mixagens melhores

Imagem
Imagem
Imagem
Técnicas de <b>mixagem</b>? Veja algumas dicas para mix de projetos multi pistas, digitais ou analógicos. As etapas da <b>mixagem</b>, cozinha, cobertura, gain structure, melhor utilização de equalizadores (gráficos, paramétricos e de fase linear), <b>compressores</b> multi-banda, limitadores, gates, PAN e efeitos como <b>delay</b>, <b>reverb</b>, phaser, flanger e chorus. Discuta como obter palco sonoro, gravação estéreo ou 5.1, redução de ruído, dithering, gravações Lo-Fi e Hi-Fi e audições críticas.

Moderador: OmidBurgin

roque ney
Mensagens: 2
Registrado em: 01 Nov 2007, 09:54
Localização: fortaleza

mixagens melhores

Mensagem por roque ney »

prezados amigos muito boa a iniciativa de vcs em disponibilizar m ais um forum em que podemos aprender mais sobre essa arte, procuro informações sobre como realizar uma mix mais correta, ja venho estudando por aqui mas quero ouvir bons toques de vcs, aguardo qualquer informação abraço a todos
Reinaldo Sabino
Mensagens: 2
Registrado em: 01 Nov 2007, 16:14
Contato:

mixagem

Mensagem por Reinaldo Sabino »

Primeira coisa é conhecer bem as frequências e seus devidos lugares. depois bons monitores - e o principal: O Seu Ouvido...
b.pietoso
Mensagens: 4
Registrado em: 01 Nov 2007, 16:26
Localização: Londres, UK

Mensagem por b.pietoso »

Um bom ambiente acusticamente falando na minha opiniao tambem eh primordial!
roque ney
Mensagens: 2
Registrado em: 01 Nov 2007, 09:54
Localização: fortaleza

mixagens melhores II

Mensagem por roque ney »

por exemplo ao mixar uma batera com um som bacana notei que ,com o todo, o som da caixa ficou feio, qdo solada fica bom, mas ae pergunto o q pode ta acontecendo? congestionamento em algumas frequencias?por exemplo frequencias comuns em guitarras e vocais deverão ser atenuadas? agradeço desde já a todos.
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Normalmente sim, devemos deixar espaço para que todos os instrumentos respirem. Equalizar, utilizar o pan e profundidade (<b>reverb</b>) ajudam. Procure fazer um mapa 3D de onde estão e onde poderiam estar cada um dos instrumentos ! Conhecer o espectro deles tbm é uma grande ferramenta para ajudar na distribuição e equalização.
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Avatar do usuário
OmidBurgin
Bronze
Mensagens: 117
Registrado em: 27 Out 2007, 13:58
Localização: Zürich - New York - São Paulo
Contato:

mixagem

Mensagem por OmidBurgin »

Caros

Todos vcs tem colocados respostas boas e juntando todas, podemos chegar em uma resposta completa:

O segredo de uma boa <b>mixagem</b>, incl. a bateria, é na pre-producao e depois captacao. Na pre-producao, vc crie estas mapas de palco sonoro, sugerido por Dennis. Nas minhas aulas, eu sugiro de fazer elas em 2D por serem mais praticos de desenhar e trabalhar. Deixamos o espectro sonoro separado em grafico XY adicional. Assim, quando vc capta, vc ja pense no local que vc vai colocar cada som.

Captar tudo com <b>microfonação </b> proxima e acusticamente isolada nao é a solucao! Vazamento natural entre os <b>microfones</b> é, contrario a crença popular, muito bem vindo em projetos de alta-qualidade. O som de um baixo amplificado, vazando para os overheads da bateria, aumenta de uma maneira muito desejavel o som do baixo.

Ai, vcs tem razao: para opter isso, precisa ter bom ouvidos, sendo é primordial de vc ouvir cada <b>microfone</b> separadamente para saber se vc esta captando da maneira que vc planejou e a <strong>acústica</strong> é seu maior aliado para poder obter os resultados certos! E um ouvido educado é mais importante ainda: vc precisa saber aonde cada instrumento fala!

A acustica tambem é importante: se vc trabalha com <b>RT60</b> maior que o desejavel, pode aruinar todo o seu trabalho, mas ao contrario, se vc trabalhar muito seco, vc precisa colocar a <b>reverberação</b> artificialmente depois, que muitas vezes nao é tao bom que o <b>reverb</b> natrual da sala.

Quando e se vc captou um bom sinal, o resto é facil!!! Na <b>mixagem</b>, vc faz a limpeza necessario, normalmente removendo partes do esepctro sonora de cada instrumento, que nao acrescenta, quando tocado na musica. Por exemplo, vc pode fazer roll-offs nos instrumentos nas frequencias baixas, mas ai, novamente, so ouvindo! A ideia, é de deixar cada instrumento no seu lugar, criando uma especie de quebra-cabeça.

Um exemplo bom de analisar é Babylon Sisters no CD Gaucho, do Steely Dan. O Elliot Schneider ganhou um grammy por este trabalho e o segredo é na limpeza dos tracks, sendo remover tudo que nao acrescenta no mix em geral.

Espero de ter ajudado. Ao final, é um assunto bastante complexa e a solucao é sempre no inicio: quanto mais CD na cadeia de eventos vc resolve, quanto melhor os eu produto final. E, a solucao se encontra em varias fases da produção, envolvendo muitos aspectos, como bons ouvidos, boa acustica, boa microfonaçao, e essencialmente um excelente know-how dos timbres dos instrumentos e como isso se traduz em frequencias. E para finalizar: procure solucoes naturais, organicas, sem exagerar em nenhum lugar.

Abs
Omid Bürgin ................ www.omidburgin.com
OMiDAcademia de Áudio .. www.academiadeaudio.com.br
Responder