Instrumentos de orquestra

Imagem
Imagem
ImagemTroque idéias de composição em geral e técnicas para criar uma música. Conceitos fundamentais para entender a música como, tons, intervalos, harmonia, melodia, escalas(maior, menor e menor melódica), pentatônicas e tráides. Veja algumas dicas de criatividade, superação de bloqueios criativos, regência e contraponto com exelentes músicos.

Moderador: OmidBurgin

Avatar do usuário
André Rodrigues Alves
Mensagens: 8
Registrado em: 02 Nov 2007, 09:33

Instrumentos de orquestra

Mensagem por André Rodrigues Alves »

Olá! Sou aluno do curso de produção musical, mas acho que a minha dúvida se enquadra mais na área de composição.
Gostaria de saber se existe alguma bibliografia especializada (de boa qualidade) que fale sobre a utilização adequada dos instrumentos de orquestra (tipo violinos, celos, violas, etc)? Tenho utilizado alguns samplers de instrumentos desse tipo como Fills e Pads em algumas canções Pop a até mesmo Rock, mas não sei se estou fazendo da melhor forma. Já compreendo bem as maneiras mais usuais de colocar estes instrumentos na <b>mixagem</b>, porém a composição das linhas (como compor linhas de três violinos para formarem um Pad, por exemplo) ainda é feita sem muito conhecimento por mim.
Se alguém tiver alguma boa dica para me ajudar, eu agradeço muito.

Grande abraço.

André R. Alves
Avatar do usuário
OmidBurgin
Bronze
Mensagens: 117
Registrado em: 27 Out 2007, 13:58
Localização: Zürich - New York - São Paulo
Contato:

instrumentação e orquestração

Mensagem por OmidBurgin »

Caro André

Estas tecnicas vc aprende através de estudos de <b> instrumentação </b> e <b> orquestração </b>.

Na <b> instrumentação </b> vc aprende quais são as características de cada instrumento e como criar timbres interessantes referente as dinâmicas e tessitura. Tb pode cobrir questões de combinações simples de instrumentos, como p.ex. tres linhas de violinos.

A <b> orquestração </b> ja presupoe um conhecimento da <b> instrumentação </b> e começa a juntar possibilidades orquestrais, sendo quem poderia tocar com quem e em que registro. Ao final vc crie outro timbres, mas tb começa falar de textura, arranjo, etc.

Um otima referencia é:

Adler, Samuel: The Study of Orchestration. New York: Norton.

É tudo em ingles, mas é O LIVRO, que tudo mundo em Hollywood tem no lado do Sinte para fazer as melhores decisões. Vem com 6 CDs e é MUITO CARO. Tem alguns alunos do curso de composição, na qual estamos cobrindo exatamente estes aspectoes de <b> instrumentação </b>/<b> orquestração </b>, que estão se juntando para comprar juntos. Ve com Andre ou Fabio.

Uma outra referencia bem interessante, mas nao tao confiavle, é a coleção do Gariton Personal Orchestra, que sonorizou os exemplos do livro de orquestracao deo Rimsky-Korsakov. Ele era o professor do grande Stravisnky, que escreveu A Sagração da Primavera e influencio todos os compositores de trilhas sonoras (tem trechos longas da obra copiada na trilha sonoras dos filmes Harry Potter!).

Espero que isso te ajude... Ao final tem tb o meu curso de composição, no qual temos um ano para aprender fazer isso, começando com uma flauta e terminando com um pequeno orquestra! O interessante nisso é que vc vai ter que escrever cada 2 semanas e aprende atraves da experiencia. Sempre funciona!

So para ter certeza:
_______________________________________________
timbre: característica de um som (normalmente um instrumento), através de serie harmonica, envolopes, transientes e formantes.
textura: possiveis tramas de juntar linhas melodicas verticalmente em tempo.
tessitura: pode ser as notas que um instrumento pode tocar (da nota mais grave ate a nota mais alta), mas muitas vezes se entende as notas aonde o instrumento soa melhor.

