Equalização

Imagem
Imagem
Imagem
Técnicas de <b>mixagem</b>? Veja algumas dicas para mix de projetos multi pistas, digitais ou analógicos. As etapas da <b>mixagem</b>, cozinha, cobertura, gain structure, melhor utilização de equalizadores (gráficos, paramétricos e de fase linear), <b>compressores</b> multi-banda, limitadores, gates, PAN e efeitos como <b>delay</b>, <b>reverb</b>, phaser, flanger e chorus. Discuta como obter palco sonoro, gravação estéreo ou 5.1, redução de ruído, dithering, gravações Lo-Fi e Hi-Fi e audições críticas.

Moderador: OmidBurgin

marcelera
Mensagens: 30
Registrado em: 28 Jan 2008, 01:06

Equalização

Mensagem por marcelera »

Olá amigos, sou novato na area de audio, tenho algumas duvidas sobre a tabela de tessitura dos instrumentos e algumas dicas que pesquisei em livros sobre exemplos de EQ. Como posso usar a tabela a meu favor, sendo que mesmo ela mostrando que um baixo não chega a 1Khz, nas dicas dos livros que mencionei esta frequencia é utilizada ? Onde posso achar uma tabela confiavel ?


Desde ja agradeço.

Marcelo Vieira.
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Frequências dos instrumentos

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Repare que a maioria dos sons/instrumentos possue uma frequência fundamental (responsável pelo tom/nota) e diversos harmônicos, que são múltiplos exatos ou não da frequência fundamental. A combinação dos harmônicos, suas frequências e intensidades, é justamente o que caracteriza o timbre de um instrumento. Normalmente, os harmônicos audíveis e importantes para a caracterização de um instrumento como "real" ou bem captado/sintetizado, extendem-se até frequências altas. Mesmo no caso do baixo, você encontra harmônicos até cerca de 8kHz.

Assim, se durante a equalização de uma faixa, os harmônicos forem demasiadamente filtrados e/ou modificados, o timbre pode perder as características essenciais. Isso não significa que devemos manter toda a banda de frequências. Pelo contrário, em uma <b>mixagem</b> é importante que cada instrumento preencha o seu espaço, evitando conflitos com os demais.

Para isso, é normal se retirar os extremos (graves e agudos) que estão distantes da fundamental e dos harmônicos mais importantes e atenuar/ressaltar algumas frequências que ajudam o instrumento a se destacar no mix, soar bem e não conflitar com outras faixas. Se o instrumento soa bem no mix, não se preocupe se ele não está soando bem quando em solo.

Este site é bem interessante. Passe o mouse sobre as faixas para ver detalhes das frequências e gráficos.
http://www.independentrecording.net/irn ... isplay.htm

Abs!
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
marcelera
Mensagens: 30
Registrado em: 28 Jan 2008, 01:06

Mensagem por marcelera »

Valeu pelas informações amigo, e muito obrigado pela tabela. você teria uma dica de um bom plugin equalizador? estou usando o eq do mixer do cubase. Grato Amigo.

Marcelo Vieira.
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Que EQ utilizar?

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

É muito difícil indicar EQs ou qualquer outro tipo de plugins....
A variação de funcionalidades, sonoridade e preço é enorme.
Além do gosto pessoal.

Eu me preocuparia mais em dominar os apectos essenciais da equalização e do equalizador (integrado no Cubase) para então experimentar e escolher um modelo melhor.
Faça muitos experimentos com os diferentes tipos de filtros e controles, procure identificar os aspectos positivos e negativos da equalização, treinar o ouvido e a habilidade de filtrar.

Com conhecimento e prática, um simples equalizador pode ser um grande aliado!

Abs
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
marcelera
Mensagens: 30
Registrado em: 28 Jan 2008, 01:06

Mensagem por marcelera »

Valeu mesmo dennis.. que bom que vcs fizeram esse forum aqui! entrar no ramo da audio nas escuras é complicado as vezes hehehe.... estou muito interessado em fazer alguns curso com vcs mas moro em curitiba hehehe.... ai fica um pouco complicado.........obrigado amigo!!
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Curso de Audio em Curitiba

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Marcelo, se você organizar um grupo em Curitiba, podemos tentar fazer alguns cursos intensivos na sua cidade.
Temos ex-alunos de Curitiba e podemos conseguir um estúdio para dar as aulas práticas e teóricas.

Abs
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
marcelera
Mensagens: 30
Registrado em: 28 Jan 2008, 01:06

Mensagem por marcelera »

Olá dennis, conheço um pessoal interessado aqui , mas não posso te garantir nda mais se conseguir no minimo 10 pessoas entrarei em contato com vcs entaum! Apesar de que minha intenção não é fazer um intensivo, mas sim o curso com a melhor carga horaria para que eu possa aprender cada vez mais hehehehe!!! mais vou correr atraz disso 1! Muito Obrigado pelo apoio amigo!!
Responder