Qual equipamento comprar?

Imagem
Imagem
Imagem
Dicas e truques para inspirar a criação de sua própria música, técnicas de produção com softwares como Cubase, Ableton, Sibelius, Cycling `74 MAX/MSP, Pd (Pure Data), Reaktor, Synthedit, entre outros. Estilos e análises dos elementos da Música Eletrônica, tecnologia e equipamentos como, Sintetizadores, Samplers, Baterias Eletrônicas, a tecnologia MIDI, Controladoras e Controladores Alternativos.
Renato Cordista
Mensagens: 10
Registrado em: 24 Jan 2008, 23:52

Qual equipamento comprar?

Mensagem por Renato Cordista »

Bom galera,
sou DJ novato na area de produção, conheço alguma coisa sobre musica, mas não conheço praticamente nada sobre equipamentos de produção de musica eletronica. Se alguem por gentileza puder me ajudar, qual equipamento comprar?
Valeu pela atenção.
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Equipamentos para Produção Musical Eletrônica

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Olá Renato,

Seria interessante saber um pouco mais sobre seus objetivos para podermos indicar equipamentos e softwares.
Vou copiar seu tópico para o fórum de Música Eletrônica.

- Você toca algum instrumento?
- Já utilizou algum Software de produção musical?
- Possui algum <b>microfone</b>?
- Monitores de estúdio e/ou fones?
- Teclado MIDI?
- Pretende fazer música ao vivo?

Abs
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Renato Cordista
Mensagens: 10
Registrado em: 24 Jan 2008, 23:52

Mensagem por Renato Cordista »

Olá, ainda não possuo nenhum equipamento e ainda não utilizei nenhum Software . Comecei recentemente aulas de teclado. Bom meu interesse e colocar voz, guitarra, baixo, piano, entre outros instrumentos com elementos eletronicos, linha House.
Tenho amigos que gostaram da idéia e vou iniciar os cursos de produção na OMID. Meu interesse é possuir um home estudio mas no momento nao possuo muita grana. Agradeço muito sua atenção!!
Renato Cordista. se puder mandar um e-mail renatocordista@hotmail.com
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

O que comprar para o Home Studio

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Eu recomendaria os seguintes itens para começar o seu <b>Home Studio</b>:

- Um bom <b>microfone</b> <b>condensador</b>, de cápsula grande e padrão polar <b>cardióide</b>. Ele será o seu multi-uso para voz, violão, amplis etc. Meu primeiro <b>microfone</b> foi um Rode NT1-A e fiquei bastante satisfeito. Ele não é muito caro e com certeza é um bom investimento. Existem alguns modelos semelhantes nessa faixa de preço. Veja modelos da Rode, Shure, AKG, Studio Projects e Samsom.
Um bom <b>microfone</b> sempre será útil. Melhor começar bem do que mais tarde descartar um <b>microfone</b> que não seja muito bom.

- Uma interface de áudio ASIO (USB ou Firewire) que grave em 24 bits, possua pré de mic e possivelmente uma entrada para instrumento. Duas entradas x duas sáidas devem ser suficientes para o seu objetivo. Veja modelos da M-Audio, Edirol, Presonus, MOTU.

- Um teclado USB de 2 ou mais oitavas que será a sua principal ferramenta de composição e controle de software. Alguns teclados também funcionam como interface de áudio, pode ser interessante combinar as duas funções num só equipamento. Alguns dos principais fabricantes de controladores compactos são: M-Audio, Novation, Edirol.

- Par de monitores ativos confiáveis. É muito difícil recomendar modelos pois as características e preços variam muito. Eu começaria com um par pequeno, de potência razoável (50-100W) e conhecido de mercado. Algumas marcas para pesquisar são: Alesis, M-Audio, Samsom

- 1 bom fone de ouvido para monitorar gravações, detalhes e suporte à <b>mixagem</b>/<b>masterização</b>. As referências normalmente são AKG, Sennheiser, Sony.

- DAW: Digital Audio Workstation (Software multipista/sequenciador). Os mais populares são Ableton Live, Steinberg Cubase/<b>Nuendo</b>, Digidesign <b>Pro Tools</b>, Cakewalk Sonar, Propellerheads Reason (bastante popular para música eletrônica, porém não grava áudio), Image Line FLStudio. O Live é mais indicado para performances ao vivo e música eletrônica, embora seja bastante completo. A Steinberg acabou de lançar o Sequel, que é bastante acessível e ideal para começar um estúdio. O legal é que ele acompanha 5.000 loops que serão muito úteis para você.

- Por fim, o mais importante: <strong>acústica</strong> !!! Sem dúvida, um dos melhores investimentos em um estúdio. Seja para gravar, monitorar ou ambos, a <strong>acústica</strong> é mais importante do que os equipamentos ! Infelizmente não existem kits prontos. Cada sala e situação requer um projeto acústico. Bom saber que você vai fazer alguns cursos ! Conhecimento, <strong>acústica</strong> e elétrica são os principais requisitos para produção musical. Depois, sim, os equipamentos.

Como ponto de partida, procure posicionar o seu setup simetricamente na sala, absorver reflexões atrás e do lado dos monitores, posicionar-se na ponta de um triângulo equilátero com os monitores e controlar <b>reverberação</b> excessiva com cortinas, tapetes, sofás. Encher a sala de espuma normalmente não é uma boa solução.

Sobre a elétrica, a dica inicial é procurar ter um bom aterramento e livrar-se dos filtros de linha e no-breaks convencionais !

Abs
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Renato Cordista
Mensagens: 10
Registrado em: 24 Jan 2008, 23:52

E que computador devo começar?

