Reproduzir som de torcida

Imagem
Imagem
Imagem
Técnicas de <b>mixagem</b>? Veja algumas dicas para mix de projetos multi pistas, digitais ou analógicos. As etapas da <b>mixagem</b>, cozinha, cobertura, gain structure, melhor utilização de equalizadores (gráficos, paramétricos e de fase linear), <b>compressores</b> multi-banda, limitadores, gates, PAN e efeitos como <b>delay</b>, <b>reverb</b>, phaser, flanger e chorus. Discuta como obter palco sonoro, gravação estéreo ou 5.1, redução de ruído, dithering, gravações Lo-Fi e Hi-Fi e audições críticas.

Moderador: OmidBurgin

geraldoramos
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Jun 2008, 18:20

Reproduzir som de torcida

Mensagem por geraldoramos »

Pessoal,

tenho uma trilha e cerca de 6-7 vozes e gostaria de tentar reproduzir o mais proximo possivel um som parecido com de um estadio de futebol.. Ou seja, fazer com q essas 6 vozes se tornem aparentemente milhares..

Existe alguma técnica ou sugestão para conseguir chegar perto disso?

Obrigado!
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Reproduzir som de torcida

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Olá geraldoramos,

Essa é uma experiência legal, já fiz no passado com bons resultados, infelizmente não tenho mais o áudio para te mostrar.

Minha sugestão é duplicar ou triplicar cada uma das trilhas.
Em seguida, coloque atrasos/adiantamentos aleatórios nas cópias, de modo a simular a falta de sincronismo natural das várias vozes de uma torcida.
Utilize um pouco de pitch-shift nas cópias, também variando a intensidade aleatoriamente (ou melhor ainda, um processamento de harmônicos, formantes, plugin especializado para vozes, se possuir), de maneira que soem como pessoas diferentes.
Finalmente, utilize um bom <b>reverb</b> que simule um estádio e brinque com os parâmetros até chegar num resultado convincente. Alguns parâmetros que podem ajudar: EQ do <b>reverb</b>, mix do <b>reverb</b> (quase nada de DRY), pre-<b>delay</b> e damping.

Outra dica é intensificar a dinâmica das vozes. Se você reparar, normalmente em torcidas algumas sílabas ou palavras são muito mais intensas do que outras. Você pode conseguir isso variando o ganho de trechos do áudio manualmente.

Seria legal você compartilhar essas 6-7 vozes com os participantes, quem sabe alguns topam experimentar e te enviar os resultados, assim você pode escolher o que mais agrada, comparar com o seu e perguntar como foi feito !

Abs
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Avatar do usuário
Martin Guderle
Mensagens: 34
Registrado em: 27 Out 2007, 13:38
Localização: São Paulo, Brasil

Re: Reproduzir som de torcida

Mensagem por Martin Guderle »

As Dicas do Dennis foram muito boas. Somente mais uma dica. Se vc achar um som de estadio mesmo pode ser de qualquer show musical (sem musica) ou jogo de futebol.Vc pode juntar com as vozes que vc gravou. Mas bem no fundo para ficar mais como uma ambiência, tem que achar um equilibrio bom.
Martin Guderle
Professor da
OMiD international audio academy
http://www.omid.com.br
Avatar do usuário
OmidBurgin
Bronze
Mensagens: 117
Registrado em: 27 Out 2007, 13:58
Localização: Zürich - New York - São Paulo
Contato:

Re: Reproduzir som de torcida

Mensagem por OmidBurgin »

Muito bom Dennis e Martin! Faria isso.

Gostaria generalizar o tópico e acrescentar mais uma dia, ja que é tao importante para a produção musical:

Esta duplicação ocorre muito quando você crie o que as pessoas chamam de 'cama' ou 'pads' numa produção. Por exemplo, vc poderia ter uma seção de cordas no fundo da sua produção, mas poucos recursos. O procedimento, descrito acima por Dennis, é parecido:

1. Gravar uns instrumentos reais e mixar na frente.
2. Duplicar estes instrumentos, mas atrasar (ou adiantar) um pouco e aplicar pitch shifts neles. No caso das cordas, vc poderia gravar algumas linhas com synths ou samplers. É indicado de tocar linha por linha, usando sons especificos. Depois vc pode tratar elas igual (time/pitch shift). Se o seu orçamento não permite a contratação de músicos, vc poderia usar somente isso (mas grave voz por voz e não toque isso tudo junto em blocos, como um pianista tocaria).
3. Colocar um <b>reverb</b> geral em todos.
4. IMPORTANTE: equalizar o retorno do <b>reverb</b>. Normalmente tirar as agudos, para vc ter a impressão de distancia no palco sonoro. No caso da torcido é importante.

Abs,
Omid Bürgin ................ www.omidburgin.com
OMiDAcademia de Áudio .. www.academiadeaudio.com.br
Responder