Equalização

Imagem
Imagem
Imagem
Técnicas de <b>mixagem</b>? Veja algumas dicas para mix de projetos multi pistas, digitais ou analógicos. As etapas da <b>mixagem</b>, cozinha, cobertura, gain structure, melhor utilização de equalizadores (gráficos, paramétricos e de fase linear), <b>compressores</b> multi-banda, limitadores, gates, PAN e efeitos como <b>delay</b>, <b>reverb</b>, phaser, flanger e chorus. Discuta como obter palco sonoro, gravação estéreo ou 5.1, redução de ruído, dithering, gravações Lo-Fi e Hi-Fi e audições críticas.

Moderador: OmidBurgin

marcelera
Mensagens: 30
Registrado em: 28 Jan 2008, 01:06

Equalização

Mensagem por marcelera »

Olá amigos, sou novato na area de audio, tenho algumas duvidas sobre a tabela de tessitura dos instrumentos e algumas dicas que pesquisei em livros sobre exemplos de EQ. Como posso usar a tabela a meu favor, sendo que mesmo ela mostrando que um baixo não chega a 1Khz, nas dicas dos livros que mencionei esta frequencia é utilizada ? Onde posso achar uma tabela confiavel ?


Desde ja agradeço.

Marcelo Vieira.
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Frequências dos instrumentos

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Repare que a maioria dos sons/instrumentos possue uma frequência fundamental (responsável pelo tom/nota) e diversos harmônicos, que são múltiplos exatos ou não da frequência fundamental. A combinação dos harmônicos, suas frequências e intensidades, é justamente o que caracteriza o timbre de um instrumento. Normalmente, os harmônicos audíveis e importantes para a caracterização de um instrumento como "real" ou bem captado/sintetizado, extendem-se até frequências altas. Mesmo no caso do baixo, você encontra harmônicos até cerca de 8kHz.