Abs,
Omid Bürgin ................ www.omidburgin.com
OMiDAcademia de Áudio .. www.academiadeaudio.com.br
Avatar do usuário
André Rodrigues Alves
Mensagens: 8
Registrado em: 02 Nov 2007, 09:33

instrumentação e orquestração

Mensagem por André Rodrigues Alves »

Grande Omid,

Obrigado pela resposta! Ainda me restam muitas dúvidas nesse assunto, mas você já me deu alguns caminhos para seguir.
Vou procurar conseguir este obra do Samuel Adler que você indicou.

Na próxima quarta-feira, estarei aí para o curso de Produção, e vou me informar mais sobre o curso de Composição, pois tenho muito interesse em fazê-lo no ano que vem.

Mais uma vez obrigado e grande abraço!

André R. Alves.
Avatar do usuário
Marcelo Monteiro
Mensagens: 10
Registrado em: 27 Out 2007, 13:40
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Instrumentos Sinfônicos

Mensagem por Marcelo Monteiro »

Ola André,

Uma opção modesta, para você aprender sobre instrumentos sinfônicos é um chamado: Sobre os Instrumentos Sinfônicos e em Torno Deles - José Alexandre dos Santos Ribeiro, Editora Record

É um bom livro que explica bem o funcionamento dos instrumentos sinfônicos, onde eles ficam posicionados no palco e o porque. O preço é bem acessível (custa uns R$ 50,00) . Acho que vai te ajudar a utilizar melhor os instrumentos, mas em relação a composição creio que não. Abraço,
Marcelo Monteiro
Avatar do usuário
André Rodrigues Alves
Mensagens: 8
Registrado em: 02 Nov 2007, 09:33

Instrumentos sinfônicos

Mensagem por André Rodrigues Alves »

Valeu pela dica Marcelo!

Vou procurar esse livro que você falou. O preço é bem acessível mesmo. Vou ver se encontro aqui ao lado do meu trabalho, na Livraria Cultura.

Abraço.
Avatar do usuário
Sergio Chnee
Mensagens: 4
Registrado em: 29 Out 2007, 15:35
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Mensagem por Sergio Chnee »

Sugiro também o excelente livro de Walter Piston - <b> orquestração </b>. Não sei se já há em português. Há em inglês e espanhol.
Sergio Igor Chnee
Regente
http://www.sergioigor.art.br

Palestrante da
OMiD international audio academy
http://www.omid.com.br
Avatar do usuário
André Rodrigues Alves
Mensagens: 8
Registrado em: 02 Nov 2007, 09:33

Mensagem por André Rodrigues Alves »

Sérgio, obrigado pela dica!

Este livro que você citou, tem enfoque de composição, utilização de instrumentos ou regência?

Abraço.
Avatar do usuário
Sergio Chnee
Mensagens: 4
Registrado em: 29 Out 2007, 15:35
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

enfoque

Mensagem por Sergio Chnee »

O enfoque principal é em <b> orquestração </b>. É uma das principais referências mundiais no assunto.
Sergio Igor Chnee
Regente
http://www.sergioigor.art.br

Palestrante da
OMiD international audio academy
http://www.omid.com.br
Avatar do usuário
André Rodrigues Alves
Mensagens: 8
Registrado em: 02 Nov 2007, 09:33

Enfoque

Mensagem por André Rodrigues Alves »

Obrigado Igor.

Vou procurar esse livro.

Abraço.
Avatar do usuário
OmidBurgin
Bronze
Mensagens: 117
Registrado em: 27 Out 2007, 13:58
Localização: Zürich - New York - São Paulo
Contato:

orquestração e instrumentação

Mensagem por OmidBurgin »

Ola André

Como vcs sabem, estou neste momento trabalhando em New York, que tem muitas vantagens, esp. de trabalhar com os tops do mundo!!!

Semana passada, teve a grande oportunidade de trabalhar com o Paul Steinbauer da Vienna Symphonic Library. Fiquei impressionadissimo em como melhorou o mundo dos samples orchestrais. Fiquei com boca-aberta! Vou trabalhar com eles mais tarde neste ano em Vienna (estão fazendo um projeto Acústico interessantíssimo de Convolução, o MIR, mas isso te conto mais tarde...).

