Captação de áudio para video

Imagem
Imagem
Imagem
Como fazer uma boa análise e planejamento do seu projeto? Cronograma e administração de recursos, músicos, repertórios, arranjos, harmonia, letras, gravação de guias, definição de tonalidade e BPM, pesquisa estilística, digitalização, uso de sample, sample loops e sampling. Produção de uma Demo em CD ou MP3 e produção avançada de música em PC/Macintosh, gravações multi pistas, técnicas de <b>microfonação </b>, captação e timbragem.

Moderador: OmidBurgin

Avatar do usuário
Rodrigo.Rezende
Mensagens: 3
Registrado em: 01 Nov 2007, 14:36
Contato:

Captação de áudio para video

Mensagem por Rodrigo.Rezende »

Fala Omid e Dennis, blz?

Apareceu em trabalho aqui para mim, para fazer a captação de um àudio para um video institucional, sei que posso fazer a captura do mesmo tanto com um lapela ou um shootgun.

Porém minha dúvida é sobre o hardware que devo usar para tal trabalho, já que não tenho como ficar com um PC para lá e para cá.

Por uma pesquisa breve ouvi falar dos DAW, mas vi tambem que são muito caros.

Vocês tem alguma idéia de como pode ser feita essa captura ???

Ps:. A camera de video não tem entrada de áudio...

Valeu, pessoal...

Rodrigo Rezende
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Qual a chance de você utilizar um notebook para a gravação?
Se não tiver, talvez consiga emprestado de um amigo.
Nesse caso, vc conectaria uma interface de áudio com um bom pré-amplificador e eventualmente até um HD externo para não mexer com o HD original do notebook. O sincronismo durante a gravação poderia ser feito através do MIDI da interface, utilizando conversores que se adaptam à câmera.

DAW na verdade significa Digital Audio Workstation. É um termo genérico para qualquer pacote de SW de gravação/multi-pista/sequencer. Vc deve estar se referindo a Hardwares especializados que já vêm com SW e interface de áudio, próprios para se trabalhar com áudio. De fato, eles não são muito acessíveis...

Uma solução interessante seria utilizar um gravador portátil.
Existem alguns modelos especialmente desenvolvidos para gravação em campo (incluindo audio para filme/video). Eles são bem portáteis, confiáveis e fáceis de usar. Procurando um pouco, vc deve achar um para alugar por dia. Se a câmera possuir sincronismo de áudio/vídeo, configure o gravador para operar sincronizado com a filmagem.

Verifique também os novos modelos de gravadores portáteis e compactos (M-Audio, Korg etc.). Eles se parecem com tocadores MP3 e gravam com boa qualidade. Alguns possuem entradas XLR e Phantom Power. Porém não creio que possuam sincronismo com o vídeo, o que pode dificultar a pós-produção.
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Avatar do usuário
OmidBurgin
Bronze
Mensagens: 117
Registrado em: 27 Out 2007, 13:58
Localização: Zürich - New York - São Paulo
Contato:

Captação de audio em Video ou Filme

Mensagem por OmidBurgin »

Ola Rodrigo Sumido!

Fiquei feliz que vc esta fazendo estes trabalhos interessantes!

Para fazer este projeto vc precisa de tres coisas:

1. Um labtop
2. Uma placa de áudio com A/D e Micpre
3. Um software de captação/edição

Para captar o áudio, sugiro de trabalhar com labtop, dual core, 2GHz e uns 2GB de processamento. Como vc vai fazer a gravação em estéreo, nem precisa de tanta HD. Para saber quanto HD vc precisa, sugiro de vc fazer a pergunta tmb no forum de equipamento de áudio ou no audio digital.

O DAW significa Digital Audio Workstation, que poderia ser qualquer sequenciador de audio ou gravador de audio multipista. No seu caso, um Wavelab, Soundforge ou Audition deveria resolver. Se lembra dos nossos cursos de Edição de Áudio?

