Página 1 de 1

Composição do Zero

Enviado: 01 Nov 2007, 13:08
por Otavio Marcal
Qual é a melhor técnica de se começar uma música?

Se alguém lhe da um tema, como é a melhor formar de se compor uma música para aquele tema, além da inspiração?

Enviado: 01 Nov 2007, 16:45
por OmidBurgin
Ola Otavio

Em principio cada um tem a sua preferencia e o seu jeito de fazer as coisas. Mas, depois de ter ensinado composição por varios anos eu sugiro o seguinte:

1. Procure de criar um conceito geral da sua peça antes de você colocar as notas no papel.
2. Procure firmar este conceito com desenhos e/ou qualquer maneira que vc acha útil para firmar as ideias. Isso vai ser muito importante para vc nao se perder depois, durante o processo da composica.
3. Uma maneira muito util, que ensinamos aqui na OMiD é de criar um 'Contorno Emocional', no qual vc coloque nos eixos X a emoção e no Y o tempo. Seria uma especie de medição de o que vc experiencaria durante a peça numa linha de tempo.

Isso acho sao os pontos de partida mais importante para iniciar uma composica, tanto para um iniciante quanto para um compositor ja com anos de experiencia.

Deu para entender?

Abs, Omid.

Enviado: 06 Nov 2007, 08:57
por Otavio Marcal
Eu entendi.

Mas e se eu não tenho conhecimentos musical suficiente pra compor em um violão, por exemplo? Devo contratar um músico pra isso?
E se eu não tiver dinheiro pra contratar um arranjador?



* A resposta é meio obvia, mas não custa nada.

Como aprender a compor do zero

Enviado: 08 Nov 2007, 01:14
por OmidBurgin
Ola Otavio

a grande vantagem dos compositores é que podemos fazer o nosso trabalho for do tempo real da música. Na improvisação, vc precisa fazer todas as decisões na hora, sendo incrvelmente rápido! Isso é uma arte em si!

Na composição vc pode ralentar a música para vc achar as notas, pode voltar, fazer de novo, etc. Isso é uma grande vantagem. Mas precisa ter muita paciência e perseverança, quando começar.

Eu sempre recomendo aos meus alunos iniciantes de composição de fazer o seguinte:

Canta uma melodia simples, como 'Parabéns pra vc...' Vc sabe cantar isso e vc deve ter alguma noção básica de um pentagrama e um ritmo simples. Se vc não tem, precisa fazer algumas aulas básicas de teoria musical. Depois disso vc vai ter cantar varias vezes ate achar o tempo um e a tônica. Uma vez acertado, vc vai começar a achar as outras notas. Em caso que vc nao achar, canta a escala maior ate achar a nota certa, e ai vai....

A vantagem disso é que vc pode fazer isso no ponto de ônibus, na espera em uma fila, em qualquer lugar!

Eu sei que nao é muito fácil no inicio, mas uma vez que pegou o jeito, vc vai começar poder fazer isso com qualquer melodia que passe na sua cabeça e no final a sua própria composição.

Vc pode tmb fazer isso com o seu violão, mesmo que dura minutos para achar cada nota... Mas com tempo vai ficar mais rápido.

Concluindo, uma dica para todos os compositores: é muito importante de vc sempre cantar o que vc escreve e vice versa. É o caminho mais rapido de vc ouvir as suas partituras e vc poder transcrever rapidamente as suas ideias!

Grande abraço e boa sorte (e muita perseverança)

Enviado: 15 Nov 2007, 11:32
por Gabriel Duarte
Eu gosto de compôr no computador, gravando trechos, editando, juntando pedacinhos, instrumentos virtuais.

A primeira idéia q vc tem pra composição é importante, mas vc tb não precisa ter algum compromisso com ela. A composição é mto viva. Quando vc começa, as vezes ela vai pra outro lado e essa idéia inicial se perde completamente, oq não faz da música ruim.
Mas, sim, devemos pensar em "contorno emocional", bem como densidade, dinâmica, planos de foco, movimento etc. Esses e outros são conceitos q vale a pena estudar mais a fundo, antes de mais nada.

Enviado: 20 Nov 2007, 00:11
por tiagojanuario
Olá Otavio tudo bem, bom cara cada um tem seu jeito de começar uma composição, mas, se não tem muito conhecimento, sugiro todos os passos do OMID, mas antes de tudo escute muitas coisas antes, mas na linha do que quer compor, escute preste atenção nos detalhes da composição, na Harmonia, nos contrapontos, principalmente, na Dinâmica da música...

a diferença da parte A e B da música, lembrando que isso não é uma regra para ninguém, não existe regras para compor e sim caminhos,
acho que é um bom passo para começar.

Um Abraço.

Enviado: 05 Dez 2007, 10:56
por Sergio Chnee
Também quero dar a minha opinião. Métodos e técnicas há várias. O importante é você aprender técnicas mas se lembrar sempre que sem a emoção elas são um campo árido.
Alías, as mesmas técnicas podem ser subvertidas quando houver um motivo para tal a fim de que a obra seja musical.

Enviado: 31 Jan 2008, 17:18
por marcelera
Sendo bem filosófico.....

MUSICA VEM DA ALMA.... quando vc gaz musica deixa transparecer um pouco da imagem dela para fora.... entaum da mesma forma que vc inventava brincadeiras quando era criança pois não tinha mais emoção em brincar com seus brinquedos, use isso na musica.......... viage meu rapaz.na mente........