Frequencia de ressonancia Basstrap - absorvedor de membrana

Imagem
Imagem
Imagem
Qual a diferença entre um <b>absorvedor de membrana</b> (bass traps) e um <b>absorvedor</b> de banda larga? O que são Room Modes? Para que serve um <b>difusor</b> de resíduo quadrático (também conhecido como Schroeder e RPG) ou um <b>difusor</b> Fractal?
Aqui você pode discutir sobre como projetar Técnicas e Estúdios de Gravação, ondas estacionárias, <b>isolação</b> e materiais isolantes, <b>RT60</b>, PNC, Critério de Bonello, entre as outras centenas de assuntos relacionados à <strong>acústica</strong>.
Avatar do usuário
Luiz Martinelli
Mensagens: 30
Registrado em: 29 Out 2007, 09:52
Localização: São Paulo, Brasil

Re: Frequencia de ressonancia Basstrap - <b><b>absorvedor</b> de

Mensagem por Luiz Martinelli »

Olá Edson!
Deixei uma resposta no outro fórum, não sabia que você estava neste também.
Numa pesquisa recente que fiz achei em diversas fontes a densidade para painéis de compensado = 650 Kg/m³.

A densidade superficial = d x e
Sendo: d = densidade em m³
e = espessura do material

Assim você encontra a densidade superficial para cada caso.

O <b>absorvedor de membrana</b> é uma caixa selada, ou seja, uma estrutura de fixação e uma membrana fixada nessa estrutura e apenas nessa estrutura.

Porque eu chamei de "estrutura de fixação" e não de caixa de madeira ou coisa parecida? Porque você pode aproveitar a própria estrutura das paredes para fixar a membrana e criar a câmara de ar.

Abraço
Luiz Guilherme Martinelli
Arquiteto
OMiD international audio academy
http://audioacustica.com.br
ericrisso
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Jan 2009, 01:03

Re: Frequencia de ressonancia Basstrap - <b><b>absorvedor</b> de

Mensagem por ericrisso »

Boa noite, sou novo no fórum e novo em <strong>acústica</strong>.. estou procurando na net artigos para poder me aprofundar, sou técnico de som responsável de uma igreja de +/- 4 mil membros, estou como um pequeno problema de <strong>acústica</strong> (isolamento e tratamento interno) no prédio.. gostaria de saber se posso contar com a sabedoria de vcs para poder me ajudar ???

dimensões - 40mtx50mtx7mt (largura x comprimento x altura) . o teto e tod de la de vidro com pintura por baixo, paredes todas pintadas (algumas de alvenaria e outras de drywall) e o chão tbm é pintado... gostaria de saber o q poderia fazer pra melhorar a <strong>acústica</strong> interna do local...
o estilo musicas de nossa igraja pode se comparar a uma banda pop.. onde em media temos de 100 - 115db na hora do louvor.

obrigado
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Frequencia de ressonancia Basstrap - <b><b>absorvedor</b> de

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Olá!

Seria legal vc nos dizer quais os problemas que está enfrentando. Talvez descrevendo alguns fenômenos acústicos que estão acontecendo,

Abs
Dennis
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
ericrisso
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Jan 2009, 01:03

Re: Frequencia de ressonancia Basstrap - <b><b>absorvedor</b> de

Mensagem por ericrisso »

meu problema e q o palco e mto "vivo" e tudo fica mto alto la dentro (dentro pq ele tem todos os lados fechados, exceto a frente) preciso matar ele um poco e a igreja creio q o probelam maisor seria na volta do som pro palco.. ai criasse um <b>delay</b> do som da igreja para o palco...

estarei providenciando as fotos assim q possível...

-segue lista de equipamento da igreja....

8 caixas com 2 falantes oversound MG12/400 + 1 drive de 75wts (4 cada cluster);
4 SB1000;
1 amp studio R X-8 pros subs
1 amp studio R x-5 pros falantes da frente
1 amp studio R Z-700 pros drives da frente
1 amp Ciclotron Tip 3000 pros falantes do meio
1 amp Ciclotron Tip 600 pros drives do meio
console temos uma LS9-32 com 2 ADA , ficando assim com 48 canais, fazemos palco e pa com o mesmo console
a monitoração dos músicos no palco são todos por fone, exceto o pastor, q tem dois clear pra ele.
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Frequencia de ressonancia Basstrap - <b><b>absorvedor</b> de

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Entendo.... Acho que o primeiro passo seria diminuir a intensidade sonora o máximo possível dentro do palco, captando os instrumentos da maneira mais sensível possível, jogando a responsabilidade de sonorização da platéia para P.A.s bem regulados.

Ou seja, a intensidade, ângulo de cobertura e delays entre as caixas são fundamentais.

Algumas opções para estudar:
- Mónitoração dos músicos por sistema in-ear, diminuindo consideravelmente o uso e volume de retornos no palco (aparentemente já está fazendo isso!)
- <b>isolação</b> da bateria, com painéis de acrílico
- <b>microfones</b> bem próximos dos amplificadores, permitindo que o volume deles seja reduzido
- Experimentar baixo e guitarra em linha, descartando amplificadores de palco
- Instalar <b>absorvedores</b> na "sala" do palco. O ideal seria equilibrar a absorção para que os músicos escutem um som equilibrado. Se ocorrer um excesso de absorção nos agudos, não me preocuparia tanto, já que não estamos falando de um estúdio ou sala de monitoração. O principal objetivo é que o som do P.A. soe equilibrado e com inteligibilidade.
- Estudar o posicionamento das caixas de P.A. e planejar painéis refletores e/ou <b>absorvedores</b> para minimizar as reflexões que retornam ao palco
- Realizar uma medição <strong>acústica</strong> preliminar para ter idéia das reverberações nas oitavas, níveis de reflexões primárias, distribuição do campo sonoro e inteligibilidade
- 100-115dB SPL (ou dBA?) me parece um pouco alto, talvez seja necessário se o ruído de fundo for muito alto. Eu procuraria diminuir este nível até o limite da inteligibilidade boa para 90% do público. Se a <b>reverberação</b> do templo foi diminuída e balanceada, a margem de redução do SPL tende a ser alta. Portas e janelas deveriam estar fechadas e possivelmente isoladas se o ruído que entra é alto.
- Dificilmente uma sala deste tamanho terá um bom comportamento acústico para sons desta intensidade e com um tratamento relativamente simples, como você descreveu.
- É muito provável que um projeto acústico e a instalação de peças absorvedoras sejam necessários.

Vamos trocando idéias, abs!
Dennis
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Emerson Prado
Mensagens: 7
Registrado em: 12 Abr 2009, 00:52

Re: Frequencia de ressonancia Basstrap - <b><b>absorvedor</b> de

Mensagem por Emerson Prado »

Olá,
Há alguma forma de se estimar a largura de banda de atuação de um <b>absorvedor de membrana</b>?
Abraços,
Emerson
Responder