qunto custa produzir um disco?

Imagem
Imagem
Imagem
Como fazer uma boa análise e planejamento do seu projeto? Cronograma e administração de recursos, músicos, repertórios, arranjos, harmonia, letras, gravação de guias, definição de tonalidade e BPM, pesquisa estilística, digitalização, uso de sample, sample loops e sampling. Produção de uma Demo em CD ou MP3 e produção avançada de música em PC/Macintosh, gravações multi pistas, técnicas de <b>microfonação </b>, captação e timbragem.

Moderador: OmidBurgin

Gabriel G'rego
Mensagens: 1
Registrado em: 01 Jun 2008, 09:36

qunto custa produzir um disco?

Mensagem por Gabriel G'rego »

gostaria de saber qual é o custo da produção de um disco quando não se tem um contrato com uma gravadora, existem produtores que trabalhem vinculados a estudios ou são coisas destintas? o que é mais importante a pré-produção ou uma boa gravação e <b>masterização</b>?
Gabriel G'rego
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: qunto custa produzir um disco?

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Olá Gabriel, legal que você trouxe esse tópico.

Essa é uma dúvida bastante comum no meio musical e muitas vezes percebemos que o barato sai caro....

Vou tentar ajudar com algumas informações.

Talvez parte dessa questão esteja mais relacionada a music business do que produção musical propriamente dita, então recomendo copiar esse tópico também nesta área do site.

Muitos produtores atualmente trabalham como free-lancers (procurados por artistas ou gravadoras). Outros são vinculados a gravadoras (muito mais comum no passado), outros podem ser exclusivos de alguns artistas. Independente do modelo, se estamos falando de produtores profissionais, com formação e experiência, os processos e custos não devem variar muito.

Primeiramente, seria legal identificarmos onde estão os custos de uma produção.
Via de regra, são eles:

- Cachê do produtor
- Cachê do técnico
- Aluguel do estúdio / equipamentos
- Cachê dos instrumentistas
- Eventuais cachês de arranjadores, copistas, e demais profissionais necessários, de acordo com o projeto
- <b>masterização</b>

A partir desse momento, podemos considerar que a participação do produtor musical se encerra. As etapas seguintes, melhor enquadradas como pós-produção, seriam, entre outras:

- Registro do fonograma (interpretações, autorias etc.)
- Edição musical (publishing)
- Prensagem das cópias
- Arte gráfica do encarte
- Material de propaganda (físico, eletrônico), design e produção
- Assessoria de imprensa
- Produção executiva, divulgação, rádios, shows
etc. etc.

Bem, vou me focar na primeira parte, sob a coordenação do Produtor Musical.

O cachê do produtor normalmente depende de:
número de faixas, prestígio/histórico/reconhecimento como profissional, interesse no artista/repertório, atividades previstas (pré-produção, <b>mixagem</b>, master), número de horas previsto (para acompanhar gravações, pré-produzir etc.).

Se estamos falando de um CD, com cerca de 10 faixas, sem necessidades específicas (como <b> orquestração </b>, salas especiais, tocador de alaúde, faixa de 10 minutos), e as 4 etapas básicas (pré, gravação, <b>mixagem</b>, master), podemos utilizar uma referência de R$20.000.

Provavelmente muitas pessoas vão discordar de mim e dizer que este valor está alto ou baixo.
Claro, de novo, depende dos fatores acima.
Certamente você já ouviu falar de produções que custaram centenas de milhares de dólares e outras que foram feitas com orçamento bem reduzido, em Home Studios.
Naturalmente, o sucesso/repercurssão/retorno também é proporcional, com raras excessões.

Eu entendo que esse valor deve ser considerado como referência, principalmente para não haver surpresas no caminho.
Um bom produtor irá detalhar custos, planejar reservas de tempo e dinheiro, prever situações, estudar cronogramas e passar um orçamento muito mais realista depois de conversar com o artista e ouvir o repertório.

Depois dessa fase, o "produto" estaria pronto para ser consumido.
Aí entram marketing e vendas e não seria sensato eu fazer uma previsão de custos.

Sobre o nível de importância das estapas, por experiência, eu as colocaria na seguinte ordem:
- Seleção de repertório de acordo com objetivos e perfil do artista
- Pré-produção (que muitas vezes pode tomar mais tempo do que as fases "dentro de estúdio", principalmente se o produtor é consciente e profissional)
- Gravação (salas, <b>microfonação </b>, instrumentos, instrumentistas etc.)
- <b>mixagem</b>
- <b>masterização</b>

Esta ordem significa que cada passo deve estar muito bem planejado e concluído antes que o próximo comece e não que alguns deles sejam dispensáveis !

Assim, gostaria de reforçar a importância de uma boa pré-produção e salientar que trata-se de uma atividade difícil, que requer produtores capacitados, estudados e experientes. A pré-produção caseira muitas vezes compromete todas as etapas seguintes e não justifica e economia de dinheiro. Repare como é comum artistas e bandas saírem gravando sem antes trabalharem ao máximo as canções (letras, forma, arranjos, contorno emocional etc.) e extraírem o melhor delas. Na minha opinião, falha do produtor.
Além de perderem uma oportunidade de ter canções de maior qualidade e impacto, ainda costumam gastar dinheiro desnecessário com estúdio, técnico, instrumentistas.

Para encerrar, outro exemplo: uma boa <b>masterização</b> é extremamente importante, senão essencial. Mas se a <b>mixagem</b> não estiver redonda, não há muito o que se possa fazer na master !

Espero ter ajudado, se quiser conversar sobre um eventual projeto ou fazer um orçamento, é só me escrever !

Abs,
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Responder