Mixagens com mais Volume

Imagem
Imagem
Imagem
Técnicas de <b>mixagem</b>? Veja algumas dicas para mix de projetos multi pistas, digitais ou analógicos. As etapas da <b>mixagem</b>, cozinha, cobertura, gain structure, melhor utilização de equalizadores (gráficos, paramétricos e de fase linear), <b>compressores</b> multi-banda, limitadores, gates, PAN e efeitos como <b>delay</b>, <b>reverb</b>, phaser, flanger e chorus. Discuta como obter palco sonoro, gravação estéreo ou 5.1, redução de ruído, dithering, gravações Lo-Fi e Hi-Fi e audições críticas.

Moderador: OmidBurgin

marcelera
Mensagens: 30
Registrado em: 28 Jan 2008, 01:06

Mixagens com mais Volume

Mensagem por marcelera »

Olá pessoal ... na monitoração antes de dar o mixdown pelo Cubase, o nível de saida chega até 0dB, parece estar com um volume bem legal... mais quando vou escutar no carro;...PUtzzzzz...... Minha placa é uma 1010lt delta by M-audio ... Será que pode ser configuração da delta??? Valeu A todos do forum..
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Mixagens com mais Volume

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Marcelera,

Isso é muito comum e muitas vezes nos perguntamos: como conseguem aquele som alto e claro (nem sempre...) nos CDs ?

Seu áudio precisa comprimido para que o volume médio seja aumentado.
Atingir 0dB na escala do Software significa apenas que os picos estão chegando ao volume máximo, e não a música. Nossa percepção de volume está associada a várias fatores (potência RMS, equilíbrio tonal, duração dos transientes etc.), e não ao valor dos picos.

A compressão é uma das etapas da <b>masterização</b>, que deverá deixar o seu áudio compatível em volume com os CDs comerciais. Se a <b>masterização</b> não for feita por um profissional especializado, você tem que tomar cuidado com o excesso de compressão - que pode acabar com a naturalidade, dinâmica, impacto da música.

Não participe da guerra dos volumes !
Deixe que o ouvinte decida em que volume quer ouvir !

Se o valor RMS do seu áudio digital está acima de -10dBFS, provavelmente você cruzou a linha da qualidade e está gerando volume excessivo ao custo de distorções.
Abaixo de -20dBFS normalmente indica que ele pode ser aumentado.

Abs
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
marcelera
Mensagens: 30
Registrado em: 28 Jan 2008, 01:06

Re: Mixagens com mais Volume

Mensagem por marcelera »

Olá Dennis , mais uma vez vc me dando uma luz valeu mesmo... Bom nas minhas suspeitas, pensava que teria alguma coisa a ver com compresão. Mais graças a vc estou vendo que como vc disse .. não é simplismente se basear pelo 0dB que pode ter sido atingido por algum pico de sinal qualquer dentre todos os intrumentos, mais sim varios outros fatores além desse... vou começar a estudar isso aqui .. não tanto para tentar uma master mais sim para melhorar minhas mixagens... o que também me deixou grilado foi a questão da bateria estar soando com pouca definição e estar muito atraz de todos os outros instrumentos... vc teria uma dica.. desculpe por naum postar isso na parte de mixagens e master .. foi falta de atenção minha.. e desde já muito obrigado.
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Mixagens com mais Volume

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Coloquei o tópico na sessão correta.

Como você gravou a bateria? Samples?
Instrumentos com pouca definição e atrá do mix sugerem que precisam de mais compressão.
Experimente também modificar o tipo de <b>reverb</b> e diminuir a porcentagem de <b>reverb</b> no mix.

Não é muito fácil conseguir um bom som de batera. Normalmente é onde gasto mais tempo durante o mix. Como diz o Omid, a fundação da música está no tripé Caixa-Bumbo-Baixo.