Vale a pena de conhecer: http://www.vsl.co.at

Escute os variso exemplos.

Abs,
Omid Bürgin ................ www.omidburgin.com
OMiDAcademia de Áudio .. www.academiadeaudio.com.br
Avatar do usuário
André Rodrigues Alves
Mensagens: 8
Registrado em: 02 Nov 2007, 09:33

orquestração e instrumentação : Vienna

Mensagem por André Rodrigues Alves »

Grande Omid,

Eu escutei alguns exemplos da Vienna Symphonic Library. São simplesmente incríveis!!!
E eu já estava satisfeito com os samplers que eu estou usando (East West EWQLSO Gold Edition), mas fiquei impressionado com o realismo destes instrumentos.
Também é legal porque eles mostram todos os instrumentos usados no arranjo. Gostei muito.

Abs.
Avatar do usuário
Gabriel Duarte
Mensagens: 32
Registrado em: 05 Nov 2007, 23:45
Localização: são paulo & campinas
Contato:

Mensagem por Gabriel Duarte »

sugiro tb o arranjo, do carlos almada.
é baratinho e tem bastante informação sobre <b> instrumentação </b> e sobre técnicas modernas de arranjo.
Gabriel Duarte
Avatar do usuário
OmidBurgin
Bronze
Mensagens: 117
Registrado em: 27 Out 2007, 13:58
Localização: Zürich - New York - São Paulo
Contato:

Re: Instrumentos de orquestra

Mensagem por OmidBurgin »

Ola Andre

Acabei de voltar de New York, aonde encontrei as cabeças da Viennese Symphonic Library! Passamos um dia trabalhando juntos num estúdio de Manhattan.

Eu fiquei impressionado com a qualidade do trabalho e a dedicação destes austríacos malucos! Passarem anos preparando este material!

Seria interessante investigar o Vienna Instruments User Interface, com qual vc pode criar transições entre timbres, mudando articulações e <b>dinâmicos</b>, etc. É incrível.

Quando tenho tempo vou conversar com eles de novo, pq eles prometeram que poderíamos conseguir copias para a <b>OMiD international audio academy</b>, para uso didático! Usaremos isso nas aulas de Composição Livre.

Grande abs.
Omid Bürgin ................ www.omidburgin.com
OMiDAcademia de Áudio .. www.academiadeaudio.com.br
Avatar do usuário
André Rodrigues Alves
Mensagens: 8
Registrado em: 02 Nov 2007, 09:33

Re: Instrumentos de orquestra

Mensagem por André Rodrigues Alves »

Grande Omid!

Deve ter sido uma experiência muito gratificante!

Pretendo estar de volta à Audio Academy no segundo semestre... agora estou prestes a casar então... sabe como é... muitos gastos e pouquíssimo tempo.

Estou estudando um pouco de <b> orquestração </b> e <b> instrumentação </b> com um material que consegui de uns amigos, e também consegui os exemplos de áudio do "Study of orchestration" do Adler (mas ainda não consegui o livro). Se tudo correr bem, no segundo semestre estarei aí de volta.

Grande abraço.

André.
Avatar do usuário
Julian J. Ludwig
Mensagens: 23
Registrado em: 07 Abr 2008, 23:56
Localização: Germany / Brazil
Contato:

Re: Instrumentos de orquestra

Mensagem por Julian J. Ludwig »

O "The Study of Orchestration" do Adler é muito bacana mesmo.

Ja faz algum tempo que uso ele como minha principal fonte sobre o assunto.

Lembro que primeiro li "PRINCIPLES OF ORCHESTRATION " do Korsakov e achei muito bacana conhecer melhor as idéias do mestre, entretanto em alguns aspectos técnicos o livro não era atual.

Não lembro de um exemplo especifico no momento, mas eram coisas relacionadas ao próprio instrumento, como pedal da Harpa etc.

Boa sorte nos estudos. :wink:
Um abraço
Ludwig
http://brazilianguitar.net
Responder