Mascaramento

Imagem
Imagem
Imagem
Técnicas de <b>mixagem</b>? Veja algumas dicas para mix de projetos multi pistas, digitais ou analógicos. As etapas da <b>mixagem</b>, cozinha, cobertura, gain structure, melhor utilização de equalizadores (gráficos, paramétricos e de fase linear), <b>compressores</b> multi-banda, limitadores, gates, PAN e efeitos como <b>delay</b>, <b>reverb</b>, phaser, flanger e chorus. Discuta como obter palco sonoro, gravação estéreo ou 5.1, redução de ruído, dithering, gravações Lo-Fi e Hi-Fi e audições críticas.

Moderador: OmidBurgin

marcelera
Mensagens: 30
Registrado em: 28 Jan 2008, 01:06

Mascaramento

Mensagem por marcelera »

Olá, mais uma vez venho lhes pedir ajuda caros amigos. estou com uma duvida apesar de ja saber a solução que é nda mais que EQUALIZAR DIREITO. É o segunite, estou usando um sampler de batera O BFD, gostaria de saber se é necessario equalizar os audios das peças que provém dele. Estou dizendo isso pois o chimbal esta competindo com um violão nessa mix que estou fazendo, sei que a melhor e mais indicada maneira de arrumar isso é EQ, mais pergunto em relação as outras peças, elas ja vem equalizadas quando se trata de Samplers como BFD por exemplo?
marcelera
Mensagens: 30
Registrado em: 28 Jan 2008, 01:06

Mensagem por marcelera »

Também vou usar o drumagog!!!!
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Samples de Bateria

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Marcelo,

Com exceção de alguns casos (p.ex: hip hop) de samples estilísticos, eu diria que a grande maioria dos pacotes de samples (não só de bateria) tentam reproduzir o instrumento fielmente. Isso significa que os produtores dificilmente vão equalizar ou modificar as amostras significativamente. Talvez retirem alguns extremos ou corrijam alguma deficiência na <b>microfonação </b>, mas a idéia é que o usuário tenha acesso a um sample completo e possa então adequá-lo ao seu projeto.

É sempre recomendado processar (EQ, <b>reverb</b>, <b>compressor</b> etc.) o retorno do seu sampler de maneira que funcione no seu mix.

Abs
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Domene
Mensagens: 8
Registrado em: 14 Fev 2008, 13:56
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Domene »

Antes de equalizar alguma coisa a gente tem que responder uma pergunta: preciso equalizar? O que estou ouvindo me agrada ou tem algo que preciso alterar.

Não existem regras. Posso gravar um disco todo acustico e jamais usar uma equalização.
Posso fazer uma trilha somente com timbres sampleados e equalizar e comprimir tudo.

Depende do como está soando (principalmente no contexto da música, e não isoladamente) e como eu quero que soe.
Avatar do usuário
OmidBurgin
Bronze
Mensagens: 117
Registrado em: 27 Out 2007, 13:58
Localização: Zürich - New York - São Paulo
Contato:

Re: Mascaramento

Mensagem por OmidBurgin »

Caro Marcelo

Tem três tipos de equalização, duas referente as suas fontes músicais e uma terceira referente a <b>mixagem</b>:
1. a corretiva
2. a criativa

Referente a Equalização Corretiva, concordo com o Dennis acima. E a Equalização Criativa é interessante para vc modificar a sonoridade dos seus samples! Isso pode ser interessante, no caso de fazer um trabalho mais original ou se o estilo requer.

3. Depois tem uma Equalização referente ao seu mix, que pode ser corretiva ou criativa, mas com outros parâmetros:
Vc deveria primeiro ter uma noção clara o que vc quer atingir na <b>mixagem</b> da música, referente ao palco sonoro, espectro sonoro, etc. Uma vez que vc tem os seus elementos bem definidos, vc pode usar a equalização para atingir a sua meta. Nesta caso é irrelevante de onde o som veio. Pode ser chimbao captado, pode ser de um BDF library, etc. Não importa neste momento. O que importa é que a sua <b>mixagem</b> tem que ser clara e comunicar bem a emoção da música.

A sua dúvida acima se encaixa mais nesta terceira categoria e a resposta do Domene tem a ver.

Espero ter ajudado.

Abs
Omid Bürgin ................ www.omidburgin.com
OMiDAcademia de Áudio .. www.academiadeaudio.com.br
Responder