ficaram bem melhores quando eu inverti a fase!

Ainda não consegui um som super legal... Tenho melhores resultados comprimindo tudo.

Eu tentei com o Ozone (Izotope), Ultramaximizer (Waves - L1, L2 e L3), o RComp (Waves) e até o Vintage Warmer (PSP). Tentei outros tb, mas não lembro agora. O ganho de EQ foi com qualquer EQ aí da Waves ou o próprio <b>Nuendo</b>.
Gabriel Duarte
Avatar do usuário
OmidBurgin
Bronze
Mensagens: 117
Registrado em: 27 Out 2007, 13:58
Localização: Zürich - New York - São Paulo
Contato:

Como fazer uma mixagem de qualidade e nivel internacional?

Mensagem por OmidBurgin »

Caro Gabriel

Estou hesitando de falar isso, mas no final vc precisa aprender os conceitos de uma boa <b>mixagem</b>, pq os Plug-ins são somente ferramentas no final de varias decisões criativas.

Tb, vc precisa ter uma meta clara e um cronograma estabelecido antes de começar o seu trabalho de <b>mixagem</b>. Com isso vc procure implementar conceitos, p.ex. uma NY Compression ou Sonic Layering que levam aos ferramentos, p.ex. um plug-in.

Fazer ao contrario nao funciona. Vc acaba virando escravo das suas ferramenta em vez de domina-las para o seu processo criativo.

Eu imagino que esta minha resposta não vai te ajudar muito, porque não te da nenhuma dica concreta, além de vc estudar os processos de mixagens. Mas, sugiro de vc ouvir muito, esp. trabalhos do Steely Dan, para vc começar a ter um ouvido bem treinado e procurar estratégias para atingir este som. Para New York Compression acho interessante de vc analizar os trabalhos do Ed Stasium, um produtor de New York.

No final estudamos anos e temos anos de experiência para chegar a fazer os trabalhos com esta qualidade. Mas com persistência e perseverança vc chega la também, mas sempre de conceitos levando à ferramentas e não vice versa.
Omid Bürgin ................ www.omidburgin.com
OMiDAcademia de Áudio .. www.academiadeaudio.com.br
Avatar do usuário
Gabriel Duarte
Mensagens: 32
Registrado em: 05 Nov 2007, 23:45
Localização: são paulo & campinas
Contato:

Mensagem por Gabriel Duarte »

Os vários plugins q eu usei foram buscando fazer o ny trick. São todos <b>compressores</b> e estavam todos com configurações semelhantes e mesmo assim tive respostas bem diferentes.

Vcs tem alguma opinião a respeito?
Gabriel Duarte
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

<b>compressores</b> são famosos por terem uma "assinatura sônica". A sonoridade varia muito de um modelo para outro. Isso, sem considerar a resolução interna, headroom e outros detalhes que podem alterar significativamente a qualidade de áudio de um plug-in. Não é à toa que os melhores normalmente são mais caros - requrem muito mais trabalho de pesquisa e desenvolvimento.

Eu seguiria a sugestão do OMID - procure se especializar em poucos e bons plug-ins e com ouvidos treinados, vc certamente vai chegar ao resultado que está buscando !
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Responder