Vc também precisa uma placa de áudio externa para vc poder fazer a gravação. La tem varias opções boas:

1 t.c. electronic Konnekt 8 4 Input / 4 Output 24-Bit/192kHz FireWire Audio Interface with Dual Microphone Preamplifiers - Mac OS X and Windows XP $299,00

1 MOTU UltraLight 10 Input / 14 Output FireWire Audio Interface for Mac OS X and Windows XP $549,00

1 E-mu 1616 16 Input / 16 Output Laptop Digital Audio System
with Two Phantom Powered Microphone Preamps and Analog, Digital and MIDI I/O $384,95

1 E-mu 0404 USB 2.0 4 Input / 4 Output (up to 96kHz) 24-Bit/192kHz USB 2.0 Interface with 2 Microphone Preamps $199,99

1 Edirol / Roland UA-25 2 In / 2 Out USB Audio/MIDI Interface $239,00

1 M-Audio Fast Track Pro 4 Input / 4 Output Mobile USB Audio/MIDI Interface with Dual Microphone Preamps $199,00

Vc precisa somente uns 4 inputs, dois para fazer a gravação em estereo, um para vc fazer os 'slates' (anuncio da indexação da faixa) e um extra para eventualidades, como uma <b>microfonação </b> de acento (aquele <b>microfone</b> extra - pode ser lapela - para garantir o som primordial). Tambem poderia servir, se vc precisa gravar um SMPTE track, que poderia ser útil na sincronização com video posteriormente.

Um outro caminho seria de comprar um gravador digital estéreo, que tem a vantagem de ser bem mais estavel e confiavel em campo. Como faz tempo que não uso, sugiro de vc perguntar no forum Equipamento de Áudio. Cuidado de não pegar um MP3 ou MiniDisc recordef, pq a qualiade é bem compremetida. O Labtop tem a vantagem de nao ter que transferir o material e vc ja ter um workstation para editar o material depois.

Espero que isso ajudou!

Grande abraço
Omid Bürgin ................ www.omidburgin.com
OMiDAcademia de Áudio .. www.academiadeaudio.com.br
Avatar do usuário
Rodrigo.Rezende
Mensagens: 3
Registrado em: 01 Nov 2007, 14:36
Contato:

Captação de audio em Video

Mensagem por Rodrigo.Rezende »

Vixi...desempregado agora o que falta é dinheiro...

porque alugar algo ta dificil já que o Job free...hehehe

Vou procurar saber na produtora que trabalhei se por acaso eles emprestam uma camera com entrada de linha ou mic mesmo...

Vlw pelo help...

Espero em breve estar de volta aos cursos...
mas enquanto isso, o forum vai ser de grande ajuda...

Valeu pessoal...!!!
Avatar do usuário
OmidBurgin
Bronze
Mensagens: 117
Registrado em: 27 Out 2007, 13:58
Localização: Zürich - New York - São Paulo
Contato:

Captar som para video

Mensagem por OmidBurgin »

Rodrigo

Tem uma alternativa relativamente barata, usando Compact Flash Card Recorders. Muitos deles captam em 41.1, 48, 96 ou ate 192kHz e são dedicados para gravação em campo. Ou mais barato que eu vi, era 100 dolares, da Ikey Audio (vê na BH). Grave ate 41.1kHz, 16bits (sendo qualidade de CD, mas tb gravem em MP3, que pode ser interessante, se vc precisa varias horas de captação). Um otimo custo/beneficio são os Marantz ou Fostex Recorders!

Site de referencia:
http://www.bhphotovideo.com/c/shop/4253 ... rders.html

Use o <b>microfone</b> que ja tem e depois começa fazer upgrades.

Se vc grave na camera, nao use o <b>microfone</b> do video, pq normalmente são inferiores em qualidade. De qualquer forma, desacopla o Mic da Camera (Zooms, etc podem ser bem barulhentos, sendo transmissões estruturais), para nao pegar o ruido mecanico dela e para poder fazer movimentos de Mic independente dos movimentos da camera.

Abs
Omid Bürgin ................ www.omidburgin.com
OMiDAcademia de Áudio .. www.academiadeaudio.com.br
Fe Galetti
Mensagens: 1
Registrado em: 31 Out 2007, 12:52

Mensagem por Fe Galetti »

Rodrigo,

Uma outra boa opção, que eu costumo fazer muito, é usar um dat portátil. O que eu tenho é um Sony TCD-D10 ProII. É bem possível que você encontre para alugar. Ele é bem prático de manusear, e pode ser ligado na tomada ou também funciona a bateria.

