Gravação de guitarras

Imagem
Imagem
Imagem
Como fazer uma boa análise e planejamento do seu projeto? Cronograma e administração de recursos, músicos, repertórios, arranjos, harmonia, letras, gravação de guias, definição de tonalidade e BPM, pesquisa estilística, digitalização, uso de sample, sample loops e sampling. Produção de uma Demo em CD ou MP3 e produção avançada de música em PC/Macintosh, gravações multi pistas, técnicas de <b>microfonação </b>, captação e timbragem.

Moderador: OmidBurgin

marcelera
Mensagens: 30
Registrado em: 28 Jan 2008, 01:06

Gravação de guitarras

Mensagem por marcelera »

Olá amigos, gostaria de saber a opinião de vcs para uma experimentação que fiz. gostaria de saber oque vcs fariam. Em uma das musicas de minha banda a uma parte onde a guitarra tem que ser um pouco mais destacada. Antes de mais nada, na banda são duas guitarras, executando praticamente o mesmo riff. Cada uma delas possui tres takes em uma track folder que dispus no cubase, um take gravado com um Vamp da Behringer, um take com o Isotop TRASH agindo e outro com o Vamp novamente, poderia simplismente ter copiado mas quis gravar novamente essa do Vamp. O problema é que acho que isso fez com que aumentasse a massa sonora do projeto sendo que a muitas guitarras distorcidas, com isso talvez apenas aumentando ruidos. Será que se eu tivesse feito um Fade In na parte do destaque do riff e ao mesmo tempo um fade out no resto das outra tracks não seria mais vantajoso para mixar depois?


Grato, Marcelo Vieira.
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

mixagem de guitarras distorcidas

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Provavelmente há muita informação competindo na <b>mixagem</b>.
Além dos volumes (os fades podem ser feitos na <b>mixagem</b>, não se preocupe com isso na gravação), procure usar e abusar de PAN e EQ.

Guitarras, por natureza, já ocupam uma boa parte do espectro. 3 guitarras, tocando a mesma coisa e ainda distorcidas, realmente requerem cuidados especiais no mix.

Uma sugestão de PAN é colocar a principal no centro e abrir as demais em esquerda-direita, sem colocá-las nos extremos.
As guitarras secundárias tbm poderiam ter mais <b>reverb</b>/<b>delay</b>, posicionando-se mais atrás no palco sonoro.

Tente filtrar os extremos da guitarra central, mantendo somente as frequências centrais mais importantes. Ao mesmo tempo, filtre exageradamente as demais guitarras, de forma que somente apareçam no mix, mas não ocupem muito espaço. Talvez reforçando os extremos raves e/ou agudos do seu espectro.

Se você imaginar gráficos de espectro de cada instrumento, pense como eles poderiam ocupar as frequências som o mínimo de sobreposição. Onde termina o espectro de uma guitarra, começa o da outra.

Abs
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Avatar do usuário
wallace.jc
Mensagens: 6
Registrado em: 09 Nov 2007, 17:45
Localização: Sao Paulo
Contato:

Mensagem por wallace.jc »

Vamos ver se eu entendi:
- Teoricamente, deveriam ser dois guitarristas fazendo a mesma coisa
- para cada guitarrista existem 3 takes diferentes, ou seja, duas dobras de uma que seria a original
- num total de 6 takes diferentes do mesmo riff

Sem escutar o som, sugiro que experimente combinações entre os takes, para descobrir como eles funcionam entre si. Experimente usando volumes e pans. Não precisa perder muito tempo, isso é pra ser rápido e ver se os takes estão muito semelhantes (ou não), se existem nuances que diferem em cada take, qual a melhor captação e coisas assim.

A parte difícil é a seguinte:
- Quantos guitarristas vc quer que existam na sua música? 2 ou 6?
- Dobras dão massa, mas tome cuidado para não parecer que existem muitos guitarristas na sua banda, em especial se as dobras não forem bem iguais.
- Particularmente falando, E SEM OUVIR O SOM, não estou vendo a necessidade de tantas dobras, já que os 2 guitarristas fazem a mesma coisa.
- Usando apenas 2 takes vc já terá um ótimo efeito de dobra e vai parecer que são dois guitarristas, pois vcs tocam a mesma coisa.
- Experimente começar a equalizar cortando graves. É meio difícil de dizer sem ouvir, por isso não vou arriscar muito sobre a equalização.
- Tente criar um espaço/ambiente usando pan e efeitos como <b>reverb</b>, como disse o Dennis na resposta acima.
- Se é para destacar a guitarra, trabalhe um som penetrante de médios/agudos, na chamada "zona de presença" da guitarra, cuidado pra não ficar irritante. E se quer realmente destacar, trabalhe seu arranjo e deixe apenas um take soando, bem pra frente da mix. Uma posição de destaque não é necessariamente no centro, na verdade é bem fácil dar destaque usando uma posição entre 50 e 60 % pra esquerda ou direita, o que significa colocar a guitarra gritando na orelha do ouvinte. Trabalhe seu arranjo e descubra a melhor posição.
- Pra finalizar, atenha- se ao contexto estético da sua <b>mixagem</b>. Deixe a música respirar e mostrar sua cara. Não faça coisas que descaracterizam o estilo, ouça suas referências e tire idéias construtivas.

Espero ter ajudado!
Juan
Juan C Wallace
msn: juancwallace@hotmail.com
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

EQ de Guitarras

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Grande Wallace ! Estávamos sentindo sua falta por aqui, continue participando !

Marcelera > Quando fizer os experimentos, nos diga quais foram os resultados. Possivelmente, mande um link para que possamos escutar.

Abs
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Responder