ajuste do ganho no console do software de mix

Imagem
Imagem
Imagem
Técnicas de <b>mixagem</b>? Veja algumas dicas para mix de projetos multi pistas, digitais ou analógicos. As etapas da <b>mixagem</b>, cozinha, cobertura, gain structure, melhor utilização de equalizadores (gráficos, paramétricos e de fase linear), <b>compressores</b> multi-banda, limitadores, gates, PAN e efeitos como <b>delay</b>, <b>reverb</b>, phaser, flanger e chorus. Discuta como obter palco sonoro, gravação estéreo ou 5.1, redução de ruído, dithering, gravações Lo-Fi e Hi-Fi e audições críticas.

Moderador: OmidBurgin

LeonardoFelizardo
Mensagens: 5
Registrado em: 12 Mar 2008, 16:11
Localização: São Paulo
Contato:

ajuste do ganho no console do software de mix

Mensagem por LeonardoFelizardo »

Gostaria de saber como e porque usar o controle de "ganho" na mix no <b>Nuendo</b> e no sonar, existe alguma regra para usa-lo?

LRF

obs: nâo estou me referindo ao volume na mix nem ao ganho na captação.
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: ajuste do ganho no console do software de mix

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Leonardo,

Imagino que você esteja se referindo ao ganho dos canais de entrada - aqueles que ficam à esquerda no <b>Nuendo</b> e reprentam as entradas das interfaces.

Estes controles alteram o ganho do áudio DIGITAL (já convertido pela interface) que seguirá para um canal de áúdio que você criou no projeto.

Na prática, ele não deveria ser utilizado, sendo que o ideal seria ajustar o ganho no estágio analógico da interface para que o sinal convertido dentro do software tenha um bom nível e relação sinal-ruído.

Em algumas situações, pode acontecer do sinal digital chegar com nível muito baixo. Talvez por limitações da interface. Nesses casos, você pode aumentar o ganho da entrada, para que o sinal digital do canal seja adequado para ser tratado nos EQs, inserts etc.

Eu sempre prefiro processar o áudio na trilha que recebe o sinal do canal de entrada. Mas há pessoas que possam gostar de idéia de processar o sinal já na entrada e gravar o áudio já com processamento. Lembre-se, porém, que efeitos como compressão não evitarão clipping neste estágio, pois o sinal já é digital e se clipou na interface não pode ser corrigido com atenuação neste controle de ganho.

Uma outra utilidade destes controles de ganho seria "pré-mixar" os sinais de entrada para que os faders do mixer fiquem próximos a 0dB.

Atente para o fato de que os canais de entrada operam na resolução da interface (16 ou 24 bits) e não em 32bits, como os demais canais do mixer.
Assim, o sinal pode clipar se o ganho na entrada for excessivo, o que virtualmente não acontece nos outros canais (exceto o bus master, que tbm está relacionado à interface).

Portanto, uma terceira utilidade para este controle é abaixar o nível do sinal de entrada quando existe algum insert (ou EQ) na sequência que aumenta muito o nível, evitando que a saída deste canal (que é gravada e segue para <b>mixagem</b>) seja clipada.

Abs!
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Responder