Pra mim sempre funcionou muito bem, eu faço muita gravação de locução fora da produtora e sempre uso ele, nunca me deu problema eu relação a qualidade sonora.

Espero ter ajudado!


Até!!
Avatar do usuário
OmidBurgin
Bronze
Mensagens: 117
Registrado em: 27 Out 2007, 13:58
Localização: Zürich - New York - São Paulo
Contato:

Gravação de Audio para Video e Cinema

Mensagem por OmidBurgin »

Ola Fe, como vai?

Muito bom! Eu recomendo muito fazer gravações com DAT-recorders. Ao final era o meio profissional por muitos anos. Aqui nos nossos estúdios ainda usamos os DAT's para entregar mixagens e usamos SEMPRE para arquivar material, ja que a fita Dat tem uma durabilidade maior que CDR.

Eu não tinha mencionado eles, como os estão saindo do mercado, sendo substituídos por gravações sem mídia física, como os Flash Card recorders. Tb, os DAT recorders devem custar mais caros.

Pensando em alugar, seria uma ótima alternativa. Somente tome cuidado, se a sua equipa vai para lugares quentes e/ou umidos. Ja fizemos varias gravações na floresta amazônica ou nas areas indígenas como o Xingu, aonde as condições podem ser bem severas e conseguimos todo o nosso material, sem nenhum problema técnico. Mas ao mesmo tempo estou sabendo de varias gravações falharem pelo DATs nao funcionar com umidade.

Uma dica útil sobre as Fitas DATs: se vc use um Dat-recorder, compre as fitas DAT's para dados e não para áudio. Eles tem um controle maior, são mais fáceis para achar e em geral mais baratos. Procure marcas de qualidade e cuidado com os SONY's pq são muitas vezes falsificados. Teste as fitas antes do trabalho, pq não todos os Recorders leiam. Somente grave uma vez nas fitas.
Omid Bürgin ................ www.omidburgin.com
OMiDAcademia de Áudio .. www.academiadeaudio.com.br
Avatar do usuário
Rodrigo.Rezende
Mensagens: 3
Registrado em: 01 Nov 2007, 14:36
Contato:

Gravação de Audio para Video e Cinema

Mensagem por Rodrigo.Rezende »

Huuuummmm...

Agora sim...!!! :D

Vlw pelo help pessoal...

Tomara de certo... e tempo para ajeitar tudo antes de marcarem a gravação...

Vlw de novo...!!!
Avatar do usuário
OmidBurgin
Bronze
Mensagens: 117
Registrado em: 27 Out 2007, 13:58
Localização: Zürich - New York - São Paulo
Contato:

Gravação em Campo

Mensagem por OmidBurgin »

Ola Rodrigo

se eu poder, compraria este aqui:

Imagem

Não esta caro! $299! Para tudo que faz é um achado.

Abs,
Omid Bürgin ................ www.omidburgin.com
OMiDAcademia de Áudio .. www.academiadeaudio.com.br
Avatar do usuário
wallace.jc
Mensagens: 6
Registrado em: 09 Nov 2007, 17:45
Localização: Sao Paulo
Contato:

Captação de audio em Video ou Filme

Mensagem por wallace.jc »

E aí pessoal, tudo bem?

Vou relatar uma experiência prática que tive ao fazer uma captação para um documentário em Barbalha, Rio Grande do Norte.
Não podia levar muita coisa no avião e também não tinha muita grana pra investir na produção. Inicialmente verifiquei as câmeras que seriam usadas para captação de vídeo e constatei que elas tinham um par de prés com phantom power e e até 48 KHz de amostragem. Testamos os prés e verificamos que a qualidade embora não fosse maravilhosa, era bem legal e principalmente, muito definida e nítida.

