Problemas com som de violão.

Imagem
Imagem
Imagem
Técnicas de <b>mixagem</b>? Veja algumas dicas para mix de projetos multi pistas, digitais ou analógicos. As etapas da <b>mixagem</b>, cozinha, cobertura, gain structure, melhor utilização de equalizadores (gráficos, paramétricos e de fase linear), <b>compressores</b> multi-banda, limitadores, gates, PAN e efeitos como <b>delay</b>, <b>reverb</b>, phaser, flanger e chorus. Discuta como obter palco sonoro, gravação estéreo ou 5.1, redução de ruído, dithering, gravações Lo-Fi e Hi-Fi e audições críticas.

Moderador: OmidBurgin

Bozovox
Mensagens: 13
Registrado em: 18 Dez 2007, 21:24
Localização: Porto Alegre - RS

Problemas com som de violão.

Mensagem por Bozovox »

Queridos amigos!

Estou produzindo um material onde o som do violão é importantíssimo. Tomamos todos os cuidados para que esse instrumento soe bem. Porém, na mix notei que quando o músico segura as cordas durante a levada, surge um som clipando, como se o violão fosse elétrico e estivéssemos batendo em seu captador. Usamos um violão Takamine, mics TLM.

Como faço para amenizar isso? Já tentei mexer em frequência, comprimir...

Se alguém conseguir entender minha pergunta, ficaria muito feliz com alguma solução.
Eu posso mandar a mix para que se interessar em ouvir o problema.

Forte abraço!
It´s all about the music.
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Clip na mixagem - violão

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Bozovox,

Durante a gravação a distorção não foi monitorada?
Estou tentando identificar se o problema está na <b>mixagem</b> ou no material gravado. Se possível, mande o mix e/ou as faixas para dennis@omid.com.br

Existem plugins de restauração que amenizam os efeitos de clipping.
Já utilizei o Izotope RX com bons resultados.

Abs
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

De-clicker

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Recebi seu mix, obrigado.

O som ao que vc se refere não é exatamente clipping.
Escutando e analisando a forma de onda, o audio não está clipado, mas possue sim um conteúdo de banda larga no violão, nos beats pares, característico de CLICK.

Eu acredito que ele se deve à performance do músico e possivelmente pela maneira que foi captado.

Minha sugestão seria gravar novamente o track do violão, experimentando maneiras diferentes de se tocar e captar.
Se não for possível, o ideal seria usar um DE-CLICKER somente na faixa do violão, para não afetar os outros instrumentos.
Em último caso, utilize o DE-CLICKER no mix, com baixa sensibilidade, para minimizar os efeitos nos outros instrumentos.

Foi o que fiz na sua música. Estou te passando o MP3 tratado de volta no seu email.
Utilizei o módulo DE-CLICKER do Izotope RX, com sensibilidade 3 (1-10) e largura de click máxima (10ms).
Acho que o resultado já está mais próximo do seu objetivo.

Parabéns pelo som !

Abs
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Bozovox
Mensagens: 13
Registrado em: 18 Dez 2007, 21:24
Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por Bozovox »

Prezado Dennis!

Muito obrigado, com certeza testarei as sugestões repassadas. Acredito que fazendo só no track do violão, já terei um ótimo resultado. Muito obrigado novamente pela atenção.
It´s all about the music.
Avatar do usuário
tomasrangel
Mensagens: 2
Registrado em: 29 Out 2008, 02:38
Localização: Atibaia-SP
Contato:

Re: Problemas com som de violão.

Mensagem por tomasrangel »

Use um DeEsser, maneradamente diretamente na faixa de frequencia que ocorre os picos.
Avatar do usuário
OmidBurgin
Bronze
Mensagens: 117
Registrado em: 27 Out 2007, 13:58
Localização: Zürich - New York - São Paulo
Contato:

Re: Problemas com som de violão.

Mensagem por OmidBurgin »

Ola Bozovox

As duas saídas dadas acima podem levar a um resultado.

Tentaria uma combinação de um De-click e um equalizador dinâmica (uso da TC Electronics), nesta ordem. Sendo, primeiro diminui suavamente os ruídos descritos acima com um De-click, sem que afeita o sonoridade do instrumento. Depois adicione o Dynamic EQ, que da minha experiência deveria ficar algo assim:

1. Faça um 'audition' para detectar bem a banda de freqüência. Assim vc vai ouvir exatamenteo o que você esta tirando.
2. Use um Q estreito, fino.
3. Use uma atenuação média.
4. Coloque o Threashold de maneira suave, sendo o Dynamic EQ somente atua quando passar de um limte audível.

O Equalizador Dynamico funciona bem parecido a um DeEsser, mas será preferível nesta situação.

Deu para entender? Espero de ter acrescentado alguma informação útil.

Abs,
Omid Bürgin ................ www.omidburgin.com
OMiDAcademia de Áudio .. www.academiadeaudio.com.br
Responder