Página 1 de 1

Pianistas

Enviado: 04 Dez 2007, 15:28
por Marcelo Monteiro
Olá,

Estou começando meus estudos de teclado e gostaria de saber nomes de grandes pianistas e boas músicas de referência, tanto as eruditas, como as de jazz!
Não necessariamente músicos virtuosos, mas os que tem feeling na música. Abraços!

pianistas

Enviado: 05 Dez 2007, 10:44
por Sergio Chnee
Marcelo,
Há um número gigantesco de pianistas, técnicas de interpretação e correntes estilísticas.
Mas eu sugiro a você começar por Friedriech Gulda. Trata-se de um excelente intérprete de Mozart que passou vários anos tocando somente jazz e depois voltou pro Mozart.
Imperdível!

Pianistas

Enviado: 05 Dez 2007, 11:15
por Marcelo Monteiro
Olá Sérgio,

Obrigado pela dica! Concordo que existem muitas opções, muitos intérpretes sendo que este tipo de pergunta chega a ser vaga. Mas cada pessoa que dá uma indicação, ajuda bastante na seleção além de enriquecer muito o conhecimento. Abraço.

Pianistas de Jazz

Enviado: 10 Dez 2007, 15:34
por OmidBurgin
Ola Marcelo

Gostei da dica do Sergio. Acho interessante de acrescentar a Martha Argerich, que interpreta muito bem os Romanticos, como Chopin, etc. Tb, pq é sul-americana!

Para Jazz: Bill Evans, pq é super-emocional e de uma maneira simples.

No Brasil: Benjamin Taubkin!!! Imperdível! Alias, se vc se interessa para este mundo vc ja deveria estar falando com ele!

Enfim, a lista ta longa e ao final o mais importante é de vc assistir uns concertos. Agora que estou em New York, estou passando de um Clube de Jazz para outro. Aqui tenho o prato cheio, mas em São Paulo não faltam oportunidades tb.

Acho interessante de vc assistir um concerto (qq estilo), depois conversar com o pianista.

Re: Pianistas

Enviado: 29 Mar 2010, 18:37
por Cibele
Sei que este tópico é antigo mas, para possíveis e futuras consultas, uma sugestão pessoal em termos técnicos execucionais :Ruth Slenczynska, Dubravka Tomsic, Ida Czernecka,Nikita Magaloff, Glenn Gould e Dinu Lipatti além de talento possuem uma técnica ímpar.
Agora um pianista brasileiro que possui os mesmos atributos dos supra citados fazendo mesmo uso da técnica é o mogiano Carlos Eduardo Albertini. Foi meu professor, meu orientador, com ele aprendi muito. Não pude dar continuidade por uma questão de saúde e pela agenda dele que por ora e infelizmente não coincide mais com a minha.
Espero ter contribuido !
Cibele