O equipamento que levei foi aproximadamente o seguite:
- 1 mesa de som portátil com prés e monitoramento por fones
- 1 mic shotgun Sennheiser
- 1 mic condenser Peavey Studio Pro M2 (<b>cardióide</b>, omni e figura oito)
- 2 fones de ouvido bem fechados
- cabos diversos e bem longos
- 1 vara (acho que chama boom) para o shotgun, com a aranha e o cachorro
- 1 estante de <b>microfone</b> para o condenser

Funciona mais ou menos da seguinte maneira:
1. O shotgun foi no pré da câmera e manuseado com o boom (vara)
2. O condenser foi utilizada para ambiências, às vezes em omni, outras vezes em 8, e foi ligado no pré da mesa portátil, que mandava em linha para a câmera.
3. Na mesa você monitora todos os sinais, as voltas da câmera, a entrada do condenser, fones, etc..
4. Tudo foi gravado na câmera, em 48 KHz, padrão que foi definido pelo diretor técnico do documentário.
5. Conselho MUITO IMPORTANTE: Passe o som e verifique o resultado sempre antes de começar a gravação!!! Muito cuidado com este detalhe, vc está gravando na câmera e não no seu laptop, se começar a clipar vc nem vai perceber e seu trabalho estará comprometido. VERIFIQUE OS RESULTADOS ANTES DE COMEÇAR A GRAVAR E SEMPRE QUE MUDAR DE LOCAÇÃO.

O interessante é que o gravador de áudio da câmera tem muitos recursos interessantes, começando pela qualidade da amostragem, conectores XLR de qualidade, phantom power, entrada em linha e bons conversores.

Sabemos que normalmente são usados gravadores próprios para vídeo e cinema, mas no seu caso, assim como foi o meu, a verba da produção determinou certos elementos técnicos.

Mas acredite nessas soluções, posso te dizer a qualidade do áudio foi muito elogiada pelo diretor do documentário. Ele disse que gostou muito de poder contar com duas opções de captação (super direcional e ambiência) para compor o áudio.

Se precisar posso te indicar onde alugar equipamentos para sua produção. Desses equipamentos que te falei, alguns eu tinha e outros tive que alugar, e o preço não é coisa do outro mundo, dá pra alugar tranquilo.

Abs,

Juan C Wallace
Juan C Wallace
msn: juancwallace@hotmail.com
Avatar do usuário
wallace.jc
Mensagens: 6
Registrado em: 09 Nov 2007, 17:45
Localização: Sao Paulo
Contato:

Captação de audio em Video ou Filme

Mensagem por wallace.jc »

E aí pessoal, tudo bem?

Vou relatar uma experiência prática que tive ao fazer uma captação para um documentário em Barbalha, Rio Grande do Norte.
Não podia levar muita coisa no avião e também não tinha muita grana pra investir na produção. Inicialmente verifiquei as câmeras que seriam usadas para captação de vídeo e constatei que elas tinham um par de prés com phantom power e e até 48 KHz de amostragem, 24 bits. Testamos os prés e verificamos que a qualidade embora não fosse maravilhosa, era bem legal e principalmente, muito definida e nítida.

O equipamento que levei foi aproximadamente o seguite:
- 1 mesa de som portátil com prés e monitoramento por fones
- 1 mic shotgun Sennheiser
- 1 mic condenser Peavey Studio Pro M2 (<b>cardióide</b>, omni e figura oito)
- 2 fones de ouvido bem fechados
- cabos diversos e bem longos
- 1 vara (acho que chama boom) para o shotgun, com a aranha e o cachorro
- 1 estante de <b>microfone</b> para o condenser

Funciona mais ou menos da seguinte maneira:
1. O shotgun foi no pré da câmera e manuseado com o boom (vara)
2. O condenser foi utilizada para ambiências, às vezes em omni, outras vezes em 8, e foi ligado no pré da mesa portátil, que mandava em linha para a câmera.
3. Na mesa você monitora todos os sinais, as voltas da câmera, a entrada do condenser, fones, etc..
4. Tudo foi gravado na câmera, em 48 KHz, padrão que foi definido pelo diretor técnico do documentário.
5. Conselho MUITO IMPORTANTE: Passe o som e verifique o resultado sempre antes de começar a gravação!!! Muito cuidado com este detalhe, vc está gravando na câmera e não no seu laptop, se começar a clipar vc nem vai perceber e seu trabalho estará comprometido. VERIFIQUE OS RESULTADOS ANTES DE COMEÇAR A GRAVAR E SEMPRE QUE MUDAR DE LOCAÇÃO.

O interessante é que o gravador de áudio da câmera tem muitos recursos interessantes, começando pela qualidade da amostragem, conectores XLR de qualidade, phantom power, entrada em linha e bons conversores.