Mensagem por Renato Cordista »

Agradeço muito a sua atenção!!
Gostaria de saber que computador começar e se você teria sugestões de lojas. Ah vou começar os cursos em março, quais cursos você sugere?
Abraço,
Renato.
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Computador para Home Studio

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

No caso de PC, acho importante ter pelo menos 2GB de memória e um processador Dual Core. HD depende muito do volume de samples e gravações. O ideal é ter um HD externo grande e deixar seus arquivos de audio por lá.

Sobre lojas, eu ainda acho que os preços no Brasil estão MUITO fora da realidade. Não pretendo procurar as razões, mas sempre procuro trazer de fora, mesmo que exceda o limite e tenha que pagar impostos.
Uma boa loja online é a http://www.sweetwater.com
Às vezes você encontra produtos usados em bom estado, fique de olho nas revistas e sites de ofertas.

Cursos: você disse que quer fazer produção, realmente é um dos mais indicados para o seu caso. Se possível, faça também os módulos de Áudio em paralelo (ou antes) que são muito importantes (ou até mesmo pré-requisitos) - Física/Ondas, <strong>acústica</strong>/Elétrica e Equipamentos.

Abs
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Renato Cordista
Mensagens: 10
Registrado em: 24 Jan 2008, 23:52

Mensagem por Renato Cordista »

Grato pelo auxilio,
gostaria de mais algumas irformações: Será que eu posso começar as aulas sem o equipamento e no decorrer ir comprando?
É por que não conheço quase nada sobre os equipamentos, e quero primeiro me familiarizar com os mesmos.
Mais uma vez muito obrigado pela atenção!!!
Abraços,
Renato :D
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Sim, acho que dá para acompanhar.
Embora sempre recomendemos ter pelo menos um PC com algum software DAW para poder fazer experimentos em casa.
Se não me engano, é até pré-requisito para alguns cursos....

Nas aulas, posso te indicar alguns softwares gratuitos interessantes e como utilizar sua placa de som intergrada com eles.

Abs
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Renato Cordista
Mensagens: 10
Registrado em: 24 Jan 2008, 23:52

Mensagem por Renato Cordista »

Olá Dennis,
tinha pensado realmente em comprar o PC, controlador e o software DAW... Você será um dos professores?
Abraço,
Renato.
Renato Cordista
Mensagens: 10
Registrado em: 24 Jan 2008, 23:52

Mensagem por Renato Cordista »

Ah, o que vocÊ acha do controlador M-AUDIO Oxygen 49? E o PC me disseram que o melhor é o MC, mas um amigo disse que isso é bestera, o que você acha?
Abraço.
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

SIm, sou professor de alguns dos cursos.
Com certeza nos encontramos por lá.

Nunca trabalhei com os controladores da M-AUDIO, mas quem tem parece que gosta. PC e MAC é uma briga antiga, e muito "emocional".
Acho que as duas plataformas podem fazer um excelente trabalho.
Todo computador requer manutenção periódica. No final, acho que o gosto pessoal acaba pesando mais do que qualquer outra coisa.
Você encontra Software e Hardware de música para as duas plataformas e o desempenho delas é o mesmo.

Abs
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Hunted
Mensagens: 1
Registrado em: 29 Abr 2008, 19:42

Quais são os melhores vst´s e plugins para trance?

Mensagem por Hunted »

olá ,sou novo na omid tbm como produtor sou dee jay de trance progressivo e gostaria de saber fora o vanguard,um dos poucos que eu conheço quais são os melhores vst e plug in
para trance em geral abraço a todos e obrigado!
Avatar do usuário
Martin Guderle
Mensagens: 34
Registrado em: 27 Out 2007, 13:38
Localização: São Paulo, Brasil

Re: Qual equipamento comprar?

Mensagem por Martin Guderle »

Quanto a vst's tem milhões de escolhas a serem feitas. Sei que o vanguard é muito popular para trance mas exsitem muitos sintetizadores que também oferecem timbres e texturas interessantes.

Vou mencionar alguns dos meus favoritos:
Absynth, FM8 e Massive da Native Instruments.
Sytrus da Image-Line
z3ta+ da rgc:audio

Claro tem muitos sintetizadores por ai, inclusive alguns gratuitos. O mais importante acaba sendo como estes são utilizados e em especial como que os timbres são modificados no decorrer da música com o uso de automação.
Martin Guderle
Professor da
OMiD international audio academy
http://www.omid.com.br
Renato Cordista
Mensagens: 10
Registrado em: 24 Jan 2008, 23:52

Re: Qual equipamento comprar?

Mensagem por Renato Cordista »

Bom pessoal, se alguem puder me ajudar, gostaria de saber que equipamentos comprar pra iniciar um projeto de música eletronica com instrumentos em tempo real. Os instrumentos utilizados seriam: metais, baixo, guitarra, orgão e vocal. Muita paz pra todos!!
Avatar do usuário
Martin Guderle
Mensagens: 34
Registrado em: 27 Out 2007, 13:38
Localização: São Paulo, Brasil

Re: Qual equipamento comprar?

Mensagem por Martin Guderle »

A sua intenção seria captar os instrumentos e utilizar efeitos e manipulação do som ao vivo?

Realmente o seu projeto parece bem interessante.

Vc tem <b>microfones</b>, placas de som, software, notebook? Me conta o que vc tem dai eu te escrevo o que eu aconselho.

Ah e qual estilo seria?

Também respondi no outro tópico se vc quiser a gente pode continuar a conversa la.

Abraço
Martin Guderle
Professor da
OMiD international audio academy
http://www.omid.com.br
Responder