Calculo de TL e STC em um projeto de isolamento

Imagem
Imagem
Imagem
Qual a diferença entre um <b>absorvedor de membrana</b> (bass traps) e um <b>absorvedor</b> de banda larga? O que são Room Modes? Para que serve um <b>difusor</b> de resíduo quadrático (também conhecido como Schroeder e RPG) ou um <b>difusor</b> Fractal?
Aqui você pode discutir sobre como projetar Técnicas e Estúdios de Gravação, ondas estacionárias, <b>isolação</b> e materiais isolantes, <b>RT60</b>, PNC, Critério de Bonello, entre as outras centenas de assuntos relacionados à <strong>acústica</strong>.
demisak
Mensagens: 3
Registrado em: 26 Set 2008, 14:23

Calculo de TL e STC em um projeto de isolamento

Mensagem por demisak »

Ola pessoal,

Será que alguém poderia esclarecer a respeito do cálculo de TL e STC em um projeto de isolamento acústico? Eu ainda estou com dificuldade para entender o processo, e pelo que entendi o STC não reflete bem as frequencias graves e a maior parte dos materiais vem somente com os STC's... Como poderia calcular sabendo que o STC não tem o mesmo valor que as TL's? Desculpem caso não tenha sido claro com as perguntas! Obrigado!
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Calculo de TL e STC em um projeto de isolamento

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Olá Demisak!

O STC (Sound Transmission Class) é na verdade um "resumo" ou "resultado" consolidado de várias TLs (Transmission Loss) de uma determinada estrutura.

Para se chegar ao valor do STC, são medidas as atenuações em dB que a estrutura (parede, porta) oferece à passagem de várias frequências pré-determinadas. Por exemplo: 25dB em 250Hz, 29dB em 500Hz, 34 dB em 1KHz etc. Estes dados são plotados em um gráfico de TL e em seguida, a curva obtida é comparada com uma curva padrão para se determinar o valor do STC. Pelo padrão da Indústria, somente os centros de oitavas de 125Hz a 4KHz são medidos - o que representa bem a TL que aquela estrutura oferece, por exemplo, à voz. Mas não é muito representativa para sons amplificados ou que contenham muita intensidade abaixo de 125Hz.

Existem algumas regrinhas na hora de comparar e determinar o STC. Elas podem ser encontradas na Internet ou em livros de <strong>acústica</strong>, infelizmente não me lembro de cabeça.

Por fim, vale lembrar que TL = tudo o que não foi transmitido. Portanto, é igual ao que foi REFLETIDO + ABSORVIDO pela estrutura. Abs!

Dennis
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
demisak
Mensagens: 3
Registrado em: 26 Set 2008, 14:23

Re: Calculo de TL e STC em um projeto de isolamento

Mensagem por demisak »

Obrigado pela resposta Dennis!!

Eu comprei o manual pratico de <strong>acústica</strong> do Sólon do Valle, porém ainda nao chegou... espero que tenha algumas informações a respeito... Voce tem algum livro para indicar? Valeu!
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Calculo de TL e STC em um projeto de isolamento

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Este livro explora o assunto, deve ajudar (página 184).
Uma referência para mim é sempre o Master Handbook of Acoustics, do F. Alton Everest.

Abs
Dennis
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Emerson Prado
Mensagens: 7
Registrado em: 12 Abr 2009, 00:52

Re: Calculo de TL e STC em um projeto de isolamento

Mensagem por Emerson Prado »

O própro Sólon disponibilizou uma planilha que dá uma idéia de como se chega em um STC. A planilha calcula o índice baseado em níveis de pressão sonora medidos dentro e fora da estrutura, em várias faixas de frequência. Ela também mostra que frequências baixas são sumariamente ignoradas...
http://www.solon.eng.br/download/stc.xls
Abraços,
Emerson
Responder