Indicação de Livros/DVDs

Imagem
Imagem
Imagem
Técnicas de <b>mixagem</b>? Veja algumas dicas para mix de projetos multi pistas, digitais ou analógicos. As etapas da <b>mixagem</b>, cozinha, cobertura, gain structure, melhor utilização de equalizadores (gráficos, paramétricos e de fase linear), <b>compressores</b> multi-banda, limitadores, gates, PAN e efeitos como <b>delay</b>, <b>reverb</b>, phaser, flanger e chorus. Discuta como obter palco sonoro, gravação estéreo ou 5.1, redução de ruído, dithering, gravações Lo-Fi e Hi-Fi e audições críticas.

Moderador: OmidBurgin

Avatar do usuário
giuliano
Mensagens: 2
Registrado em: 28 Jan 2008, 10:26
Contato:

Indicação de Livros/DVDs

Mensagem por giuliano »

Boa tarde senhores,
Me chamo Giuliano de Landa, sou de Vitória/ES e farei os próximos Masterclass (mix e master) que acontecerão no final de Fevereiro na OMiD.

Para inaugurar minha participação e questionamentos no audioforum, gostaria de dicas de livros de assuntos como gravação, <b>mixagem</b> e <b>masterização</b>.

The Art of Mixing (David Gibson) e The Mixing Enginneer's Handbook (Bobby Owsinsky) são alguns que já conheço e penso em adquirir.

Quais outros meios de estudo(livros / dvds) vocês aconselham e quais temas eles abordam?

Aguardo as dicas,
Um abraço à todos.
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Livros, literatura, DVDs sobre mixagem e masterização

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Olá Giuliano,
Seja bem-vindo ao fórum e à academia !

Os livros que você comentou são realmente referências e bastante interessantes.
Acho que a dificuldade não está em identificar as principais literaturas da área, mas sim poder absorver o conteúdo gradualmente, passo a passo.

No caso de materização, eu indicaria "Mastering Audio: The Art and Science" do Bob Katz, que acabou de lançar uma nova edição atualizada.

Em DVD, dê uma olhada nos volumes INTERNAL MIXING e AUDIO MASTERING do Tischmeyer, Friedemann.

Vamos ver as sugestões dos outros participantes!

Abs
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Avatar do usuário
giuliano
Mensagens: 2
Registrado em: 28 Jan 2008, 10:26
Contato:

Ótimo

Mensagem por giuliano »

ótimo,
e o Sr. Omid? O que ele tem a dizer?
Aguardo,
Abraços
Avatar do usuário
OmidBurgin
Bronze
Mensagens: 117
Registrado em: 27 Out 2007, 13:58
Localização: Zürich - New York - São Paulo
Contato:

Re: Indicação de Livros/DVDs

Mensagem por OmidBurgin »

Ola Giuliano

tem muitos livros interessantes nesta aérea. Eu sempre recomendei os livros da Focus Press, pq tudo que eles tem é de confiança!

Os DVDs do Tischmeyers são muito bons. Eu trabalho junto com ele e estou escrevendo os próximos livros de gravação em parceria com ele! Os DVDs você comprar através da gente.

Eu não recomendo muito o livro, 'Art of Mixing' do Gibson, mesmo que colocamos na bibliografia do curso. É mais pelo uso criativo de fazer gráficos de palcos sonoros que usamos ele.

Se você quer um livro serio sobre <b>mixagem</b>, le o Mixing Audio: Concepts, Practices and Tools do Roey Izhaki e sobre <b>masterização</b> Mastering Audio, Second Edition: The art and the science do Bob Katz. Estes estão bastante completos e refletem melhor o que você realmente faz num estúdio!

Boa leitura.

Abs, Omid.

p.s. para os DVDs do Tischmeyer entre em contato com a Val (ve email no http://www.omid.com.br).
Omid Bürgin ................ www.omidburgin.com
OMiDAcademia de Áudio .. www.academiadeaudio.com.br
Responder