Abs
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
marcelera
Mensagens: 30
Registrado em: 28 Jan 2008, 01:06

Re: Mixagens com mais Volume

Mensagem por marcelera »

Olá dennis, respondendo a sua pergunta , gravamos a bateria real, com o batera tocando.
Não temos espaço ainda para gravar bateria, estamos trabalhando com um <b>Home Studio</b> montado com muito esforço hehehe, a gravação foi feita em um studio completo com a sala preparada acusticamente, e a <b>microfonação </b> e seu devido posicionamento correto. Na questão da ambiencia da sala foram usados dois mics que agora não me lembro o modelo, mas seu posicionamento é similar aos overheads. A questão é que nosso baterista comeu dois quilos de costela antes da gravação e gravaou fora do tempo. Não tinhamos mais dinheiro e tivemos que ficar com ela do jeito que ficou. Em casa no <b>Home Studio</b> tivemos que colocar ela no tempo, num duro e longo trabalho, consertando os graficos de bumbo, caixa, chimbal, etc. Ficou certinho no tempo, felizmente deu certo mas os canais dos mics de ambiencia tiveram de ser excluidos pois atrapalharam o resultado final para os timbres. Mais ainda assim temos um pouco de <b>reverberação</b> da sala provavelmente captada pelos overs. Presumo eu que não utilizando esses canais de ambiencia fica mais facil de colocar um <b>reverb</b> desado não??.. Bom isso Valeu cara.
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Mixagens com mais Volume

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Sim, mas você precisará do som dos pratos de qualquer maneira.
Então você poderia editar os Overheads, com gate ou edição de volumes manualmente.

Tente trabalhar os transientes e punch com <b>compressores</b> e plugins de transientes.

Abs
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
marcelera
Mensagens: 30
Registrado em: 28 Jan 2008, 01:06

Re: Mixagens com mais Volume

Mensagem por marcelera »

Estou utilizando equalizadores nos inserts de cada track da bateria para facilitar a edição da colocação dela no tempo. Assim ficou mais facil pois com os vazamentos era muito dificil localizar o começo da batida. O chimbal por exemplo, é que mais tem vazamento, e ele estava critico na questão tempo. Logico que em alguns casos os vazamentos são importantes.. mais nesse foram irrelevantes ao nosso julgamento. Por isso te pergunto, não entendi bem a questão dos transientes. E o punch seria o ataque do bumbo??
marcelera
Mensagens: 30
Registrado em: 28 Jan 2008, 01:06

Re: Mixagens com mais Volume

Mensagem por marcelera »

Esqueci de outra coisa... Se eu editar os volumes dos Oversheads, sendo com gate ou com volume manual, isso não poderia interferir nos timbres de caixa e bumbo por exemplo?? em um teste que eu estava fazendo aqui aconteceu isso.. mais nesse caso eu tinha praticamente mutado os overs na hora em que não se tocava prato, e o som da caixa e bumbo ficaram horriveis.. Muito obrigado pela ajuda mais uma vez..
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Mixagens com mais Volume

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Se os overs contribuem para o som dos tambores então é melhor não mutá-los.
Você precisa encontrar um equilíbrio entre vazamentos-timbres-<b>reverberação</b>, mixando cada canal.

Os transientes são os impactos, picos de volume rápidos, típicos de caixa, por exemplo.
O punch significa "pressão", peso, força do instrumento. Alguns plugins podem realçá-los se não houver dinâmica suficiente na <b>mixagem</b>.
Compressão está diretamente relacionada ao punch, embora o excesso traga perdas na sonoridade. Aqui tbm o segredo é encontrar equiíbrio entre punch-distorção-timbre-presença-naturalidade-dinâmica.

Abs e boas mixagens !
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
marcelera
Mensagens: 30
Registrado em: 28 Jan 2008, 01:06

Re: Mixagens com mais Volume

Mensagem por marcelera »

valeu dennis, com essa explicação fica mais facil de caminha por aqui aeuhuahuae abraço..
Responder