Sabemos que normalmente são usados gravadores próprios para vídeo e cinema, mas no seu caso, assim como foi o meu, a verba da produção determinou certos elementos técnicos.

Mas acredite nessas soluções, posso te dizer a qualidade do áudio foi muito elogiada pelo diretor do documentário. Ele disse que gostou muito de poder contar com duas opções de captação (super direcional e ambiência) para compor o áudio.

Se precisar posso te indicar onde alugar equipamentos para sua produção. Desses equipamentos que te falei, alguns eu tinha e outros tive que alugar, e o preço não é coisa do outro mundo, dá pra alugar tranquilo.

Abs,

Juan C Wallace
Juan C Wallace
msn: juancwallace@hotmail.com
Avatar do usuário
OmidBurgin
Bronze
Mensagens: 117
Registrado em: 27 Out 2007, 13:58
Localização: Zürich - New York - São Paulo
Contato:

Microfonacao em campo

Mensagem por OmidBurgin »

Ola Juan

Obrigado por compartilha. De gravar no proprio gravador de video não é tão problematico hoje, ja que a qualidade melhorou muito nos ultimos anos. Mas tem duas coisas importantes a observar:

1. Deixar o <b>microfone</b> desacoplado. Vc poderia usar:
a. um Boom, como vc fez
b. um Shotgun
c. um Lavalier
d. qq combinação de cima

2. Tome cuidade nas conexões. Muitos tecnicos pegam um sinal a desejar, pq pegam um <b>microfones</b> com XLR, fazem uma conexao para um P10, para um P2, e no final para um Mini Estereo (ou algo assim).

Em principio é isso. Uma vez resolvido, vc tem as outras preocupações basicas de gravar em campo, como ter um windscreen, para evitar o chiado do vento, etc....

Boas gravacoes pra todos!
Omid Bürgin ................ www.omidburgin.com
OMiDAcademia de Áudio .. www.academiadeaudio.com.br
Avatar do usuário
Magda Pucci
Mensagens: 14
Registrado em: 01 Nov 2007, 18:43
Localização: Sao Paulo, Brasil
Contato:

zoom hand recorder

Mensagem por Magda Pucci »

Oi Omid,

Eu comprei um gravador Zoom igual a esse que vc indicou e estou gostando muito. Para gravar entrevistas, fazer traduções em campo, ou mesmo gravar alguma referência musical vapt vupt, é bem bom!
Levei esse gravador pra Rondonia em outubro e ele não me decepcionou mas é importante ver as tres opções de compressão que ele oferece antes de gravar.

Magda
Magda Pucci
http://www.ethosprodutora.com.br
http://www.mawaca.com.br

Palestrante da
OMiD international audio academy
http://www.omid.com.br
Avatar do usuário
OmidBurgin
Bronze
Mensagens: 117
Registrado em: 27 Out 2007, 13:58
Localização: Zürich - New York - São Paulo
Contato:

microfonação em Campo

Mensagem por OmidBurgin »

Ola Magda

nao sei se vc sabe, mas vou dar varias palestras aqui, nos Estados Unidos (SAE, NYU, Manhattan School of Music) e depois na Europa (AES, Hamburg University, Humboldt University - Berlin) sobre Técnicas de Gravação, esp. sobre como captar um som profissional em situações dificeis, mas tb sobre as novas tecnologias disponiveis.

As gravadoras novas realmente tem a grande vantagem de nao ter peças físicas, que podem dar problemas em lugares humidos ou quentes (como o DAT por exemplo). Sendo, gravar digitalmente direitamente no sua Flash Card ou outros dispositivos de guardar memória é muito vantajoso.

Como vc falou, precisa sempre ficar atento aos 'settings' para não gravar com compressão de dados, se for música. Ai um .wav seria mais indicado, mas o tempo de gravação disponível esta sendo reduzida drasticamente. No outro lado, se vc precisa gravar horas de entrevista, vc pode voltar ao formato MP3, pq ai a duração de gravação é mais importante.

Uma pena que vc nao esta aqui!!! Vou encontrar algumas pessoas do dept. de música/ethnomusicologia aqui na Harvard!!

Com muito frio!
Omid Bürgin ................ www.omidburgin.com
OMiDAcademia de Áudio .. www.academiadeaudio.com.br
Responder