Controlador midi

Imagem
Imagem
Imagem
Como configurar um Home-Studio? Qual placa de áudio usar? Debata aqui sobre otimização do sistema e configurações. Programas de gravação e edição como <b>Pro Tools</b>, Reason, <b>Nuendo</b>, Cubase, Ableton Live, Sonar, FL studio, Logic, Sound Forge, Vegas, etc. Tire dúvidas sobre DSP, MIDI e controladores, resolução de bits, sample rate, latência, plug-ins, ReWire, Bounce, equalização e efeitos.
Edson Guedes
Mensagens: 36
Registrado em: 01 Nov 2007, 07:49
Localização: Embú

Controlador midi

Mensagem por Edson Guedes »

Todo mundo aqui usa controlador Midi??

Meu instrumento é a guitarra, eu estava querendo comprar um captador midi mas já me disseram que é melhor um controlador, não sei se rola pq eu sou pregão no teclado... mal sei fazer uns acordezinhos meia boca...

Na verdade eu queria/precisava mesmo era dos dois, mas qdo não se tem verba é melhor priorizar...

O que é melhor?

No caso de captador midi eu preciso de um módulo tbém??

Alguém tem alguma dica???

Já me disseram que o sinal midi não precisa de um controlador de qualidade, qqer tecladinho com saída midi me atende mto bem, isso procede p/ guitarra tbém??
Dennis Zasnicoff
Bronze
Mensagens: 243
Registrado em: 29 Out 2007, 12:26
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Guitarra MIDI

Mensagem por Dennis Zasnicoff »

Edson, eu acredito que um não substitue o outro.

Se fosse para escolher um, eu ficaria com um teclado controlador.
Você tende a ter mais precisão de notas, tempos, velocidades, sustain etc.
Além disso, a maioria oferece controles úteis como bancos, programas, pitch bend e modulation.
É verdade que "qualquer" teclado MIDI funciona e em teoria poderia gerar o mesmo resultado, mas eles variam muito quanto a funcionalidades, recursos, conforto das teclas, tempo de edição etc.

Para guitarra, eu diria que as diferenças de um modelo para outro são maiores. Isso porque um controlador MIDI para guitarras precisa interpretar o som/vibração para então transformá-lo em um comando MIDI. A sensibilidade e precisão são críticas para que interprete corretamente as notas, intensidades, sobreposição de notas, durações. Seria importante você testar se o modelo te agrada e é compatível com o seu estilo de tocar.

Para guitarristas, esse é possivelmente o melhor tipo de controlador MIDI para SONS DE GUITARRAS (violão e afins). É bastante trabalhoso conseguir o feeling da guitarra progamando MIDI por um teclado, embora alguns Softwares recentes tenham facilitado bastante.
Assim como é pouco intuitivo tocar bateria ou saxofone usando uma guitarra.... nesse sentido, um teclado MIDI é muito mais versátil.

Você não precisa necessariamente de um módulo de Hardware. Vc pode utilizar a entrada MIDI do computador e módulos virtuais.
Dennis Zasnicoff
Produtor Musical
Responder