Pianistas

Imagem
Imagem
ImagemTroque idéias de composição em geral e técnicas para criar uma música. Conceitos fundamentais para entender a música como, tons, intervalos, harmonia, melodia, escalas(maior, menor e menor melódica), pentatônicas e tráides. Veja algumas dicas de criatividade, superação de bloqueios criativos, regência e contraponto com exelentes músicos.

Moderador: OmidBurgin

Avatar do usuário
Marcelo Monteiro
Mensagens: 10
Registrado em: 27 Out 2007, 13:40
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Pianistas

Mensagem por Marcelo Monteiro »

Olá,

Estou começando meus estudos de teclado e gostaria de saber nomes de grandes pianistas e boas músicas de referência, tanto as eruditas, como as de jazz!
Não necessariamente músicos virtuosos, mas os que tem feeling na música. Abraços!
Marcelo Monteiro
Avatar do usuário
Sergio Chnee
Mensagens: 4
Registrado em: 29 Out 2007, 15:35
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

pianistas

Mensagem por Sergio Chnee »

Marcelo,
Há um número gigantesco de pianistas, técnicas de interpretação e correntes estilísticas.
Mas eu sugiro a você começar por Friedriech Gulda. Trata-se de um excelente intérprete de Mozart que passou vários anos tocando somente jazz e depois voltou pro Mozart.
Imperdível!
Sergio Igor Chnee
Regente
http://www.sergioigor.art.br

Palestrante da
OMiD international audio academy
http://www.omid.com.br
Avatar do usuário
Marcelo Monteiro
Mensagens: 10
Registrado em: 27 Out 2007, 13:40
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Pianistas

Mensagem por Marcelo Monteiro »

Olá Sérgio,

Obrigado pela dica! Concordo que existem muitas opções, muitos intérpretes sendo que este tipo de pergunta chega a ser vaga. Mas cada pessoa que dá uma indicação, ajuda bastante na seleção além de enriquecer muito o conhecimento. Abraço.
Marcelo Monteiro
Avatar do usuário
OmidBurgin
Bronze
Mensagens: 117
Registrado em: 27 Out 2007, 13:58
Localização: Zürich - New York - São Paulo
Contato:

Pianistas de Jazz

Mensagem por OmidBurgin »

Ola Marcelo

Gostei da dica do Sergio. Acho interessante de acrescentar a Martha Argerich, que interpreta muito bem os Romanticos, como Chopin, etc. Tb, pq é sul-americana!

Para Jazz: Bill Evans, pq é super-emocional e de uma maneira simples.

No Brasil: Benjamin Taubkin!!! Imperdível! Alias, se vc se interessa para este mundo vc ja deveria estar falando com ele!

Enfim, a lista ta longa e ao final o mais importante é de vc assistir uns concertos. Agora que estou em New York, estou passando de um Clube de Jazz para outro. Aqui tenho o prato cheio, mas em São Paulo não faltam oportunidades tb.

Acho interessante de vc assistir um concerto (qq estilo), depois conversar com o pianista.
Omid Bürgin ................ www.omidburgin.com
OMiDAcademia de Áudio .. www.academiadeaudio.com.br
Cibele
Mensagens: 5
Registrado em: 25 Mar 2010, 02:48

Re: Pianistas

Mensagem por Cibele »

Sei que este tópico é antigo mas, para possíveis e futuras consultas, uma sugestão pessoal em termos técnicos execucionais :Ruth Slenczynska, Dubravka Tomsic, Ida Czernecka,Nikita Magaloff, Glenn Gould e Dinu Lipatti além de talento possuem uma técnica ímpar.
Agora um pianista brasileiro que possui os mesmos atributos dos supra citados fazendo mesmo uso da técnica é o mogiano Carlos Eduardo Albertini. Foi meu professor, meu orientador, com ele aprendi muito. Não pude dar continuidade por uma questão de saúde e pela agenda dele que por ora e infelizmente não coincide mais com a minha.
Espero ter contribuido !
Cibele
Responder