[ 4 mensagens ] 

Índice do fórum : Produção Musical (Music Production Program - MPP) : Mixagem (MPP130)

Autor Mensagem
 Título: Violão com vazamento de clique
MensagemEnviado: 03 Dez 2008, 18:30 

Registrado em: 15 Set 2008, 10:59
Mensagens: 6
Na etapa de mixagem descobri que alguns violões ficaram com vazamento de clique do headphones. Alguém sabe de alguma ferramenta ou procedimento que pode me ajudar? Seria bem complicado regravar esses violões novamente.

Por acaso alguém sabe como se diz "vazamento de clique" em inglês??? estou inclusive com dificuldade em pesquisar isso já que "declick" ou "click removal" remete apenas a remoção de cliques causados por problemas no hardware ou para aplicações de restauração de fita ou vinil.

qualquer ajuda é super bem vinda!!!


abraço a todos.


Back to top
   
 
 Título: Re: Violão com vazamento de clique
MensagemEnviado: 08 Dez 2008, 21:58 

Registrado em: 08 Dez 2008, 21:48
Mensagens: 2
Caro colega, infelizmente devo te dizer q vc esta com um "pepino" dependendo de como esses violoes se encaixam na sua mix, principalmente se eles estao em primeiro plano, ou pratcamente sozinhos, nao conheco nada q possa tirar totalmente esse "metronomo" sem prejudicar o som do seu violao., pois oq vc poderia tentar fazer seria na equalizacao,mas como a frequencia do violao e muito ampla ,com certeza quando vc tentar atenuar o metronomo algumas frequencias importantes do violao vao pra baixo tambem, mas nao deixa de ser uma alteernativa.. outra e ambientar com um efeito diga se, reverb e na automacao tentar cortar o maximo os q mais aparecem q devem estar no release q soa das notas do violao.. se nada disso alcacar sua necessidade,infelizmente regragar ou pelo menos somar mais instrumentos pra tentar disfarcar vai ser a unica saida.. abraco


Back to top
   
 
 Título: Re: Violão com vazamento de clique
MensagemEnviado: 08 Dez 2008, 22:25 

Registrado em: 15 Set 2008, 10:59
Mensagens: 6
Valeu Sander,

sempre tem outras coisas somando. a sorte é essa. vou tentar dar adicionar outros violões por cima e aplicar eq e ver o que vai acontecer. Se por acaso souber de alguma ferramenta mágica me avisa!!!

Fiquei sabendo recentemente que o Isotope RX corrige clipadas no áudio. Vc já testou?

abraço


Back to top
   
 
 Título: Re: Violão com vazamento de clique
MensagemEnviado: 23 Nov 2010, 10:22 
Bronze
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Out 2007, 13:58
Mensagens: 117
Localização: Zürich - New York - São Paulo
Ola Marcos

Sinto muito de você ter este problema na sua mixagem. No outro lado tenho certeza que daqui para frente, você será mais atento ao vazamento de cliques na captação.

1. O vazamento de clique se chamaria 'bleed through' se for passado eletrónicamente (vazando de um canal para ou outro) ou magneticamente (vazando de uma pista de fita para a adjacente) e 'spill' se for acústicamente (através do ar), como no seu caso de fone de ouvido para microfone.

2. Somente vou colocar isso aqui para fins de ser completo e avisar outros leitores: a solução deste problema é na captação, sendo, sempre na fonte. Deveríamos ser atendo na captação e ouvir as pistas gravadas separadamente em solo e dentro de uma técnica bem isolada.

3. Para resolver o problema depois é bem mais complicado, como o Sanders apontou, mas pode ser resolvido. De-clique ou de-crackle provavelmente não resolvam, mas vale a pena de experimentar. Recomendo aqueles que vem com a TC Electronics Restauration Suite.

A solução mais segura é usar um DYNAMIC EQ, como o equalizador dinâmico da TC Electronics. Igual a um EQ estático, você precisaria primeiro achar a freqüência que você precise diminuir. O Dynamic EQ da TC tem um 'audition', que ajuda muito, porque deixa você ouvir pela subtração, sendo o que você esta tirando. O que faz o Dynamic EQ o melhor candidato é que ele somente atua, quando a freqüência se apresenta no volume que você definiu pelo threshhold. Sendo, o estrago é minimizado. Sem o clique o EQ não atua, deixando o timbre do violão intacto e quando o clique aparece, ele atenua, mas o clique ainda estará masquerando o violão. Infelizmente não tem como tirar 100%, mas eventualmente pode ser atenuado ao ponto de ser masquerado por outros evento na mix.

Um outra solução usado em projetos grandes, que tem artistas importantes envolvidos: entrar na edição (talvez pode pegar um estagiário para isso) e cortar os clicks manualmente. Isso é obviamente loucura, mas imagina que você tinha um artista famoso no estúdio e não tem como chama-lo de novo? Já fizemos isso, mesmo que leva aproximadamente um dia por faixa.

Espero de ter ajudado! Me avise, como resolveu!

Referências interessantes:
Dynamic EQ: http://www.tcelectronic.com/dynamicEQ.asp
Restauration Suite: http://www.tcelectronic.com/RestorationSuite.asp

Abs,

_________________
Omid Bürgin ................ www.omidburgin.com
OMiDAcademia de Áudio .. www.academiadeaudio.com.br


Back to top
   
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
   [ 4 mensagens ] 

Índice do fórum : Produção Musical (Music Production Program - MPP) : Mixagem (MPP130)


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron